A Lei de Deus Segundo Jesus Cristo




A Lei de Deus é aquela que Jesus reafirmou em Seu ministério? 

“E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 
Respondeu-lhe Jesus: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:34-40.  



Os 10 Mandamentos, também chamados de decálogo, foram escritos em duas pedras pelo próprio Deus e entregue a Moisés no monte Sinai.

Indicamos o texto: A Lei do Amor














Os primeiros quatro mandamentos são direcionados à obediência e amor a Deus: 'Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração', disse Jesus.


I - Não terás outros deuses diante de mim. 

Indicamos o texto:  Amor Perigoso 
 
II - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Indicamos o texto: Pequenos Deuses


III - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Indicamos o texto:  Um Nome Sem Igual 


IV - Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado, e o santificou. 

Indicamos o texto:  Encontrando Paz 


Em suma: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento." 


A segunda pedra, os seis mandamentos seguintes, são direcionados ao amor ao próximo: 

V - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.  

Indicamos o texto: O Último Beijo 


VI - Não matarás

Indicamos o texto: Fazendo o Impossível 


VII - Não adulterarás

Indicamos o texto: A Cola da Alma


VIII - Não furtarás

Indicamos o texto: Algo por Nada


IX - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

Indicamos o texto: . Aposta na Verdade 


X - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. 

Indicamos o texto: . Afeto Desordenado


Em suma: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” 

Ainda a Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” 

. Ora, mas Jesus ao morrer como Cordeiro de Deus não cumpriu o que era para ser cumprido?

Em Mateus temos a ratificação de que o ministério de Jesus foi além de sua Crucificação e ainda é nos dias atuais através do Espírito Santo, O Consolador.

Mateus 28:7 "Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que Ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali O vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito." 

Jesus já havia ressuscitado e não ascendeu ao céu imediatamente. Continuou por um tempo com Seus discípulos, não somente para confortá-los, como também para continuar a ensiná-los. 

Por quê Jesus Cristo não citou o Sábado como mandamento ao ser questionado por seus seguidores? 

Não seria redundância se Jesus falasse sobre a guarda do Sábado aos Judeus? Se hoje, como também naquele tempo, o Sábado já era sagrado para o Seu povo?

Jesus nos mostrou como guardar o Sábado de forma que agradasse a Deus. E isso leva muitos a crer que Jesus não observava o Sábado conforme o mandamento. Este é um dos motivos pelo qual Jesus foi criticado pelos doutores e mestres, que O perseguiam afim de encontrar algum erro em Suas ações. Pois, a guarda do sétimo dia da semana, o Sábado, é um dia de adoração ao nosso Criador, mas, também é um dia de trabalho! Não o trabalho secular, mas o trabalho de evangelização, de caridade, de auxílio, mostrar ao mundo o amor que Deus nos incumbiu de partilhar. 

. A Lei escrita por Deus no Monte Sinai foi dada apenas ao povo liberto da escravidão do Egito? 

O propósito da lei: A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 

A Lei nos mostra o pecado, a todos nós. Se dizemos que conhecemos a Deus e não fazemos a Sua vontade, verdadeiramente, não O amamos. Ao dizer que somos Cristãos, estamos dizemos que somos seguidores de Cristo, que andamos conforme Seus ensinamentos. 

. Hoje, somos Salvos pela Graça ou pela Lei? 

A lei de Deus oferece direção na vida, não justificação. A Bíblia diz em Gálatas 2:15-16 “Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.”

É nosso dever obedecer a lei de Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.” 

Qual é a relação entre a lei e o pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” 

. É necessário guardar todos os mandamentos?

A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.” 

A Bíblia diz em 1 João 2:4-6 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”

Ruth Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

O Rio Jordão: As Águas de Naamã

Revelação e Explicação do Sonho de Nabucodonosor - Capítulo 2