O Médico dos Médicos


Em seu livro Médico de Homens e de Almas a escritora inglesa Taylor Caldwell aborda a história de Lucas, o que se tornou um dos discípulos de Cristo, como a história de peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida e do cinismo, da rebelião e da desesperança até a compreensão de Deus”.

E ela continua em sua análise sobre Lucas dizendo: “Lucas não era judeu, nunca viu Cristo e tudo o que está escrito em seu Evangelho foi adquirido por meio de pesquisas e dos testemunhos da mãe de Cristo, dos discípulos e dos apóstolos. Mesmo assim tornou-se o maior defensor da fé cristã, e como Paulo não acreditou que nosso SENHOR Jesus tivesse vindo apenas para salvar os judeus. Justamente por isso, os dois, Paulo e Lucas, encontraram tantas dificuldades com os primeiros discípulos.”

Quem conhece a história da conversão de Lucas ao cristianismo não tem dificuldades em afirmar o quanto esse homem foi valioso para a verdade de Deus. Que história maravilhosa a sua! Foi realmente um grande médico.

E para ser fiel a essência de sua mensagem vou começar os estudos do “seu” evangelho, apresentando Aquele que foi por excelência o Médico dos médicos.

Convido-lhe, amigo leitor, a meditar neste discurso lido por ocasião de uma cerimônia de formatura no Curso de medicina:

“Boa noite a todos!

Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o Médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.

Que médico mais excelente poderia existir?

Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.

Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.

Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!

Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”

Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.

Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.

Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.

Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.

Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!

Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!

A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.

Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.

Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!

O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!

Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!

O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver! Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele. Seu nome é JesusA este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!”

Gostei muito deste parágrafo do livro Como Conhecer a Deus:

“Todavia, em nosso relacionamento com Jesus Cristo, quão freqüentemente nos encontramos na mesma posição dos gálatas, aos quais Paulo escreveu: "Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais agora vos aperfeiçoando na carne?'' Gálatas 3:3. Quão fácil é deslizarmos para um enfoque legalista do cristianismo e descobrir, na prática, se não na teoria, que a comunhão com Cristo é desprezada enquanto trabalhamos e lutamos para fazer o que é direito, mais uma vez procurando salvar a nós mesmos!”

Há uma verdade, que é a essência do Cristianismo, profunda aqui. Enquanto não percebermos que Jesus é o Médico e o Remédio viveremos sob a insensatez de havê-LO conhecido, crido em Sua existência e missão, mas não discernido nossa necessidade Dele. A graça de Cristo nos basta... precisamos compreender o significado dessas palavras!

Cristianismo não é um jogo das regras do pode e não pode. Temos que compreender a liberdade espiritual que a graça de Cristo nos proporciona. Temos que compreender que esta liberdade é capaz de nos render realmente livres, embora ainda com quedas e levantar, livres de nossas enfermidades espirituais.

Temos que compreender o que realmente Deus espera e deseja de nós. Temos que aprender a manter o olhar firme no SALVADOR e guardar o coração e a mente firme no querer do SENHOR.

“Nunca é suficiente apenas começar o relacionamento com Cristo. Não basta aceitar uma vez Sua graça perdoadora. Sem uma constante comunhão com Ele, o recebimento inicial de Cristo jamais será suficiente para a salvação.”

Não é suficiente, então, o reconhecimento apenas do Jesus Salvador. É preciso o Jesus Senhor em nossas vidas para que se cumpra o processo redentor. É preciso renúncias, entregas diárias e isto é, então, obra de toda uma vida. É a confirmação do aprendizado espiritual. Quantos se enganam com o discurso de uma vez salvo, salvo para sempre!

“Casar é importante, mas continuar casado é igualmente importante.”






Ruth Alencar

Comentários

  1. Sejam bem vindos!



    Melhor visualização no Google Chrome e Firefox!



    No Internet Explorer poderá ocorrer a não visualização de comentários postados ou poderá ocorrer a visualização de comentários sobrepostos aos posts recomendados: "Poderá também gostar de:".


    Boa leitura a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Já me acostumei a ler os textos desse blog.
    Especificamente esse texto eu imprimi e dei de presente a uma amiga de trabalho que está passando por um problema pessoal.... impressionante como a ótica feminina é cheia de tato e de verdade!
    Parabéns a(o) autor(a)desse discurso.

    Deus vos abençoe sempre.


    PS: COloquei esse blog entre meus favoritos. Vou apresentá-olo à minha esposa.

    ResponderExcluir
  3. ArmaduraAdventista,

    infelizmente não sei quem foi o autor desse discurso. Um amigo me enviou esta semana por e-mail e estou procurando as referências... assim que encontrá-la com toda certeza farei menção.

    Vc pode copiar o que quiser deste blog a idéia é esta sermos mensageiros da palavra que edifica. Compreendo que este é o sentido que o pastor John Piper fala quando diz que devemos servir ao SENHOR com a nossa mente.

    Que o nosso Deus seja honrado e engrandecido. A Ele pois toda a glória pelos séculos dos séculos.

    ResponderExcluir
  4. "Que o nosso Deus seja honrado e engrandecido. A Ele pois toda a glória pelos séculos dos séculos."

    Amo os textos da Ruth!

    Que Deus continue abençoando este Blog e que sirva como instrumento para levar a quem precisa e aceita, todas as bençãos que Ele nos oferece.

    ResponderExcluir
  5. .
    .

    Um “achado”! Manifestação divina!

    Só muita ignorância pode nos levar a não admitir que por trás de tão sublime inspiração esteja a mão do Divino.

    .
    .

    ResponderExcluir
  6. É...Pedro não tenho a menor dúvida.

    Sobre este texto-discurso, Médico dos médicos, a única coisa que descobri até agora foi que há uma menção de que ele foi proferido na PUC.

    No mais... não é difícil admitir "que por trás de tão sublime inspiração esteja a mão do Divino."

    Engraçado... eu não pensava em escrever este texto. Eu tinha acabado de receber um e-mail de um amigo contando-me sobre um problema emocional que ele estava passando.

    Eu simplesmente comecei a pensar no que consistia a glória do homem e por que éramos tão fáceis de cair em armadilhas que nós mesmos erguiamos?

    Pensava comigo mesma, a medida em que lia o e-mail do meu amigo, se a situação não seria outra se o primeiro lugar em seus sentimentos estivesse realmente ocupado por Ele, nosso Senhor.

    Neste instante recebi um outro e-mail de um dos meus irmãos... e quanta alegria senti ao ver que estava lá... o Remédio.

    Aí me vi escrevendo este texto... realmente Deus fala conosco. (risos)

    Fico muito feliz por vcs terem compreendido a mensagem. Louvado seja o nosso Senhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Estamos felizes com sua participação. Volte sempre. Responderemos seu comentário logo que possível.

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

5º Dia: Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda

Refletindo um pouquinho sobre 2 Reis 2: 9- 13