A Trindade


por Crescendo em Cristo

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronômio 6:4-5)

Há somente um Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. As Escrituras ensinam que as três pessoas iguais e eternas estão misteriosamente unidas em um só Deus. Esta é a doutrina da Trindade – três pessoas, uma essência.

“Há um só Deus Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação.” (Nisto Cremos, 31)

“A Divindade se constitui em três pessoas, Todas eternas, Todas iguais, Todas divinas, permanecendo UMA em essência, em propósito, em funcionalidade. Melhor dito, a Trindade é o organismo da Divindade, o meio pelo qual Ela se manifesta e existe em relação ao homem.” (Radiografia do Jeovismo – Arnald B. Christianini, 116)


Há um só Deus


. Como Moisés expressou a confiança de Israel em seu único Deus?

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6:4-5)

“A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele.” (Deuteronômio 4:35)

Literalmente, no hebraico, Deuteronômio 6:4 diz: “Jeovah (ou Yahweh) nosso Deus, (é) um.”

“Consistentemente Deus Se revelou aos profetas como Um. Jamais outro Deus precedeu o único e verdadeiro Deus, e nenhum outro virá à existência para compartilhar Sua glória.” (Em Plena Certeza, 10 - (Divisão Sul-Americana))

. Salmos 83:18 “E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.”

. Salmos 86:10 “Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus!”

. Isaías 43:10 “Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.”

. Isaías 44:6 “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.”


. De acordo com Jesus, quantos Deuses há?

Jesus enfatizou o ensinamento do Antigo Testamento de que há apenas um Deus. Seus apóstolos ensinaram a mesma verdade.

. Marcos 12: 28-34 : “Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.”

.1 Coríntios 8:4 : No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus.”

. Efésios 4:5-6 : há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”


Jesus Cristo é uma Pessoa e uma Divindade

A Bíblia ensina que Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente homem. Ele é igual com o Pai em autoridade, em poder e em essência. Cristo não é outro Deus, ou um Deus inferior. Ele é divino. Ele é tão unido com o Pai em natureza e atributos que conhecê-LO é conhecer o Pai.

Jesus é Deus no mais pleno sentido:

. João 1:1-3, 14 : “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

. João 10:30 : “Eu e o Pai somos um.”

. João 8:58 : Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.”

. Isaías 9:6 : Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”

. Colossenses 1:19 : “porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.”

. Colossenses 2:9 : “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.”

Reflita: Que significado tem para você o fato de que Aquele que morreu por nossos pecados e que nos representa no céu é a “plenitude” da Divindade?



O Espírito Santo é uma Pessoa e uma Divindade


O Espírito Santo não é meramente uma influência de Deus no coração humano. Ele é uma Pessoa que, em natureza, autoridade, essência e poder, é igual ao Pai e ao Filho.

Algumas características pessoais do Espírito Santo:

. João 14:26 : mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

. João 16:13 : quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

. Atos 16: 6-7 : “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.”

. 1 Coríntios 12:11 : Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

. Efésios 4:30 : E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

. Isaías 63:10 : Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.”

“Sendo que o Espírito Santo é o Instrutor divino, sabemos que Ele possui um intelecto. Sendo que Ele pode proibir os servos de Deus de realizar algumas coisas, e sendo que pode distribuir dons espirituais a quem lhe aprazer, sabemos que ele possui uma vontade. O fato de que o Espírito pode entristecer-Se e contrair-Se, demonstra que Ele tem a capacidade de sentir emoções. Intelecto, vontade e emoções são as principais evidências da personalidade. Uma mera influência não pode realizar estas coisas que o Espírito Santo faz.”



Há apenas um Criador :
Pai, Filho e Espírito Santo


. Quem é o Criador?

. Gênesis 1:1-3 : “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”

. 1 Coríntios 8:6 : “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.”

. Colossenses 1:16 : “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”

. Hebreus 1: 2-3 : “nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”

. Malaquias 2:10 : “Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?”

. Isaías 40:28 : “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.”

. Gênesis 1:26 : “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”

O uso do plural em Gênesis 1:26 sugere que todos os três membros da Divindade estiveram envolvidos.

Todos os membros da Divindade se envolveram na obra da criação. O agente ativo, contudo, foi o Filho de Deus, o pré-existente Cristo. No prólogo de Seu relatório da Criação, Moisés escreveu: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Trazendo novamente à cena estas palavras, João especificou o papel de Cristo na obra da criação dizendo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3) (Nisto Cremos, 104)


O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm os mesmos característicos


“Sendo que cada um é a ‘plenitude da Divindade’’ (Colossenses 2:9, o Pai, Filho e Espírito Santo têm certos característicos idênticos. É animador para os crentes conhecer quais são esses característicos. As capacidades infinitas possuídas por Deus permite-Lhe proteger e guiar Seu povo.” (Em Plena Certeza, 14 - (Divisão Sul-Americana))

. Jó 42:1- 2 : Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

. Mateus 28: 18 : Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.”

. Romanos 15: 19 : por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo,”

. Salmo 147: 5 : Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.”

. Salmo 139: 7 -10 : “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”

“Todos os seres vivos vivem pela vontade e poder de Deus. São subordinados recipientes da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres animados, todos são providos da Fonte da vida.” (O Desejado de Todas as Nações – Ellen G. White)

O amor de Deus. Um ser infinitamente poderoso, que não tem amor pelos outros, será alguém a ser temido. Nosso Senhor Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) amou tão infinitamente que fez provisão para sofrer intensamente para nos salvar do pecado e da morte eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8). (Em Plena Certeza, 14 (Divisão Sul- Americana))

“Ao dar Deus Seu Filho ao mundo, dotou os seres humanos de riquezas imperecíveis – riquezas que, em se comparando com elas os tesouros dos homens, acumulados desde o princípio do mundo, estes nada não. Cristo veio ao mundo e Se apresentou como Filho dos homens com amor acumulado na eternidade, e este é o tesouro que, mediante nossa ligação a Ele, devemos receber, revelar e comunicar.” (Testemunhos Seletos, 145)




Em Cristo há vida original, não emprestada, não dividida. “Quem tem o Filho tem a vida”. A divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente”. (O Desejado de todas as Nações, 507)

A Bíblia ensina que nosso único Deus inclui três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse mistério deve ser aceito pela fé. Somente no Reino celestial compreenderemos a natureza de Deus mais plenamente. Nesta vida, os crentes têm o excitante privilégio de ter um Deus vivo em suas vidas.



Ele é o Príncipe da Paz, o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Grande Eu SOU. Lembre-se disto quando tudo parecer sem solução, quando estiver triste, solitário... quando pensar que não há uma saída, erga os seus olhos, dobre seus joelhos. “Achegue-se a Deus e Ele Se achegará a você”.


Comentários

  1. neste ponto doutrinário concordamos com vcs em gênero,grau e número!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Estamos felizes com sua participação. Volte sempre. Responderemos seu comentário logo que possível.

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

5º Dia: Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda

O Rio Jordão: As Águas de Naamã