Como Evitar Desequilíbrios Religiosos



Os nossos esforços para sermos corretos nos podem conduzir ao erro.

A operação do Espírito, no coração humano, não é inconsciente nem automática. A vontade e a inteligência humana devem ceder e cooperar com as benignas intenções de Deus. Penso que é neste ponto que muitos de nós se perdem. Ou tentamos nos tornar santos, e, então, falhamos miseravelmente; ou, então, procuramos atingir um estado de passividade espiritual, esperando que Deus aperfeiçoe nossa natureza, em santidade, como alguém que se assentasse esperando que um ovo de pintarroxo chocasse sozinho. Trabalhamos febrilmente, para conseguir o impossível, ou não trabalhamos de forma alguma. O Novo Testamento nada conhece da operação do Espírito em nós, à parte de nossa própria resposta moral favorável. Vigilância, oração, autodisciplina e aquiescência inteligente aos propósitos de Deus são indispensáveis para qualquer progresso real na santidade. Existem certas áreas de nossas vidas em que os nossos esforços para sermos corretos nos podem conduzir ao erro, a um erro tão grande que leva à própria deformação espiritual. Por exemplo:

1. Quando, em nossa determinação de nos tornarmos ousados, nos tornamos atrevidos. Coragem e mansidão são qualidades compatíveis; ambas eram encontradas em perfeitas proporções em Cristo, e ambas brilharam esplendidamente na confrontação com os seus adversários. Pedro, diante do sinédrio, e Paulo, diante do rei Ágripa, demonstraram ambas essas qualidades, ainda que noutra ocasião, quando a ousadia de Paulo temporariamente perdeu o seu amor e se tornou carnal, ele houvesse dito ao sumo sacerdote: “Deus há de ferir-te, parede branqueada”. No entanto, deve-se dar um crédito ao apóstolo, quando, ao perceber o que havia feito, desculpou-se imediatamente (At 23.1-5).

2) Quando, em nosso desejo de sermos francos, tornamo-nos rudes. Candura sem aspereza sempre se encontrou no homem Cristo Jesus. O crente que se vangloria de sempre chamar de ferro o que é de ferro, acabará chamando tudo pelo nome de ferro. Até o fogoso Pedro aprendeu que o amor não deixa escapar da boca tudo quanto sabe (1 Pe 4.8).

3) Quando, em nossos esforços para sermos vigilantes, ficamos a suspeitar de todos. Posto que há muitos adversários, somos tentados a ver inimigos onde nenhum deles existe. Por causa do conflito com o erro, tendemos a desenvolver um espírito de hostilidade para com todos quantos discordam de nós em qualquer coisa. Satanás pouco se importa se seguimos uma doutrina falsa ou se meramente nos tornamos amargos. Pois em ambos os casos ele sai vencedor.

4) Quando tentamos ser sérios e nos tornamos sombrios. Os santos sempre foram pessoas sérias, mas a melancolia é um defeito de caráter e jamais deveria ser mesclada com a piedade. A melancolia religiosa pode indicar a presença de incredulidade ou pecado, e, se deixarmos que tal melancolia prossiga por muito tempo, pode conduzir a graves perturbações mentais. A alegria é a grande terapia da mente. “Alegrai-vos sempre no Senhor” ( Fp 4.4).

5) Quando tencionamos ser conscienciosos e nos tornamos escrupulosos em demasia. Se o diabo não puder destruir a consciência, seus esforços se concentrarão na tentativa de enfermá-la. Conheço crentes que vivem em um estado de angústia permanente, temendo que venham a desagradar a Deus. Seu mundo de atos permitidos se torna mais e mais estreito, até que finalmente temem atirar-se nas atividades comuns da vida. E ainda acreditam que essa auto-tortura é uma prova de piedade.


Enquanto os filósofos religiosos buscam corrigir essa assimetria (que é comum à toda raça humana), pregando o “meio-termo áureo”, o cristianismo oferece um remédio muito mais eficaz. O cristianismo, estando de pleno acordo com todos os fatos da existência, leva em consideração este desequilíbrio moral da vida humana, e o medicamento que oferece não é uma nova filosofia, e sim uma nova vida. O ideal aspirado pelo crente não consiste em andar pelo caminho perfeito, mas em ser conformado à imagem de Cristo.






Indicamos também: 



*Arthur Pink nasceu em Nottingham, Inglaterra em 1 de Abril de 1886 e se tornou um cristão em 1908, com a idade de 22. Embora nascido de pais cristãos, antes de sua conversão migrou para uma sociedade Teosófica ( ocultista gnóstico grupo popular na Inglaterra durante esse tempo), destacou-se dentro de suas fileiras. Sua conversão veio de admoestações pacientes sobre as Escritura . Foi o versículo, Provérbios 14:12 , "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte", que impressionou seu coração e obrigou-o a renunciar a Teosofia e seguir Jesus.

Desejando crescer no conhecimento da Bíblia, Pink imigrou para os Estados Unidos para estudar no Moody Bible Institute. Impaciente, ele saiu de lá depois de apenas dois meses e começou seu primeiro pastorado em Silverton Colorado. Em 1916 ele se casou com Vera E. Russell (08 de janeiro de 1893 - 17 de Julho de 1962), que era de Kentucky. [...] De 1925 a 1928, ele serviu na Austrália, como pastor de duas congregações [...], quando voltou para a Inglaterra e para os Estados Unidos no ano seguinte. Ele acabou pastoreando igrejas no Colorado, Califórnia , Kentucky e Carolina do Sul .


Em janeiro de 1922 ele iniciou uma revista mensal intitulada Estudos das Escrituras, que circulavam entre os cristãos de língua Inglesa em todo o mundo, embora apenas para uma lista de circulação relativamente pequena de cerca de 1.000.


Em 1934, Rosa voltou para a Inglaterra, [...]. Rosa morreu em Stornoway, Escócia em 15 de Julho de 1952. A causa da morte foi anemia.


Após a morte de Pink, suas obras foram republicadas por uma série de editoras, entre elas, Banner of Truth Confiança, Livro Baker House, Publicações foco cristão, Imprensa Moody, A Verdade para Hoje, e atingiu um público muito mais amplo, como resultado. O biógrafo Iain Murray observa de Pink, "a ampla circulação de seus escritos após a sua morte fizeram dele um dos autores mais influentes evangélicos na segunda metade do século XX." Sua escrita provocou um renascimento da pregação expositiva e focando os corações dos leitores sobre a vida bíblica. No entanto, ainda hoje, Pink é deixado de fora da maioria dos dicionários biográficos e esquecido em muitas histórias religiosas.” (traduzido by Google com algumas correções)

  

Comentários

  1. Prudência

    Nem tanto, nem tão pouco, sem extremos!
    Moderação em tudo que fazemos
    é bom para o bolso e pra saúde,
    então, pondere cada atitude!

    Nada é totalmente o melhor,
    tembém não é, com certeza, o pior!
    Antes de dar dez eu sempre pondero,
    e igualmente faço com o zero.

    Na natureza tudo é relativo,
    não importa se passivo ou ativo,
    todo ser vive em oscilação!

    Se evolução ou involução,
    o certo é que o Universo é mutável
    e só Deus é absoluto e imutável!

    PFA/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom vê-lo por aqui compartilhando conosco palavras sábias em forma de poesia... não desapareça meu amigo. Grande abraço.

      Excluir
  2. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have
    some experience with something like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.


    Stop by my web blog - learning spanish software

    ResponderExcluir
  3. Please let me know if you're looking for a article author for your blog.

    You have some really good posts and I feel I would be a good asset.

    If you ever want to take some of the load off, I'd love to
    write some material for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please shoot me an e-mail if interested. Thank you!

    Here is my blog post - How to Learn Spanish (http://cidh.de/l/q1jnl)

    ResponderExcluir
  4. Nice blog here! Also your site loads up fast!

    What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as quickly as yours lol

    Also visit my homepage - How to Learn Spanish (emy.co)

    ResponderExcluir
  5. You really make it seem really easy along with your presentation however I to find
    this topic to be actually one thing that I believe I
    might never understand. It sort of feels too complex and extremely extensive for me.
    I am looking ahead for your subsequent post, I'll try to get the hold of it!


    Feel free to visit my site :: Daniel Chavez Moran

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Estamos felizes com sua participação. Volte sempre. Responderemos seu comentário logo que possível.

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

O Rio Jordão: As Águas de Naamã

Revelação e Explicação do Sonho de Nabucodonosor - Capítulo 2