Crônicas da Redenção


por Isaque Rezende


Um projeto de amor, seguido por um plano de resgate que se desenrola por diversos livros, diversos autores, mas com um script impecável que se intercala através de uma lógica que culmina com a redenção da raça humana. Até onde iria um pai para resgatar seus filhos? Que preço ele pagaria? Essa é a história da redenção, contada através das crônicas que a Bíblia une em um só roteiro.


- Prólogo

Alguma vez você já começou a assistir um filme ou um programa de televisão do meio pra frente? Como a falta de introdução, ou de contexto afetou o seu entendimento do desenvolvimento da história e do final? Já parou pra pensar que a falta de contexto e informação acerca do começo da história de Deus pode afetar o seu entendimento acerca da Bíblia? Nessa série que se inicia agora, veremos informações essenciais para entendermos a história não só da Bíblia, mas do mundo em que vivemos.



1- E se quiser saber p'ra onde eu vou

Você já recebeu alguma promessa que demorou muito tempo para ser cumprida? Como você se sentiu quando isso aconteceu? Qual foi sua atitude durante o tempo de espera?  Todos nós enfrentamos escolhas no nosso dia a dia. O que comer, o que vestir, que horas acordar. Essas são as mais fáceis. Existem outras que demandam um pouco mais de reflexão antes de serem tomadas. Onde morar, onde trabalhar, com quem se casar. Independentemente da decisão a ser tomada, precisamos de informações sobre elas para analisarmos e escolhermos o tipo de abordagem necessária.  Mas imagine que você tivesse que tomar a maior decisão de sua vida sem saber exatamente o que ela significa, ou onde ela vai dar. Imagine ter que dar um rumo radicalmente diferente à sua vida, simplesmente baseado em uma promessa.



2- É amor… deixa doer

Por acaso você já experimentou uma situação de dificuldade onde não se via esperança na resolução dos problemas, mas tudo se encaminhou e você conseguiu enxergar um propósito divino na circunstância? Como essa experiência afetou a forma como você passou a ver outras dificuldades em sua vida? Que tipos de eventos podem ser tão dolorosos a ponto de nos fazer questionar a Deus e sua bondade em nossas vidas? Por que é tão fácil questionar a Deus nessas situações? Descubra neste episódio o quanto Deus está envolvido em nossa história. Note como sua mão está guiando o tempo todo, mesmo quando tudo parece indicar o contrário. Veja como muitas vezes Deus pode transformar a maldade que ocorre conosco em uma bênção não só para nossa vida, mas para muitas pessoas ao nosso redor.



3- Amar não é sofrer

Será que o sofrimento é sempre algo negativo na vida das pessoas? A dor e a angústia que as pessoas sentem é fruto do castigo de Deus ou de algum pecado escondido, ou existem outros fatores a se considerar diante de um cenário difícil na vida dos filhos de Deus? Você já passou por alguma situação dessas? Algum momento onde a dor, física ou psicológica, era tão forte que você sentiu vontade de se voltar para Deus e demonstrar sua insatisfação e revolta? Que perguntas você fez a ele? A longo prazo, essa experiência te trouxe algum benefício? Hoje iremos fazer um pequeno desvio em nossa história e narra um episódio em nossa trama que acontece paralelamente, a parte. Iremos estudar a história de Jó. Jó é um exemplo de perseverança e paciência na Bíblia. Sua postura frente à perda e ao sofrimento, mostram como, a longo prazo, Deus pode usar a nossa dor para benefício nosso, de outros, e no final, para a sua glória.



4- Muito antes de você

Algumas vezes, as circunstâncias parecem nos conduzir para um certo caminho, mas então, Deus intervém e tudo muda de uma hora para outra. Você já teve a sensação de que Deus se manteve em silêncio por muito tempo e você teve que se virar sozinho? Como você se sentiu? Após essa experiência, como foi olhar para trás? O que você imagina que Deus estava tentando fazer? Neste episódio, iremos ver o chamado de Deus a Moisés e como Deus estava começando a cumprir sua promessa feita muito antes de Abraão.



5- Meu mundo meu sangue

Você já viveu alguma experiência em que parecia que Deus estava te levando a uma nova, diferente, e radicalmente inesperada direção? Você sentiu o poder e a fidelidade de dele ao chegar ao fim do caminho? Quais foram as suas emoções ao longo do caminho? O que você aprendeu acerca de si mesmo e acerca de Deus durante esse processo? Hoje, iremos olhar para um momento decisivo na história da salvação humana, o êxodo dos escravos do Egito. Preste muita atenção. Esta pode ser a maior descrição do Evangelho que você já tenha ouvido.



6-  Eu quero sempre mais

Você já teve algum momento na vida em que sentiu a presença de Deus de maneira especialmente íntima e próxima? Um culto significativo, um sermão profundo, uma ocasião especial com a família, um retiro, em algum lugar de beleza natural, durante uma oração sozinho no quarto. Como você se sentiu? Humilde, amedrontado, confortado, amado, abençoado?

No Crônicast de hoje, iremos introduzir na história o tabernáculo, que era uma expressão da íntima presença de Deus, seu lugar de habitação entre o povo da sua aliança no meio do deserto.



7- Presente no Pretérito

Você já recebeu algum presente ou favor sem ter a mínima ideia do porquê de ter ganhado esse algo? Totalmente inesperado, totalmente imerecido? Como isso te fez sentir? O que isso te mostrou sobre a pessoa que agiu assim com você?

No episódio de hoje, iremos estudar o Dia da Expiação e como Deus misericordiosamente proveu o perdão para os pecados do ser humano muito antes da vinda de Cristo à Terra. E ainda veremos duas facetas muito importantes dessa jornada de redenção, a entrega da lei à nação de Israel e um vislumbre da gloriosa santidade de Deus.



8- Pela fé ou pelo medo

Será que já houve alguma vez em que você tenha perdido alguma grande oportunidade por causa do medo? Medo de falhar, medo da incerteza, medo da dificuldade? Por que o medo é algo tão forte em nossas vidas?

Hoje iremos aprender como o medo levou o povo de Israel a cometer uma terrível desobediência, e como o medo substitui a fé em Deus.

http://cristaoscansados.net/cronicast-32-cronicas-da-redencao-s02e02/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

5º Dia: Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda

Refletindo um pouquinho sobre 2 Reis 2: 9- 13