Clube de Leitura Nossas Letras e Algo Mais

“A Bíblia se coloca à parte da filosofia humana, suas máximas e opiniões. Muito mais que mero fenômeno da literatura universal, ela é a Palavra de Deus, vestida nas palavras dos homens. [...] Contudo, sua autoridade singular nunca se manifesta mais bela e majestosa, do que quando pelo poder da Palavra, vidas são transformadas para sempre. O poder da Palavra de Deus, em confortar, consolar, desafiar, instruir, iluminar e dar sabedoria, torna as Escrituras um livro absolutamente especial e diferente de tudo o que conhecemos.” (Amin A. Rodon, A Bíblia: Inspiração e Revelação)

Coordenação do Projeto: Classe da Escola Sabatina da Igreja Adventista da Aldeota, Fortaleza.

Coordenadores: Ruth Alencar
                                   Djanny Chacon
                                   Iolanda Diniz
                                   Israel Alencar
                                   Natália Frutuoso


A Bíblia Sagrada é nosso livro por excelência. E, sob nenhuma hipótese poderia estar fora do nosso projeto de incentivo à leitura. Foi com ela que tudo começou. Nossa Classe da Escola Sabatina propôs aos membros a oportunidade de estudarmos a Bíblia juntos. Livro à livro. Três classes foram formadas. Aproximadamente 40 pessoas envolvidas de forma virtual ou não. Temos a Classe 1 e 2 Avançada, as quais são classes presenciais e a Classe 3 Avançada que é virtual.  As duas primeiras acontecem em sábados à tarde, em datas alternadas, com aproximadamente 10 membros cada uma. 


Porém, antes de iniciarmos nossa série de estudos dos livros da Bíblia, realizamos dois anos de estudos temáticos à partir da escolha dos membros. Somente então, iniciamos a leitura sistemática dos livros.






Temos alguns parceiros em nossos estudos nas tardes de sábado. 

O programa Hiperlinkados da TV Novo Tempo é um deles.  Ai na foto, terminada a primeira temporada, já ansiosos pela próximas.  

Neste dia o estudo foi:  Estudo deste dia
























Beijamin fez. E a Paloma está fazendo. Ele copiou todo o livro Apocalipse, fielmente, à mão. O objetivo é enviar os cadernos para missionários que estão em países onde é proibido ter uma Bíblia.

Se você quiser fazer parte, é só copiar a mão um livro da Bíblia, fielmente como está na Bíblia, e enviar para:

Destinatário: Evangelho em Cadernos
Rua Martim Carvalho, 269
Bairro Vila Nogueira
Diadema/SP
CEP 09950-040











Ela faz parte da nossa história






Livros bíblicos estudados até então:

1- Hebreus

- Profetas Menores: 
2. Jonas 
3. Oséias 

4. Atos dos Apóstolos (livro atual) 








Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come.”    Victor Hugo



Tudo começou em 2016 com o simples desejo de despertar uma das minhas maiores paixões com todos os meus amigos: livros. 

E eles toparam. Proponho a leitura de 1 livro por semestre. Consigo, com doadores amigos, exemplares físicos e repasso para os membros do clube que se conectam em um grupo virtual via whatsApp. Trocamos ideias sobre nossa leitura e nos motivamos a ler. Priorizamos os livros de temáticas cristãs, pois a ideia é nos fortalecermos na leitura espiritual. Porém, nada nos impede de como membros comentarmos alguma outra leitura paralela que estivermos realizando individualmente.


Livros lidos no grupo:


1- História da Redenção

Leitores Participantes: 80


Autora: Ellen G. White

"O conflito entre o Bem e o Mal começou no Céu, com a queda de Lúcifer, e se estendeu à Terra, quando o ser humano desobedeceu à lei de Deus. Com o tempo, esse conflito se intensificou e se tornou evidente pela corrupção moral e pela distorção da verdade. Felizmente, desde o princípio de tudo, o Criador já havia estabelecido, um plano para resgatar o homem da condição de perdido para uma vida infinitamente melhor.

Nesse impressionante livro, a autora narra, de modo envolvente, fatos registrados nas Sagradas Escrituras e descreve com detalhes as principais intervenções de Deus na história. Da criação à Terra renovada, Ellen White apresenta o maravilhoso propósito divino de restaurar a humanidade por meio do sacrifício de Jesus Cristo — nosso redentor." https://www.skoob.com.br/historia-da-redencao-511562ed517902.html






Foto da entrega dos livros na Classe da Escola sabatina.






2. O Grande Conflito

Leitores participantes : 80


Autora: Ellen G. White

"A grande controvérsia entre o bem e o mal há de assumir proporções cada vez maiores até o seu final desenlace. Em todas as épocas a ira de Satanás esteve voltada contra a igreja de Cristo, motivo pelo qual Deus a dotou do Seu Espírito e de Sua graça para que pudesse enfrentar todas as oposições do mal. Ao receberem os apóstolos a incumbência de levar o evangelho até os confins da Terra e escrevê-lo para as gerações futuras, Deus lhes deu a iluminação do Seu Espírito. À medida, porém, que a igreja se aproxima da hora de sua libertação definitiva, Satanás há de agir com redobrada energia. Ele desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. Apoc. 12:12. Ele operará "com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira". II Tess. 2:9. Durante seis mil anos esse espírito superior, que ocupou outrora lugar preeminente entre os anjos de Deus, tem estado devotado a uma obra de destruição e engano. E toda habilidade e astúcia satânicas adquiridas, toda a crueldade desenvolvida nessa luta de longos séculos, serão empregadas contra o povo de Deus no conflito final. É nesse tempo cheio de perigos que os seguidores de Cristo terão de anunciar ao mundo a mensagem do segundo advento de Cristo, a fim de preparar um povo "imaculado e irrepreensível" para a volta do Senhor. II Ped. 3:14. Então, como nos dias dos apóstolos, a igreja terá necessidade de uma dotação especial da graça e poder divinos.

Mediante a iluminação do Espírito Santo, as cenas do prolongado conflito entre o bem e o mal foram patenteadas à autora destas páginas. De quando em quando me foi permitido contemplar a operação, nas diversas épocas, do grande conflito entre Cristo, o Príncipe da vida, o Autor de nossa salvação, e Satanás, o príncipe do mal, o autor do pecado, o primeiro transgressor da santa lei de Deus. A inimizade de Satanás para com Cristo manifestou-se contra os Seus seguidores. O mesmo ódio aos princípios da lei de Deus, o mesmo expediente de engano, em virtude do qual se faz o erro parecer verdade, pelo qual a lei divina é substituída pelas leis humanas, e os homens são levados a adorar a criatura em lugar do Criador, podem ser divisados em toda a história do passado. Os esforços de Satanás para representar de maneira falsa o caráter de Deus, para fazer com que os homens nutram um conceito errôneo do Criador, e assim O considerem com temor e ódio em vez de amor; seu empenho para pôr de parte a lei divina, levando o povo a julgar-se livre de suas reivindicações e sua perseguição aos que ousam resistir a seus enganos, têm sido prosseguidos com persistência em todos os séculos. Podem ser observados na história dos patriarcas, profetas e apóstolos, mártires e reformadores.

No grande conflito final, como em todas as eras anteriores, Satanás empregará os mesmos expedientes, manifestará o mesmo espírito, e trabalhará para o mesmo fim. Aquilo que foi, será, com a exceção de que a luta vindoura se assinalará por uma intensidade terrível, tal como o mundo jamais testemunhou. Os enganos de Satanás serão mais sutis, seus assaltos mais decididos. Se possível fora, transviaria os escolhidos (Mar. 13:22).

A medida que o Espírito de Deus me ia revelando à mente as grandes verdades de Sua Palavra, e as cenas do passado e do futuro, era-me ordenado tornar conhecido a outros o que assim fora revelado - delineando a história do conflito nas eras passadas, e especialmente apresentando-a de tal maneira a lançar luz sobre a luta do futuro, em rápida aproximação. Para alcançar esse propósito, esforcei-me por selecionar e agrupar fatos da história da igreja de tal maneira a esboçar o desdobramento das grandes verdades probantes que em diferentes períodos foram dadas ao mundo, as quais excitaram a ira de Satanás e a inimizade de uma igreja que ama o mundo, verdades que têm sido mantidas pelo testemunho dos que "não amaram suas vidas até à morte".

Nestes relatos podemos ver uma prefiguração do conflito perante nós. Olhando-os à luz da Palavra de Deus, e pela iluminação de Seu Espírito, podemos ver a descoberto os ardis do maligno e os perigos que deverão evitar os que serão achados "irrepreensíveis" diante do Senhor em Sua vinda.

Os grandes acontecimentos que assinalaram o progresso da Reforma nas épocas passadas, constituem assunto da História, bastante conhecidos e universalmente reconhecidos pelo mundo protestante; são fatos que ninguém pode negar. Esta história apresentei-a de maneira breve, de acordo com o escopo deste livro e com a brevidade que necessariamente deveria ser observada, havendo os fatos sido condensados no menor espaço compatível com sua devida compreensão. Em alguns casos em que algum historiador agrupou os fatos de tal modo a proporcionar, em breve, uma visão compreensiva do assunto, ou resumiu convenientemente os pormenores, suas palavras foram citadas textualmente; nalguns outros casos, porém, não se nomeou o autor, visto como as transcrições não são feitas com o propósito de citar aquele escritor como autoridade, mas porque sua declaração provê uma apresentação do assunto, pronta e positiva. Narrando a experiência e perspectivas dos que levam avante a obra da Reforma em nosso próprio tempo, fez-se uso semelhante de suas obras publicadas.

O objetivo deste livro não consiste tanto em apresentar novas verdades concernentes às lutas dos tempos anteriores, como em aduzir fatos e princípios que têm sua relação com os acontecimentos vindouros. Contudo, encarados como uma parte do conflito entre as forças da luz e das trevas, vê-se que todos esses relatos do passado têm nova significação; e por meio deles projeta-se uma luz no futuro, iluminando a senda daqueles que, semelhantes aos reformadores dos séculos passados, serão chamados, mesmo com perigo de todos os bens terrestres, para testificar "da Palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo".

Desdobrar as cenas do grande conflito entre a verdade e o erro; revelar os ardis de Satanás e os meios por que lhe podemos opor eficaz resistência; apresentar uma solução satisfatória do grande problema do mal, derramando luz sobre a origem e a disposição final do pecado, de tal maneira a manifestar-se plenamente a justiça e benevolência de Deus em todo o Seu trato com Suas criaturas; e mostrar a natureza santa, imutável de Sua lei - eis o objetivo deste livro. Que mediante sua influência almas se possam libertar do poder das trevas, e tornar-se participantes "da herança dos santos na luz", para louvor dAquele que nos amou e Se deu a Si mesmo por nós, é a fervorosa oração da autora."     E.G.W.


Recebemos as primeiras doações: Integrantes foram os primeiros doadores. Um doador que não faz parte do Clube nos doou 100 Bíblias para compormos os kits evangelísticos que seriamdistribuídos

Abaixo fotos do piquenique para entrega do livro O Grande Conflito. Foi no Parque do Cocó Arena. O nosso primeiro como clube. Neste dia entregamos os 100 kits evangelísticos contendo 1 Bíblia + 1 livro caminho a Cristo. Foram 100 livros Caminho a Cristo doados por colaboradores do Clube.










Os leitores de Brasília, Guarulhos e Salvador receberam seus livros à tempo





















3. O Ego Transformado

Leitores Participantes : 80



“A editora Vida Nova tem feito um ótimo trabalho editorial, trazendo muitas obras de bons autores para o Brasil e entre eles está Timothy (ou Tim) Keller. Este livro, apesar de bem pequeno, traz uma boa reflexão sobre o tema levantando questionamentos como: O que devemos pensar de nós mesmos? Como lidar com a auto-estima? Devemos nos preocupar com a opinião dos outros sobre nós? Entre outras.

Longe de apresentar soluções simplistas e de senso comum, Tim Keller apresenta uma resposta surpreendente (só vi algo parecido em Tozer) mas com forte embasamento bíblico. Para mim foi uma maneira totalmente nova e desafiadora de olhar para o ego.

Dado a importância do tema (afinal de contas, lidar de forma bíblica com o próprio ego está na base de uma vida cristã autêntica e saudável) considero essencial que todo cristão busque compreensão e transformação nessa área da vida e este livro será de grande auxílio.

"Quais são as marcas de um coração sobrenaturalmente transformado?

Essa é uma das questões sobre as quais o apóstolo Paulo trata quando escreve à igreja de Corinto. O interesse real dele não é algum tipo de reparo ou remendo; antes, uma mudança profunda, capaz de transformar a existência.

Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para “chegar lá”, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos.

Neste livro breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos. E assim podemos ficar libertos da autocondenação. Quem é realmente humilde segundo o evangelho não se odeia, mas também não se ama... é, antes, alguém que esquece de si mesmo. Você também pode conquistar essa liberdade..."  Editora Vida Nova










4. O Desejado de Todas as Nações/ O Libertador

Leitores Participantes: 80
período sugerido para a leitura    : 11.07 à 31.12. 2017

Autora: Ellen G. White

Esta é a história de um audacioso resgate. A autora nos conta como Jesus Cristo, o Filho de Deus, arriscou tudo para vir à Terra reconquistar este planeta renegado. Ele não poderia ter feito isso se ficasse no conforto e segurança do Céu, onde era reverenciado. Foi preciso deixar tudo para trás, nascer neste mundo como um bebê, em uma família humilde, e viver como um de nós.

O inimigo estava decidido a causar eterna separação entre Deus e o homem; mas ao assumir nossa natureza, Jesus Se uniu ao ser humano por um laço que nunca será desfeito.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

O Libertador é uma das melhores e mais completas biografias de Jesus. É um convite para acompanhar de perto a incrível trajetória do Salvador da humanidade, desde o nascimento até Sua triunfante apresentação diante do Pai. Prepare-se para ver o que está além da cortina e conhecer os surpreendentes detalhes do maior ato de amor do Universo, que ligou para sempre a Terra ao Céu.

Fotos do piquenique em que foram entregues os livros: O Ego Transformado e O Libertador

















Nossos Livros atuais:

Leitores Participantes: 80
período sugerido para a leitura    : 11.07 à 31.12. 2017

5- Atos dos Apóstolos ou Os Embaixadores , na linguagem de hoje





"Depois da morte de Cristo, os discípulos ficaram desanimados. Esmagados pela depressão e pelo desespero, eles se reuniram no cenáculo e fecharam as portas, temendo a real ameaça de partilhar do destino de seu amado Mestre. Porém, a ressurreição de Jesus mudou tudo!

Durante quarenta dias, Cristo permaneceu na Terra, preparando os discípulos para levarem avante a obra que lhes foi confiada. Suas palavras na despedida determinaram o rumo da vida deles. "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28:19,20).

Os Embaixadores descreve o início da igreja cristã e apresenta a história de homens e mulheres que se entregaram a uma causa. É um emocionante relato de como Deus pode usar as pessoas mais improváveis no cumprimento da missão.

As experiências registradas aqui provam que o Senhor é especialista em realizar coisas maravilhosas por aqueles que Lhe permitem agir em sua vida, não importando o que fizeram no passado." Casa Publicadora Brasileira


6- A Difícil Doutrina do não amor de Deus 




"A revelação bíblica afirma com naturalidade e simplicidade que "Deus é amor" (1 Jo 4:8, 16) e, com isso, nos permite vislumbrar algo da natureza essencial do Criador. Todavia, há quem se proponha a defender com argumentos supostamente "bíblicos" e "lógicos" que o amor de Deus é multifacetado de tal forma a poder ser generalizado por um lado, mas também até poder ser cirurgicamente dividido em aspectos que devem ser entendidos como direcionados apenas a alguns seres humanos e não a todos. 
A implicação inevitável e tenebrosa desse tipo de argumentação é que Deus não ama todas as pessoas, pelo menos não com o "amor eterno" que salva do pecado e da condenação, e essa é uma doutrina "difícil", para dizer o mínimo. Encarar frontalmente o dilema por detrás dessa teologia, entendida e exposta a partir do livro do Dr. D. A. Carson sobre esse tema, é a importante tarefa a qual nos dedicaremos nesse material que o leitor providencialmente tem em suas mãos." Editora Reflexão




Picnic no Green Club Residence


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Dia: Por que as coisas pioram quando mais buscamos a Deus?

O Rio Jordão: As Águas de Naamã

Revelação e Explicação do Sonho de Nabucodonosor - Capítulo 2