O Que é Santidade?

“O melhor argumento em favor do cristianismo é a vida do cristão. Ninguém pode contestar o argumento de uma vida transformada. Por outro lado, o maior descrédito do cristianismo é a incoerência da pessoa que aceitou a teoria do ensinamento evangélico, mas não permitiu que a mensagem se tornasse realidade na sua experiência diária. O cristianismo de fachada é tolo e prejudicial por dois motivos: o primeiro deles é que Deus conhece tudo e não pode ser enganado. Seus olhos contemplam os rincões mais escuros do coração. Podemos argumentar e discutir. Podemos repetir nossas explicações a ponto de acreditar nas mentiras que inventamos. Mas existe Alguém que sabe tudo, e diante dEle até os pensamentos mais íntimos são expostos. Esse Deus, segundo o salmista, é Deus que não “Se agrada com a iniquidade” (Salmo 5:4). Portanto, “aparentar” ser cristão, para quê? Qual é a vantagem? O respeito dos demais? A opinião alheia? O reconhecimento público? Nada tem sentido, você percebe? O Deus que tudo vê “não Se agrada com a iniquidade”. No aspecto da aprovação divina: zero. Mas isso não é tudo. Existe mais um motivo por que o viver somente a “aparência” do cristianismo é tolice e agride a própria natureza humana. Explico: A entrada do pecado neste mundo trouxe a morte, acompanhada de seu séquito de coisas nocivas, como a inveja, o crime, o egoísmo, a cobiça, a mentira, a hipocrisia e outras. Mas o ser humano foi criado com vocação para a vida, e a vida também traz suas virtudes: honestidade, verdade, sinceridade, enfim. Sendo assim, cada vez que o ser humano pratica a hipocrisia, a mentira, ou vive apenas a fachada daquilo que crê, violenta a si mesmo, se destrói, fere seu mundo interior a ponto de sangrar. Ele pode não ver o sangue, mas sente suas consequências nas diferentes áreas de sua experiência. […]” (Pr. Alejandro Bullon)  

Louvo a Deus por Sua bondade e tão grande misericórdia em me amar a despeito de tudo o que faço e de quem me tenho tornado às vezes.    “Você que se sente desanimado por tantas vezes cair nos mesmos erros, deixe-me lembrar que existe Alguém que conhece tudo o que se pode saber a respeito de você, e Ele sabia disso tudo antes de decidir ir até a cruz. Ao sondar as profundezas de sua alma Ele poderia facilmente ter dito “Ah, eu não vou morrer por esse aí”. Em vez disso Ele estende os braços para você e diz: “Eu o abraço como você é, abraço você com todas as suas deficiências, abraço você com todas as suas tentativas de enganar a si mesmo, abraço-o com todos os seus mecanismos de defesa. E se você permitir pretendo erguê-lo para sentar-se comigo no Meu trono […].”“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21)   

Como a verdade é maravilhosa! O Eterno, o Grande Eu Sou, tão injustamente acusado de tirano declara Ele mesmo que terá prazer em nos ter ao Seu lado, compartilhando a alegria da vitória no “pódio” dos vencedores.    Nós, os que somos tão ligeiros a cair e na maioria das vezes tão incoerentes em nossa espiritualidade. Nós, tão descrentes muitas vezes do Seu poder para nos erguer novamente… Tão confiantes em nós mesmos! Nós, tão cheios de justiça própria. Nós, que por fazermos algo de bom achamos que somos melhores do que os outros. E que os outros estão em falta porque não fazem o que fazemos.   

Compartilhamos com você querido leitor estes textos escritos por Vanedja Cândido sobre o que é Santidade:

1- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/05/o-que-e-santidade.html

2- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/05/o-que-e-santidade-ii.html

3- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/05/o-que-e-santidade-iii.html

4- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-santidade-iv.html

5- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-santidade-v.html

6- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-santidade-vi.html

7- http://vanedjacb.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-santidade-vii.html

O amor de Deus é imensurável, incondicional, sincero e forte em poder. Nele temos tudo o que precisamos para a vitória. Se nos perdermos será nossa responsabilidade. Deus fez TUDO, mas TUDO mesmo para que encolhêssemos a vida, mas respeitará nossa decisão porque Ele quer que estejamos onde desejamos estar. Só assim seremos felizes. Seu amor é inclusivo, mas respeitará sempre se o que escolhermos for a exclusão.  

O primeiro passo, se desejarmos servi-LO e estar com Ele em comunhão, é ir ao Seu encontro do jeito como estamos… pobres, cegos, nus. É o Seu amor e justiça que efetuará em nós a renovação da mente e assim com um novo coração poderemos erguer em Sua adoração e serviço mãos limpas.

Conscientes de que até a Sua intervenção final há muito cair, muito levantar, muito perdão a ser liberado. O caminho é estreito, difícil, mas Ele promete ser a nossa força e o nosso socorro presente em momentos de tribulação. Rendidos, então, ao Seu amor incomparável experimentemos, pois dia após dia buscá-LO como o alimento imprescindível para nossa redenção.    

Ruth Alencar

Vanedja Cândido Barbosa.  
IASD de Funcionários II, João Pessoa, Paraíba.

Parte 1 – Explique o texto. Pregue a Cristo – Urgente Apelo aos Pregadores

Parte 2 – Estamos explicando o texto? Urgente Apelo aos Pregadores

parte 3 – Explicando o texto ou usando-o como gancho? – Urgente Apelo aos Pregadores

Parte 4 – Estamos explicando o texto? – Urgente Apelo aos Pregadores

Outros excelentes textos de Vanedja Barbosa publicados no Nossas letras  

. Não há solução!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

7 respostas para O Que é Santidade?

  1. Pedro diz:

    .
    .

    Muito bom! Desmistificar é ajudar a ser santo.
    Tenho certeza que vou me aproximar mais da minha santidade.
    .
    .

  2. Anônimo diz:

    8 de novembro de 2011 11:37
    Vanedja,
    Gosto muito de seus textos, são realmente muito bons. Forma clara, simples e nos dá ânimo para continuar a perseguir a misericórdia de Deus, pois precisamos saber é que somos totalmente dependentes DEle.

    Agradeço muito sua colaboração!

    Brigida

    Fraternalmente.

  3. Anônimo diz:

    8 de novembro de 2011 19:54
    Marta Gomes fez o seguinte comentário por e-mail:

    "MEU DEUS, EU AINDA NÃO HAVIA CHEGADO A ESSE ENTENDIMENTO :

    "Nossa luta como cristãos reside em buscar a Cristo, não em vencer pecado, pois isso é obra de Cristo em nós; não nossa. A queda, em quaisquer pecados que você conseguir imaginar, advém do pecado de não permanecer nEle…"

    OBRIGADA POR ME TRAZER MAIS LUZ!"

    E u digo amém,

  4. Anônimo diz:

    Anônimo

    20 de novembro de 2011 11:18
    Gostei muito desses argumentos valorosos!!!abraços pastor Reginaldo.

  5. Anônimo diz:

    20 de novembro de 2011 11:37
    foi o que eu sempre ensinei!!!mas agora vou rever meus conceitos…

  6. 20 de novembro de 2011 18:23
    Amém, pastor Reginaldo.

    Amém, Anônimo.

  7. Anônimo diz:

    Luiz e Kelly

    14 de janeiro de 2012 18:28
    muito lindo este estudo Deus os abençoe

    luiz e kelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *