Navegando no Mar do ‘Quanto Mais’

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Quanto mais aqueles que recebem a abundância de Deus provisão de graça e do dom da justiça reinam em vida através de um homem, Jesus Cristo.” Romanos 5:17, NIV.

Se “dom” É uma palavra central em Romanos 5, a frase “quanto mais” também é.

Em Romanos 5: 9 lemos que “visto que agora fomos justificados pelo seu sangue, quanto mais seremos salvos da ira de Deus por Ele” (NVI).

Em seguida, o versículo 10 afirma: “Se, sendo nós inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte de seu Filho, quanto mais, havendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida” (NVI).

O versículo 15, como observamos ontem, utiliza a filosofia “quanto mais” para enfatizar o triunfo completo da graça sobre o julgamento do pecado.

Finalmente, no texto de hoje (versículo 17), Paulo emprega a fórmula “quanto mais” mais uma vez para contrastar as realizações superiores de Cristo a herança de Adão, a sua condenação a morte, que foi o assunto dos versículos 12 a 14. “Se, pela transgressão de um homem, a morte reinou por aquele homem, quanto mais aqueles que recebem a abundante provisão da graça e do dom da justiça de Deus reinarão na vida por meio de um homem, Jesus Cristo. “

Paulo está nos dizendo que temos um tipo de Deus “quanto mais”. Em cada uso do termo, o apóstolo procura expressar o extremo amor e generosidade do Pai por Seus filhos. Parece que Paulo está tentando nos dizer que Deus quer fazer mais por nós do que podemos imaginar. Ele não apenas pretende nos salvar da penalidade do pecado, mas anseia dar e dar mais e mais àqueles que aceitam Seu dom pela fé em Cristo.

Esse conceito de generosidade transbordante é especialmente evidente no “quanto mais” do versículo 17, onde Paulo o vincula à “abundante provisão da graça de Deus”. Os tradutores têm lutado com essa frase. Goodspeed a torna “a misericórdia transbordante de Deus”, Moffatt como “a graça transbordante e o dom gratuito da justiça” e The Message como “este dom de vida extremamente abundante”.

Não importa como traduzamos a frase, a ideia de Paulo é clara. A graça não apenas derrota o pecado, mas temos um tipo de Deus “quanto mais” que deseja suprir todas as necessidades de seus filhos. Hoje podemos ser gratos pelo “quanto mais” do nosso Deus.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *