Dois Tipos de Vergonha

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Quando vocês eram escravos do pecado, não se preocupavam em fazer o que era certo. E qual foi o resultado? Não foi bom, pois agora você tem vergonha das coisas que costumava fazer, coisas que terminam em perdição eterna.” Romanos 6:20, 21, NLT.

Do que eu estou envergonhado na vida na minha vida? E do que estou orgulhoso? As respostas a ambas as perguntas dizem muito sobre quem eu sou.

Desde os primeiros dias em que me tornei cristão, aos 19 anos, estou interessado no que a Bíblia tem a dizer sobre a vergonha. Talvez minha preocupação fosse porque, como a maioria dos adolescentes, eu não queria ser diferente, queria pertencer ao grupo e, de repente, me tornei cristão. Eu me sentia orgulhoso de meu novo status e poderia facilmente expressá-lo em meu círculo de amigos cristãos, mas não tinha certeza de como “expor” minha nova crença e modo de vida aos meus velhos amigos. Na verdade, achei mais fácil esconder o meu novo eu. Portanto, eu estava preso na tensão entre minha velha e nova identidade. Em minha imaturidade espiritual, não estava completamente acomodado naquilo de que tinha vergonha ou orgulho.

Dois textos me impressionaram com grande força naqueles primeiros dias. O primeiro foi Marcos 8:38, em que ouvi Jesus me dizendo que Ele teria vergonha daqueles que se envergonharam Dele quando Ele voltasse à terra. O segundo foi Romanos 1:16, em que Paulo proclamou que não tinha vergonha do evangelho, pois era o poder de Deus para salvar. Achei esses textos fascinantes porque tinha vergonha, tanto que achei difícil até para abrir minha boca em certos círculos sobre minha nova fé.

Deus começou a me conduzir por Seu caminho. Mas ainda não tinha ido muito longe. Na verdade, ao olhar para trás, percebo que não estava totalmente envergonhado de minhas formas pecaminosas anteriores. Às vezes, eu ainda olhava para trás com saudade, por cima do ombro, para os “bons momentos” que tive e para as pessoas de quem havia aproveitado.

Então, certo dia, alguns meses após meu batismo, quando eu estava “avaliando” uma jovem enquanto minha esposa terminava as compras, Deus falou tão alto que não pude evitar a mensagem. “O que você está olhando? E por quê?” foi a mensagem que tamborilou em meu cérebro um tanto superaquecido.

Naquele exato momento, soube que Deus tinha mais um passo para eu dar no caminho da santidade. Ele queria que eu tivesse orgulho de minha fé Nele e vergonha das coisas que costumava fazer e que me levaram a tanta miséria.

Deus quer guiar cada um de nós no caminho que conduz à vida.

Ajude-nos, Pai, neste dia a tomar a Sua mão e seguir a Sua liderança.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *