Andando no Espírito

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“[Cristo tratou com o pecado] para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8: 4, RSV.

Vimos ao discutir o versículo anterior que Cristo lidou com o pecado ao condená-lo na carne por meio de Sua vida sem pecado e morte sacrificial. Um dos objetivos de Sua obra era que “a justa exigência da lei pudesse se cumprir em nós.”

O que ele quis dizer ao dizer que a lei “pode ser cumprida em nós”? Alguns afirmam que Paulo está sugerindo que, visto que Cristo guardou a lei perfeitamente, Ele está passando Sua obediência perfeita para nós. Assim, Ele não apenas morreu por nós vicariamente, mas também viveu por nós vicariamente. Dessa perspectiva, o texto de hoje não estaria falando sobre nosso desempenho pessoal como cristãos.

Embora essa leitura seja uma possibilidade, não parece ser o que Paulo tinha em mente em Romanos 8. Ele parece estar aqui se referindo ao que acontece às pessoas que estão em Cristo. Nas palavras de F. F. Bruce, “os mandamentos de Deus agora se tornaram capacitações de Deus” para aqueles que estão sob o poder do Espírito Santo.

Isso implica que os frutos da justificação e aqueles da santificação não existem separadamente na vida dos crentes. Deus considera aqueles que estão “em Cristo” como justos (justificados) e lhes dá poder por meio do Espírito Santo para viver os princípios da lei em suas vidas diárias (santificação). Essa vida vitoriosa, no entanto, como observamos no capítulo 7, não é isenta de problemas. Mas proporciona um tipo de vida totalmente diferente daquele que tínhamos quando éramos escravos do pecado.

A metáfora de andar no versículo de hoje é útil aqui. Paulo fala daqueles “que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. O progresso na vida cristã para a maioria de nós é mais semelhante a caminhar do que voar. Nosso crescimento espiritual pode não ser espetacular no dia-a-dia, mas é constante.

Mas mesmo essa caminhada progressiva só é possível por causa do poder capacitador do Espírito Santo. Quem vive “segundo o Espírito” não só tem força para a vitória, mas também tem seus horizontes ampliados quanto ao que é importante e possível na vida. Caminhar com o Espírito é uma experiência verdadeiramente transformadora. Deus não quer apenas fazer algo pelos que estão em Cristo (justificação); Ele também pretende fazer algo por eles (santificação).

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *