A Fumaça de Mil Ideias

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Aqueles que não tiveram notícia dele o verão, e os que nada tinham ouvido a respeito dele o entenderão.” Romanos 15:21.

Chegamos à última citação do Antigo Testamento que encontramos em Romanos. O apóstolo repetidamente citou as Escrituras Judaicas para estabelecer seus pontos de vista. Na verdade, Romanos tem mais citações do Antigo Testamento do que qualquer outro livro do Novo Testamento. O próximo é Mateus, que tem 61 citações. No entanto, devemos notar que Mateus é duas vezes mais longo que Romanos. Assim, a densidade do material do Antigo Testamento em Romanos é muito maior.

A razão parece ser que o material apresentado em Romanos, à luz do conflito que existia entre os judeus e os gentios em Roma, precisava ser totalmente apoiado pela Bíblia judaica. No processo, o apóstolo Paulo prova estar firmemente baseado no livro divino.

A passagem de hoje tem uma citação tirada de Isaías 52:15. Romanos 15:21 continua o tema da dedicação de Paulo para estabelecer trabalho em novos territórios e fornece suporte do Antigo Testamento: “Aqueles que não tiveram notícia dele o verão, e os que nada tinham ouvido a respeito dele o entenderão.”

Em nossos dias, muitos ainda precisam ver e entender. O trabalho missionário pioneiro não é um caminho que muitos desejam seguir. No entanto, nos últimos 200 anos, um fluxo constante deles tem sido visto, fazendo com que o Cristianismo se espalhe por todo o mundo.

Um deles foi David Livingstone, pioneiro de Cristo na África Oriental e Central. Quando a Sociedade Missionária de Londres perguntou ao jovem onde ele queria ir, ele respondeu: “Qualquer lugar, contanto que seja à frente.” Depois de chegar à África, ele comentou que não conseguia apagar de sua mente a impressão angustiada de ver a fumaça de milhares de aldeias se estendendo ao longe.

A fumaça de milhares de vilas e cidades ainda se estende além do horizonte. As grandes terras de crenças islâmicas, budistas e hindus têm multidões de pessoas que nunca ouviram o nome de Cristo. O mesmo pode ser dito das comunidades pós-modernas e pós cristãs no Ocidente, onde para milhões o nome de Cristo é um anacronismo cultural.

O mundo ainda precisa de pioneiros como Paulo. Ainda são necessárias pessoas que estejam prontas para levar a mensagem do evangelho às partes mais remotas do mundo. E aqueles que estão dispostos a apoiar os pioneiros da missão com sua influência e finanças ainda estão sendo procurados.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *