Ano Bíblico 2020 – 320° Dia – O Julgamento do Tempo do Fim – Mateus 13:47-50

Leitura Bíblica: Mateus 13:47 – 50

“— O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e apanhou peixes de toda espécie. E, quando já estava cheia, os pescadores a arrastaram para a praia e, assentados, escolheram os bons para os cestos e jogaram fora os ruins. Assim será no fim dos tempos: os anjos sairão, separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.”


O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Frederick D. Bruner nos mostra que “Jesus começou Seu sermão com ternura ilimitada”, mas “o conclui com dureza ilimitada.” Depois de fazer a introdução referindo-se à multiforme bênção das Bem-aventuranças, o sermão passa a descrever cenas de juízo nos seus versos de encerramento. E como se Jesus estivesse nos dizendo que Sua mensagem não é uma opção intelectual, nem uma filosofia facultativa dentre muitas.

O Sermão do Monte termina em Mateus 7 com três vigorosas ilustrações escatológicas (relativas ao tempo do fim) relacionadas ao juízo e ao compromisso cristão: os dois caminhos (versos 13 e 14), as duas árvores (versos 15-20) e os dois edificadores (versos 24-27).

As cenas de juízo não são exclusivas do Sermão do Monte no Evangelho de Mateus. Mateus registra cinco dos sermões de Jesus, quatro dos quais se encerram com três cenas de juízo. Portanto, as três últimas unidades do discurso missionário do capítulo 10 (versos 32 e 33; 34-39; 40-42) têm que ver com recompensas e punições do tempo do fim. Isso também acontece com as três últimas unidades das parábolas do reino no capítulo 13 (versos 44, 45 e 46; 47-50) e com as três últimas parábolas contidas no sermão escatológico de Jesus em Mateus 24 e 25 (25:1-13, 14-30, 31-46). O sermão pedagógico mais importante proferido por Jesus, que não segue o padrão de três advertências escatológicas, rompe apenas com o aspecto tríplice, não com o elemento escatológico recompensa/punição. Sendo assim, o sermão sobre perdão, em Mateus 18, encerra-se com uma parábola de punição para os que se recusam a perdoar seu semelhante.

Esse ensino repetido de juízo final em todos os cinco sermões mencionados por Mateus e a ligação dessas cenas de juízo com a conduta cristã são importantes. Jesus nos diz repetidas vezes que a maneira como vivemos e tratamos os outros é importante para Deus. Portanto, a maneira como vivemos cada dia também deve ser importante.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Indicamos:

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *