A Mensagem de Daniel 2 – Comentário de C. Mervin Maxwell

Por C. Mervin Maxwell

Uma Nova Era Segundo as Profecias de Daniel – CPB

[…] O segundo capítulo de Daniel é fundamental para a compreensão do restante do livro, bem como do livro de Apocalipse. É muito agradável ler a respeito da bondade de Deus. É fácil compreendê-la. Da mesma forma que o primeiro capítulo, sua profunda mensagem chegou até nós sob a forma de uma história. […]’

. Deus Conhece e Revela o Futuro

A mensagem central do capítulo 2 é que Deus conhece tudo sobre o futuro e nos revela aquilo que devemos saber. Felizmente, a previsão de acontecimentos que Ele providenciou no sonho de Nabucodonosor, estende-se até os nossos dias.

[…] Repentinamente uma pedra sobrenatural, ‘cortada sem auxílio de mãos’, atingiu os pés da estátua – o lugar em que um pagão se encontraria prostrado em adoração – e transformou todo o colossal gigante em pedaços infinitesimais. A pedra expandiu-se, então, até cobrir toda a superfície terrestre, e persistiu para sempre.

A interpretação dada por Deus a Daniel foi de que as quatro divisões metálicas da estátua representavam quatro reinos sucessivos, ou impérios, que ocupariam papel de destaque na história universal.

[…] Essa profecia de Daniel constitui uma lição introdutória. Ela nos prepara para as predições ainda muito mais estupendas que virão depois. Enquanto observamos seu cumprimento nos assuntos internacionais ao longo dos séculos, nossa mente deve se abrir para compreender outras profecias ainda mais notáveis de Daniel e do Apocalipse, as quais apresentam acontecimentos muito importantes na igreja cristã; e assim nos preparamos para aceitar também um outro grupo de predições acerca das coisas maravilhosas que Jesus está realizando em nosso favor neste exato momento. Este arranjo das profecias em ordem – do simples para o complexo, e do geral para o particular – constitui mais uma evidência de quanto Deus Se interessa por nós.

Melhor ainda, a presença dessas profecias e seu notável cumprimento constituem preciosa prova de que “há um Deus nos Céus”. (Daniel 2:28), que conhece os mistérios e problemas de nossa vida e está apto e desejoso de ajudar-nos na solução dos mesmos.

0 Amor de Deus Pelos Astrólogos

É muito confortante saber que a primeira medida de Daniel, depois de seu culto matutino, foi procurar Arioque, encarregado da execução dos homens sábios, e tomar providências para a segurança destes. […] Ao explicar a Daniel aquilo que Nabucodonosor queria saber, Deus salvou não apenas a vida de Daniel, como também a de todos os demais homens sábios. Gosto de pensar que Deus amava os homens sábios. Quando em certa ocasião, à meia-noite, Deus libertou o apóstolo Paulo da prisão, Ele libertou igualmente a todos os outros prisioneiros (Atos 16:25 – 26). Na ocasião em que salvou a Paulo de um naufrágio, salvou junto com o apóstolo a todos os que navegavam com ele. Atos 27 21 – 25 Deus ama os pecadores assim como ama os santos!

Mas, em Seu amor pelos homens sábios, Deus lhes mostrou que eles se achavam mortalmente errados. […]

Os astrólogos babilônicos certamente foram incapazes de salvar-se a si mesmos da ardente ira de Nabucodonosor. Deus os salvou por intermédio de Daníel. O Senhor assim procedeu em virtude de amá-los e desejar ver uma mudança em sua vida.

Ele também os livrou porque nos ama a nós. Deseja que façamos repousar a nossa confiança, não nas falsas predições de astrólogos, mas em Suas profecias divinas, encontradas em Daniel e Apocalipse.

Preparo para o Reino de Deus

[…] A Rocha Eterna, portanto, e não a estátua é o mais impressionante símbolo do sonho de Nabucodonosor. Ela representa a Jesus Cristo.

[…] Quando Jesus esteve na Terra, falou preponderantemente a respeito do reino da graça. Mas Ele também falou acerca do futuro reino da glória predito por Daniel – um reino eu Ele estabelecerá ao ocorrer a Sua segunda vinda.

[…] “— Quando o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos: porá as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.

— Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo.’ Mateus 25: 31 – 34

O livro de Apocalipse também fala a respeito do reino da glória e da separação entre bons e maus que acompanha esse reino. (Apocalipse 21:8,27)

E extremamente confortador pensar na ocasião em que Deus, repovoará a Terra exclusivamente com pessoas honestas.

[…] O propósito do reino da glória é perpetuar a felicidade.

O propósito do reino da graça é ajudar os pecadores em seu preparo para o reino da glória.

O propósito do julgamento que precede o reino da glória é decidir quem se deixou transformar pelo reino da graça.

Ao dizer que aqueles que caíssem sobre a Pedra Angular seriam   quebrados em pedaços, Jesus falava a respeito do reino da graça. Queria dizer que quando vamos a Ele, cabe-Lhe ajudar-nos a sentir tristeza face a nossos caminhos egoístas, e a nos arrependermos, e a confessarmos nosso pecado, e a sermos perdoados e transformados em novas criaturas. Mas aqueles que esperarem que a Pedra caia lá do alto sobre eles, por ocasião da segunda vinda, serão reduzidos a pó. Serão excluídos do reino, pois destruiriam a alegria de outros que se encontram no reino.

O reino de Deus predito na profecia de Daniel 2 é o reino da glória que será inaugurado quando ocorrer a segunda vinda de Cristo. Todos aqueles que houverem antes deixado que o reino da graça se estabelecesse em seu coração, através dos apelos de Cristo, estarão finalmente aptos a fazer parte do reino da glória

Você pode ver os demais capítulos do Livro de Daniel  aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *