O Selamento do Povo de Deus: Apocalipse 7 – Comentário kwabena Donkor

Apocalipse 7
Os 144 Mil selados: a visão dos glorificados

Os capítulos 1 ao 11 de Apocalipse tratam do que aconteceu entre a primeira vinda de Cristo e a volta de Jesus. Ou seja, na Era Cristã. 

Fonte: Conferência Online sobre os Eventos Finais

Kwabena Donkor é diretor associado do Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia em Silver Spring, Maryland. Ele é editor de A Igreja, Cultura e Espíritos: Adventismo na África, e contribuiu para várias revistas e o livro Reclaiming the Center: Confronting Evangelical Accommodation in Postmodern Times. 

Esta ideia de selamento que encontramos na Bíblia às vezes é usada para indicar a propriedade.

Êxodo 21:1-11

Deuteronômio 15:12-18

A circuncisão de Abraão e seus descendentes traziam na pele a marca de que Deus era o dono daquelas pessoas.

Na noite da morte dos primogênitos no Egito, o anjo da morte veio. A marca com o sangue na porta livrou as crianças de Israel. Estes ficaram protegidos pelo sinal nos umbrais das portas.

Essas pessoas que têm sido seladas são genuínas. O livro de Apocalipse fala sobre elas serem marcadas na testa. Elas são fiéis, são leais. Então, tudo isso implica na ideia de selamento na Bíblia.

O que significa ter o selo de Deus?

Na Bíblia temos 2 tipos de selamento. Todos os cristãos que agem e pensam de forma sincera e genuína são selados de acordo com as Escrituras Sagradas.

Efésios 1 13- 14 

“Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

Os que ouvem o Evangelho e acreditam são selados pelo Espírito Santo. É uma herança. Está garantido. E o Espírito Santo agora protege você – seu status tem como propriedade do Deus Criador.

No fim dos tempos existem contrafações ocorrendo de acordo com o livro de Apocalipse. Há tribulação ocorrendo no mundo espiritual. Então, o povo de Deus precisará estar em segurança. Eles precisam ter a certeza em relação à salvação deles. O povo de Deus precisa saber que eles são genuínos, que são fiéis a Deus para passar por esse período. Então, essa é a razão que faz o selamento do tempo do fim ser muito, muito importante.

O livro de Apocalipse fala sobre ser selado na fronte e na mão. Encontramos essa mesma imagem em Deuteronômio 6. […] Pelo contexto ele está falando sobre os mandamentos de Deus. Então, a ideia de estar sendo selado na fronte e na mão representa totalidade. Não se trata de uma marca real, mas é um conceito que demonstra fé total e completa lealdade à vontade de Deus. E segui-LO por onde quer que Ele guie.

Apocalipse 7 é um interlúdio entre o 6° e o 7° Selos. No capítulo 6 os acontecimentos dos primeiros 6 selos já ocorreram. O 6° selo termina com as pessoas clamando pra que as rochas caiam sobre elas. Elas estão correndo para dentro das fendas das montanhas, gritando que ‘chegou a ira de Deus e quem poderá suportar?’ Então, você vê no capítulo 7 um grupo que foi selado. No capítulo 7 está a resposta para quem poderá suportar.

Nos versos 1-3:

“1Depois disso, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. 2Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo. Ele gritou com voz bem forte aos quatro anjos, aqueles que tinham recebido poder para causar dano à terra e ao mar, 3dizendo:

Encontramos aqui os anjos segurando os ventos nos cantos da Terra e dizendo: — Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até marcarmos com um selo a testa dos servos do nosso Deus.” Pessoas estão sendo seladas.

O selamento ocorre depois do sexto selo, o qual é aberto bem próximo da vinda de Cristo e antes da tribulação pela qual eles vão passar.

O mesmo grupo dos 144.000 que estão sendo selados em Apocalipse 7, também é citado em Apocalipse 14: 5. São os que passaram pela grande tribulação.

O fim do selamento vai acontecer um pouco depois do confronto. Em Apocalipse 16 aprendemos que há um conflito relacionado à adoração.

3 “rãs” saem da boca do Dragão, da Besta e do Falso Profeta. Eles estão reunindo o mundo inteiro para a Batalha do Armagedom. Esta é a hora do fechamento da Porta da Graça.

Em Apocalipse 13 há um decreto de morte contra aqueles que não concordarem em seguir o programa de ‘Babilônia’ e não muito tempo depois vêm as pragas de Apocalipse 15. Então, no selamento do tempo do fim vai acontecer a lei dominical e tudo o mais.

É nesse tempo de grande provação que o povo de Deus será selado.

Efésios 1-4 diz que não devemos entristecer o Espírito Santo. Então, é possível entristecer o Espírito Santo e perder o selo. É a permanência do Espírito em mim que garante que o selamento seja legítimo.

O que acontece com quem não tiver o selo de Deus?

Infelizmente, todo aquele que não estiver selado pelo Espírito Santo terá a marca da Besta. Estarão selados como pertencentes à trindade Profana. E é pela decisão consciente e a não crença na mensagem dos 3 anjos, ou seja, porque escolheu ficar em Babilônia, uma religião para adorar os próprios interesses. Então, sofrerá as consequências ruins por isso. As pessoas são avisadas, mas decidiram não prestar atenção à última mensagem de Deus. Irão passar pelo tempo de angústia sem a proteção que o povo de Deus tem.

Você pode ver mais estudos sobre Apocalipse 7 aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *