O Livro mais Influente da História

por George Knight – Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

O quê! Nenhuma leitura das Escrituras hoje? Sim, está certo! Porque quero chamar toda a sua atenção ao iniciarmos um estudo de um ano do documento mais influente do cristianismo. Repetidamente, este livrinho, intitulado “para os romanos” no idioma original, mudou o curso da igreja e da história do mundo.

Tomemos, por exemplo, a maior voz do período medieval – Agostinho de Hipona. “Eu estava torcendo e revirando minhas correntes” de luxúria e pecado, escreveu ele, “quando me joguei de alguma maneira debaixo de uma certa figueira e deixei minhas lágrimas fluírem livremente”. De repente, ele ouviu uma voz “repetindo várias vezes: “Pegue e leia, pegue e leia”.

Em resposta, Agostinho pegou sua Bíblia e leu a primeira passagem em que seus olhos caíram: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. (ver Romanos 13:13, 14). Agostinho encontrou vitória sobre seus problemas especiais quando, no livro de Romanos, encontrou Jesus como Salvador do pecado.

Martinho Lutero, mais de 1.000 anos depois, teve uma experiência semelhante. Um homem com uma consciência atormentada, Lutero observou que “se algum monge quis chegar ao céu por ser monge, foi eu”. Mas a prática religiosa simplesmente não deixou isso acontecer. Ele foi levado ao desespero até descobrir a justiça de Cristo em Romanos. “Então”, escreveu ele, “senti-me renascer e ter passado por portas abertas para o paraíso. Toda a Escritura assumiu um novo significado”. O resultado foi a Reforma Protestante.

Duzentos anos depois, John Wesley, que lutara para ser justo por anos, se viu em total desespero. Nessa condição, em 24 de maio de 1738, ele foi a uma capela na Aldersgate Street, em Londres. Lá ele ouviu alguém lendo o Prefácio de Lutero. . . Romanos. “Eu senti”, escreveu ele, “meu coração estranhamente se aqueceu. Eu senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma garantia me foi dada de que ele havia tirado meu pecado, mesmo o meu, e me salvou do pecado. lei do pecado e da morte “. O resultado foi a ascensão do movimento metodista.

Cuidado! Ler romanos muda as pessoas. Minha oração neste ano é que nossa leitura diária de Romanos transformará cada uma de nossas vidas.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *