São George de Berrien Springs

por George Knight – Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, Romanos 1:7

Pense um pouco. Os crentes em Roma não eram meramente chamados, mas foram convocados para serem “santos”.

O que você pensa quando ouve a palavra “santo”? Uma pessoa especial? Madre Teresa? Indivíduos que foram martirizados por causa de sua fé? Um herói da fé cristã, como São Pedro ou São Paulo?

A resposta da Bíblia é muito diferente. O significado básico da palavra deve ser “separado”. A ideia é que os cristãos sejam separados para Deus. A palavra no grego também implica ser santo. Assim, um santo é alguém a quem Deus separou para a santidade. “

Santo” vem da mesma raiz que “santificação”, que também significa ser separado para uso santo. Assim, no Antigo Testamento, Deus santificou, dedicou e separou o tabernáculo do deserto, o Templo de Salomão, os levitas e o sacerdócio para Seu santo uso. O Senhor também disse a Moisés para “santificar” (“consagrar”, confirmar) todo o povo de Israel para Ele (Êxodo 19: 10). Assim, o povo judeu era um povo santo do Deus do Antigo Testamento.

O Novo Testamento considera aqueles que creem em Jesus como Salvador e Senhor como sendo santos. Assim, Paulo pôde notar que mesmo os indivíduos da igreja desordenada de Corinto eram “chamados a ser santos” (1 Coríntios 1: 2). Eu também sou! Boas notícias. Assim como Paulo em Romanos 1: 1, Deus nos chamou e nos separou para o Seu serviço santo.

Em certo sentido, nós, como santos, fomos chamados de alguma coisa (dos princípios e dos caminhos do “mundo”). Mas ainda mais importante é a ideia de que cada cristão foi chamado para Deus.

Os santos de Deus são o Seu povo. Assim, o título da leitura de hoje. Eu sou São George de Berrien Springs. Você pode ser o São Geraldo de Hagerstown ou Santa Nancy de Sydney. Mas todos temos uma coisa em comum. Nós somos servos de Deus; fomos designados para fazer a vontade Dele; fomos chamados e colocados no caminho da salvação de Deus.

E qual é a minha resposta?

Leve-me hoje, Deus, e me use para a sua glória. Ajude-me a ser como Você. Amém!

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *