Nós nos Regozijamos?

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Também nos regozijamos em nosso Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.” Romanos 5:11, NKJV.

Cristãos, “regozijem-se”! Não é? Tenho visto alguns cristãos extremamente de aparência miserável.

Regozijar-se é uma palavra importante na primeira metade de Romanos 5. Em Romanos 5: 2 os cristãos “regozijam-se na esperança da glória de Deus” (NVI), no versículo 3 eles se regozijam com seus sofrimentos, e na passagem de hoje eles se regozijam porque eles já “receberam a reconciliação” e porque a plenitude da sua salvação no fim dos tempos está garantida (versículo 10). Se até mesmo seus problemas são motivo de alegria, os cristãos devem ter muito com que se alegrar.

Alegria também é uma palavra vital em Romanos. Em Romanos 14:17, por exemplo, Paulo nos diz que “o reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (RSV); em Romanos 15:13 ele ora para que Deus nos encha “de toda alegria e paz” (RSV), e no versículo 32 ele escreve que espera visitar os romanos com alegria. Então, em Romanos 16: 19, ele diz à igreja romana que ele está “cheio de alegria” (NVI) por causa de sua obediência a Deus.

Alegria e regozijo são fundamentais para o ensino de Paulo. Segundo ele, eles são a resposta natural à nossa aceitação do evangelho, as boas novas da salvação em Cristo. Ele até mesmo coloca a alegria em segundo lugar (logo após o amor) em sua lista do fruto do Espírito em Gálatas 5:22, 23.

Se Paulo dá tanta ênfase à alegria e regozijo, me pergunto por que tantos cristãos parecem tão infelizes. Olhando para alguns deles, você pensaria que o sinal da santificação aparentaria um rosto esfregado numa porção de picles.

E certamente não seriam vistos regozijando-se na igreja. Um dos sermões que mais gosto de pregar é intitulado “Sorrir na igreja não é pecado”.

Por que os cristãos – ou talvez os chamados cristãos – não têm mais alegria e regozijo? O texto de hoje sugere que eles se alegrarão quando perceberem que já foram salvos em Cristo. Talvez não percebam, aqueles que não estão se alegrando, o que Paulo tão enfaticamente tenta explicar em Romanos 3, 4 e 5 – que aqueles que aceitaram a Cristo já foram justificados, reconciliados com Deus e possuem a garantia da ressurreição enquanto permanecerem em um relacionamento de fé com Deus por meio de Cristo. Já tendo passado da morte para a vida, os cristãos não podem deixar de se alegrar.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *