A Necessidade de Despertar os Mortos

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“A mente posta na carne é morte, mas a mente posta no Espírito é vida e paz.” Romanos 8:6, NASB.

Este é um versículo interessante porque não diz que “a mente posta na carne conduz à morte”, mas que “é a própria morte”. Outra maneira de colocar isso é que os não salvos, aqueles que não estão “em Cristo”, já estão espiritualmente mortos. Assim, como um certo autor aponta, “o apóstolo está enunciando uma equação espiritual, não uma consequência espiritual.”

Se isso for verdade, você pode estar pensando, então como alguém pode vir a Cristo? A verdade é que os pecadores não vão a Ele; Ele é que vai até eles. Foi assim no caso do Adão caído, a quem Deus procurou no jardim; era verdade para a moeda perdida, para Zaqueu e para todas as outras pessoas na história. Deus, por meio de Seu Espírito Santo, fala ao coração de cada pessoa para despertá-la para suas necessidades. John Wesley chamou essa obra de “graça preveniente”, ou a graça de Deus que vem antes da graça salvadora. Antes que as pessoas possam aceitar o presente de Deus em Cristo, elas precisam ser despertadas de seu estado de morte espiritual.

Embora nosso texto hoje veja a morte espiritual como sendo o estado real daqueles cujas mentes estão “postas na carne”, em vez de ser uma consequência de seus pensamentos, há também um sentido em que o pecado leva à morte. Romanos 6:23 declara que “o salário do pecado é a morte”. Essa morte, é claro, não é a morte espiritual do texto de hoje, mas morte eterna no fim dos tempos. Mas os dois estão relacionados. Aqueles que se recusam a ser despertados da morte espiritual, aqueles que têm sua mente na carne, estão no caminho que culmina na morte eterna no final dos tempos.

No campo oposto daqueles cuja “mente está posta na carne” estão aqueles cuja mente está “posta no Espírito”. Mais uma vez, essa mentalidade não conduz à vida e à paz. Em vez disso, “vida e paz” é o que os cristãos nascidos de novo já têm. Como observamos em um estudo anterior, aqueles que estão “em Cristo” já têm vida eterna (João 3:36) e paz com Deus (Romanos. 5:1).

Não devemos igualar o ensino de Paulo em comparar àqueles que têm suas mentes postas nas coisas do Espírito em ser membro de igreja. Infelizmente, existem membros da igreja e até mesmo ministros cujas mentes estão na esfera da carne, em vez da esfera do Espírito. Mas a graça preveniente de Deus ainda está ativa em seus casos. Deus está sempre pronto para despertar os pecadores para as alegrias da verdadeira vida e paz.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *