Herdeiros do Imortal

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Ora, se somos filhos, somos herdeiros – herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se de fato participamos de seus sofrimentos para que possamos participar de sua glória.” Romanos 8:17, NIV.

Como podemos como cristãos, ser herdeiros de Deus? Afinal, convencionalmente usamos a palavra para nos referirmos àqueles que recebem propriedade quando outro morre. Mas Deus não morre!

A Bíblia nem sempre emprega palavras no mesmo sentido que nós. “Herdeiro” implica que, como cristãos, temos um relacionamento especial com Deus como Seus “filhos”. Por causa desse relacionamento, já possuímos a bênção do Pai e temos a certeza de mais bênçãos no final dos tempos.

No Antigo Testamento, o conceito de herança implica a posse da Terra Santa. Ele passou a ser visto como parte da bênção messiânica (Salmos 37: 9, 11; Isaías 60:21; 61: 7). Esse conceito foi transportado para o Novo Testamento. Assim, Jesus poderia chamar os mansos bem-aventurados, “porque eles herdarão a terra” (Mateus 5: 5). Novamente, ao falar aos discípulos, Jesus observou que “todo aquele que deixou casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá o cêntuplo e herdará a vida eterna” (Mat. 19:29, RSV). E no julgamento final, Jesus diz a Seus seguidores: “Vinde, bendito de meu Pai, e possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

A herança dos santos é a posse das bênçãos prometidas por Deus em toda a sua plenitude. Nós os recebemos em duas condições. Primeiro, “se somos filhos”. O “se no versículo de hoje não significa possibilidade, mas fato. O “se” não deve ser traduzido como “podemos ser”, mas “porque somos Seus filhos”. Por causa dessa certeza, os cristãos receberão a bênção da herança sem falta.

Em segundo lugar, “se … participarmos de seus sofrimentos”, participaremos “de sua glória”. Mais uma vez, o “se” significa “porque”. Ninguém jamais disse, muito menos Cristo e os apóstolos, que a caminhada cristã seria fácil. Na verdade, geralmente é exatamente o oposto, porque nossa terra está presa em no meio de uma luta galáctica entre o bem e o mal. Os cristãos optaram por um Senhor e por um conjunto de princípios contrários aos do “príncipe deste mundo” (Satanás). Portanto, eles podem esperar os mesmos tipos de conflito que custaram a Cristo Sua vida e causou tantos problemas aos apóstolos. Mas os problemas não são um fim em si mesmos. Aqueles que “participam de seus sofrimentos” irão “participar de sua glória”.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *