Liderança Especial de Deus

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“O Espírito de Deus afirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16, REB.

Mais uma vez enfrentamos um texto com dois espíritos. Nesse caso, não há problema em decidir a que se referem os dois espíritos. O Espírito Santo “dá testemunho” (KJV) de nossa natureza espiritual de que somos filhos de Deus com toda a certeza.

Romanos 8:16 parece conter um contraste com o versículo 15 no sentido de que no versículo anterior somos aqueles que afirmam ou testificamos nosso novo relacionamento com Deus clamando “Aba Pai”, enquanto no versículo 16 o Espírito Santo dá testemunho para nós que pertencemos à família de Deus.

O que é essa testemunha? Parece ter dois aspectos. O primeiro, o elemento objetivo, é aquele com o qual muitas pessoas se sentem mais confortáveis. Eles leram a Bíblia, compreenderam o plano de salvação, aceitaram-no e concordaram em viver uma vida de acordo com os princípios de Deus. Intelectualmente, eles sabem a verdade sobre o que significa ser cristão. E, é claro, eles acreditam que o Espírito Santo os guiou ao seu entendimento e compromisso. Esse entendimento fornece a eles uma base para testar os aspectos mais subjetivos do Cristianismo.

Encontramos, no entanto, mais do que um elemento meramente objetivo em relação ao ensino que o Espírito Santo afirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. O segundo aspecto é o subjetivo. Aqui estamos falando sobre algo intensamente pessoal que ocorre apenas entre o Espírito e o crente. Existe uma experiência espiritual genuína do Espírito Santo no coração de uma pessoa. Essas pessoas têm uma consciência avassaladora da presença de Deus ou sentem que Deus veio sobre elas de uma maneira especial. Eles não têm dúvidas de que o que estão experimentando vem dEle. Tive vários exemplos que foram extremamente nítidos para mim. Frequentemente, envolvem alguma escolha importante em minha vida pela qual tenho orado, incluindo o chamado para o trabalho de minha vida, se devo me mudar para um novo local ou, em um sentido especial, minha escolha de uma esposa.

Essas são ocorrências especiais na vida do cristão. Existe, no entanto, o perigo de que as experiências subjetivas possam ser falsas. Portanto, precisamos testar os espíritos (1 Tes. 5:19-21). Mas, por outro lado, Deus deseja guiar nossas vidas pessoalmente. É por isso que oramos. Ouvimos Suas respostas? Às vezes, em nossa vida, o Espírito testifica com nosso espírito a respeito de nosso dever ou do curso de ação que devemos seguir. Afinal, Ele está perto de nós. Ele é nosso Abba.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *