Oração Eficaz apesar de nós Mesmos

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas. Não sabemos o que devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que palavras não podem expressar.” Romanos 8:26, NIV.

A oração está no âmago de nossa experiência cristã diária, um fato muito bem destacado em três citações de Caminho a Cristo: (1) “A oração secreta … é a vida da alma” (p. 98); (2) “a oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do céu” (p. 94); (3) “a oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo” (p. 93).

Essas afirmações são verdadeiras. No entanto, quão ignorantes somos quando chegamos diante do trono de Deus. Moisés compartilhou essa ignorância quando orou em vão a Deus para permitir que ele entrasse na Terra Prometida (Deuteronômio 3:25, 26). Paulo mostrou isso quando orou três vezes pela remoção de seu “espinho … na carne”, apenas para que Deus lhe dissesse que a força de Deus “se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12: 7-9, RSV) John Knox destaca o problema quando escreve que “nossas necessidades vão muito além do poder de nossa fala para expressá-las”. Em suma, “não sabemos pelo que devemos orar”.

Por isso Deus enviou o Espírito Santo. O Espírito não apenas nos encoraja enquanto esperamos a consumação da redenção (Rom. 8:23), mas Ele nos ajuda em oração por causa de nossa fraqueza e ignorância. Deus não deixa pedra sobre pedra ao buscar capacitar aqueles que O aceitaram pela fé e se tornaram parte de Sua grande família. “O próprio Espírito”, diz nosso texto, “intercede por nós com gemidos que as palavras não podem expressar.”

O que exatamente o Espírito está fazendo por nós? J. B. Phillips parece saber a resposta quando traduz a passagem como “seu Espírito dentro de nós está realmente orando por nós naqueles anseios agonizantes que não conseguem encontrar palavras”. Quando nos faltam as palavras para expressar nossas necessidades mais profundas, quando fazemos sons que não são melhores do que ruídos inarticulados, o Espírito pega esses sons e os torna em intercessão eficaz.

Que grande Deus nós temos. Não só a salvação é tudo de Deus. Nossa fé não é apenas um presente Dele. Mas mesmo a oração significativa é o Espírito trabalhando apesar de nossas múltiplas fraquezas. Temos muito espaço para humildade. Mas também temos grandes motivos para nos regozijar em um Pai celestial que nos aceita em todas as nossas fraquezas.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *