Tornando-se uma Borboleta

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“E não sejais conformados com este mundo; mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que provais qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 2.

“Transformado”

Uma palavra interessante. Vem de duas palavras gregas, a primeira significa “atravessar [de um lado para o outro]” e a segunda “forma”. -Assim, ser transformado significa mudar de uma forma para outra. Usamos a palavra em português como “metamorfose”.

E o que é “metamorfose”? É o processo pelo qual uma lagarta semelhante a uma lesma se transforma em borboleta. Para mim, essa é uma das ilustrações mais gráficas do que acontece a uma pessoa quando ela encontra Jesus.

Deus nos encontra em nossas maneiras egocêntricas, orgulhosas e egoístas, e então nos leva e nos transforma. Agora, isso é um milagre! Talvez seja o maior de todos os milagres.

Deus quer pegar um verme como eu e me ensinar a voar. O Senhor busca pegar rastreadores monótonos, pintá-los em tons lindos e dar-lhes asas.

E a coisa boa é que Ele pode fazer isso. Louvado seja Deus, Ele quer me transformar. Ele quer me tornar semelhante a Ele em caráter; Ele quer me transformar em algo que não sou. Ele deseja me tornar uma nova criatura à imagem de Jesus.

Paulo não é o único a falar dessa ideia de transformação. Jesus descreveu como nascer de novo (João 3:3, 5). Então, novamente, Paulo nos diz em 2 Coríntios 5: 17 que os cristãos são novas criaturas. Eles se recusam a ser “conformados com este mundo”. J. B. Phillips traduz a passagem de hoje: “Não deixe o mundo ao seu redor apertar você em seu próprio molde, mas deixe Deus refazê-lo para que toda a sua atitude mental seja mudada. Assim, você provará na prática que a vontade de Deus … é boa.”

Karl Barth refere-se o tornar-se cristão como “uma grande perturbação”, uma vez que “o comportamento humano deve inevitavelmente ser perturbado pelo pensamento de Deus”. Tornar-se cristão muda todos os aspectos da vida das pessoas. O sistema de valores cristão se opõe ao do mundo. Portanto, é impossível para o cristão em conformidade com os valores e estilos de vida da época atual. Deus transformou a mente do cristão e ele permite que essa nova mente guie cada uma das atividades. São para os vários domínios da atividade cristã que Paulo se volta em Romanos 12:3 – 15:13, ao aplicar o evangelho da transformação à vida cotidiana.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *