Abrindo a Prisão do Egoísmo

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” Romanos 12:15.

P. Stuart Briscoe assinala que “o ser humano está dotado de uma grande capacidade de dar e receber amor. Até o coração mais duro derrete-se diante do sorriso inocente de uma criança ou das travessuras de cachorros e cordeiros. Mas essa capacidade de amor, simpatia e empatia é muitas vezes estranhamente encerrada nos limites do egoísmo.”

Muitas vezes ficamos tão presos em nós mesmos, em nossas próprias coisas, em nossas próprias realizações, em nossos próprios ganhos e perdas, que achamos inconveniente, senão francamente problemático, “alegrar-se com aqueles que se alegram” e “lamentar com aqueles que lamentam” (NIV).

Mas, estranhamente, a maioria de nós acha mais fácil “chorar com aqueles que choram” do que “alegrar-se com aqueles que se alegram”. Séculos atrás, o pai da igreja primitiva, Crisóstomo, comentou sobre esta passagem que “requer mais temperamento cristão elevado alegrar-se com os que se alegram do que chorar com os que choram. Pois esta natureza se cumpre perfeitamente; e não há ninguém tão difícil corajoso para não chorar por aquele que está em calamidade; mas o outro requer uma alma muito nobre, para não só não sentir inveja, mas até para sentir prazer com quem é estimado. ” Em suma, geralmente é mais difícil felicitar os outros por seus sucessos, especialmente se isso implicar em decepção para nós, do que simpatizar com os outros por suas perdas e tristezas. Somente quando nosso “eu” morre, quando é libertado “dos limites do egoísmo”, só então podemos sentir tanta alegria pelos sucessos dos outros quanto pelos nossos.

O versículo de hoje explica mais uma das muitas maneiras pelas quais o amor verdadeiro é expresso (Romanos 12:9). Custa muito, em termos de tempo e energia emocional, mas reflete a maneira como Deus se relaciona com cada um de nós. Nosso Pai celestial não é um ser estranho e distante. Em vez disso, compartilhe nossas alegrias e tristezas. Assim, ele nos mostra que somos importantes, que em sua opinião temos valor.

Deus tem um ministério para cada um de nós neste campo. Hoje ele vai colocar alguém no meu caminho, com quem eu possa chorar ou me alegrar. Em um sentido mínimo, posso ser “Deus” para eles, ajudando-os a ver que não estão sozinhos, que alguém se preocupa com eles, que suas alegrias e tristezas são importantes.

Ajude-me hoje, Pai, a viver mais o Seu amor.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *