Terceira Lição Sobre a Vida Transformadora

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Não pague a ninguém mal por mal. Busque o bem antes de todos os homens.” Romanos 12:17.

Em Romanos 12:17 chegamos a uma terceira lição sobre como viver a vida transformada, o “sacrifício vivo” dos versículos 1 e 2. A primeira lição (versículos 3-8) apresentou a humildade que todos os cristãos precisam trabalhar na igreja e usar os dons de Deus. O segundo (versículos 9-16) se refere às características do amor genuíno.

A terceira lição de Paulo (versículos 17-21) enfoca como os cristãos devem reagir aos que os maltratam. Dado o instinto de autoproteção que todo indivíduo possui, é natural que pensamentos de vingança surjam em cada coração humano. Paulo já tocou no assunto no versículo 14, onde exorta não a amaldiçoar, mas a abençoar aqueles que nos perseguem. Mas é mais fácil dizer do que fazer. Como resultado, Paulo volta ao assunto nos versos 17-21.

Sua primeira comissão é que os cristãos não retribuam o mal com o mal. Há várias razões para isso. Uma é que a vingança pode custar caro.

Dale Carnegie conta sobre uma visita ao Parque Nacional de Yellowstone, na época em que os turistas podiam ver guardas-florestais alimentando grandes ursos pardos. Esses animais não toleravam nada nem ninguém para competir com eles. Com rosnados ameaçadores, eles afugentaram qualquer animal que tentasse roubar um pouco de sua comida … exceto por um pequeno animal, o gambá! Embora fosse claro que os grandes ursos se ressentiam da falta de vergonha dessas feras de listras brancas e teriam grande prazer em se vingar deles, isso não aconteceu. Porque? É que o custo da vingança era muito alto.

“Ursos sábios!”, Diz Stan Mooneyham. “Mais espertos do que muitos de nós, humanos, que passamos dias cheios de frustração e noites sem dormir furiosos com nossos ressentimentos e planejando maneiras de se vingar. Essa raiva, amargura e vingança cobram seu preço em nosso corpo, alma e emoções. O custo é muito alto e causa muitos danos.”

A vingança não é apenas cara; além disso, não é da nossa conta. Paulo nos diz no versículo 19 que Deus corrigirá todos os males. Depende de nós retribuir o mal com o bem (versículo 20).

Concluindo, os cristãos vivem uma vida de amor, mesmo que sejam maltratados. Isso requer graça. Devemos ressaltar que a graça não serve apenas para perdoar. Também é concedido para transformar nossas atitudes E nos permitir mostrar amor. Não sei o que você pensa, leitor, mas no meu caso, e à luz do texto de hoje, preciso orar por um derramamento adicional de graça, agora mesmo.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *