Vida na Nova Comunidade em Cristo – Romanos 12:1-21

William G.Johnsson

Fonte: Romanos, uma carta de amor de Jesus

Durante a maior parte da minha vida eu estava errado sobre Paulo. Não completamente errado, mas errado em um aspecto importante. Se me perguntassem: “Como Paulo entendeu sua missão?”, eu teria respondido: “Paulo entendeu sua missão de pregar as boas novas em todos os lugares e especialmente aos gentios. Eu queria batizar o maior número possível de pessoas para que elas estivessem prontas para o retorno de Jesus.”

Não, isso é apenas parcialmente correto.

É verdade que Paulo se via e era um pregador das boas novas. É verdade que Deus havia colocado sobre ele a tarefa de ser a pessoa preeminente para apresentar Jesus aos gentios. É verdade que ele queria pregar Jesus em novos territórios em vez de construir sobre a obra já estabelecida por outros.

Mas errado porque ele queria principalmente batizar o maior número possível de pessoas para que elas estivessem prontas para receber Jesus.

Somente nos últimos anos, depois de ler obras de N. T. Wright, um estudioso do Novo Testamento, percebeu que uma parte vital da autocompreensão de Paulo

Hoje nós as chamamos de igrejas, mas esse termo tende a obscurecer a nova criação que elas eram. Quando ouvimos “igreja”, nossa mente imagina um edifício, um lugar reservado para adoração. Mas esse não era o caso nos dias de Paulo, por uma simples razão: os cristãos não tinham tais edifícios. Os seguidores de Jesus não tinham legitimidade no Império Romano; sua religião era ilícita. Então, de tempos em tempos, eles poderiam ser perseguidos, levados ao tribunal, ordenados a reconhecer César como Senhor e executados se não o fizessem.

Construir casas de adoração? De maneira nenhuma. Somente no século III, quando a nova religião conquistou um grande número de adeptos, foi concedida a permissão para construir igrejas.

Quando Paulo escreveu sua carta aos romanos, os seguidores de Jesus estavam reunidos nas casas dos crentes. Hoje nós as chamamos de “igrejas domésticas”, mas isso as vira de cabeça para baixo. Eram igrejas, o que significa reuniões de crentes, reuniões em casas.

O grande objetivo de Paulo enquanto viajava pelo império era estabelecer células de novos seguidores do Senhor ressuscitado. Na cidade de Roma, a igreja se reunia na casa de Priscila e Áquila (ver Romanos 16:3-5), que devia ser rica e ter uma casa grande, porque Paulo envia saudações a uma longa lista de crentes. Talvez os cristãos se reunissem para adoração em algumas casas, uma das quais era a sua.

Tão familiar é a ideia de igrejas para nós que não compreendemos totalmente seu significado nos dias de Paulo. Essas comunidades em Cristo eram algo novo em cena: não havia nada semelhante no império. A maioria das pessoas adorava os deuses gregos ou romanos tradicionais, cujos templos e santuários podiam ser encontrados em todos os lugares. Os devotos desses deuses adoravam visitando o templo ou santuário e fazendo um sacrifício ou trazendo uma oferenda. Eles fizeram isso individualmente: não havia culto corporativo onde, digamos, seguidores de Atena ou Zeus se reunissem para adorar juntos.

Onde quer que Paulo fosse, ele deixou novas comunidades centradas em Jesus Cristo, o Messias crucificado, ressuscitado dos mortos. Enquanto os cristãos se reuniam para adorar, eles celebravam Jesus. Eles cantaram alegres hinos de adoração e compartilharam uma refeição sagrada em memória: a Eucaristia ou a Última Ceia (veja 1 Coríntios 11:17-34).

Aqui e ali, nos escritos do Novo Testamento, encontramos porções incorporadas dos hinos de adoração a Jesus que os primeiros cristãos cantavam em sua adoração. Todos exaltam Jesus como Salvador e Senhor, crucificado, mas ressuscitado dos mortos.

Encontramos o exemplo mais claro na carta de Paulo aos Filipenses:

Embora Cristo sempre tenha sido igual a Deus, ele não insistiu nessa igualdade.

Pelo contrário, renunciou a essa igualdade e tornou-se igual a nós, tornando-se escravo de todos.

Como homem, ele se humilhou e obedeceu a Deus até a morte:

Ele morreu pregado em uma cruz!

“Por isso Deus lhe deu o maior privilégio, e lhe deu o mais importante de todos os nomes, para que todos os que estão no céu, e os que estão na terra, e os que estão debaixo da terra possam se ajoelhar diante dele; para que todos reconheçam que Jesus Cristo é o Senhor e dai glória a Deus Pai» (Filipenses 2:6-11. TLA).

Traços de hinos podem ser encontrados em Colossenses 1:15-20 e 1 Timóteo 3:16. Em cada um desses primeiros hinos, Cristo é adorado como Deus; o tom é de admiração.

Quando você lê as cartas de Paulo em sua língua grega original, você não pode deixar de estar ciente da nova vida que pulsa nelas. Paulo e presumivelmente seus leitores são absolutamente certo de duas realidades: primeiro, que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e, segundo, que está presente no meio deles pelo Espírito Santo.

Que assembleias vibrantes e animadas devem ter sido aquelas primeiras eklesia (“chamadas”) ou igrejas! Eles eram inclusivos, abertos a judeus e gentios, mulheres e homens, escravos e livres, ricos e pobres. Eram comunidades novas em Cristo, e a enorme contribuição de Paulo para a religião e história cristãs foi estabelecê-las por todo o Império Romano.

Paulo raramente mencionava as pessoas que vieram a Cristo por meio de sua mensagem, ou a quem ele batizou. Ele não entendia que sua missão era principalmente batizar as pessoas. “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar as boas novas”, escreveu ele à igreja de Corinto, uma igreja que ele fundou (1 Coríntios 1:17).

Não posso evitar o contraste entre o entendimento de Paulo sobre sua missão e nosso entendimento de missão como adventistas do sétimo dia:

• Enfatizamos as decisões pessoais e individuais por Cristo. Paulo estava preocupado com a comunidade, bem como com o indivíduo.

• Mantemos uma contagem de batismos, Paulo não.

• As novas comunidades de Paulo se alegraram com a ressurreição de Jesus, que significou vitória sobre a morte. Isso, junto com a presença do Espírito Santo, mostrou aos primeiros cristãos que o reino de Deus já havia chegado à terra. Eles criam no reino que ainda estava por vir, mas o reino já estava presente em corações e vidas cheios. Pelo contrário, os adventistas enfatizam a segunda vinda de Cristo em vez da primeira vinda. Nós não falamos ou cantamos muito sobre a gloriosa ressurreição de Cristo e o Espírito Santo enviado do céu como demonstração de sua vitória.

Como em todas as suas cartas, Paulo conclui sua epístola a Roma dando instruções práticas às jovens igrejas. Em Romanos, seu conselho sobre a vida na nova comunidade em Cristo leva o seguinte:

• Romanos 12: Sacrifícios vivos.

• Romanos 13: A supremacia do amor.

• Romanos 14, 15: Diferenças de experiência, aceitem-se mutuamente. Romanos 16: Saudações pessoais.

Sacrifícios vivos

Paulo resume a vida cristã com uma metáfora brilhante: “Seja [os seus corpos] um sacrifício vivo e santo, do tipo que ele achará aceitável. Essa é verdadeiramente a maneira de adorá-lo” (Romanos 12:1).

Para os crentes que viviam em Roma, como para Paulo, o sacrifício era um conceito familiar. Os judeus sacrificavam em seu templo em Jerusalém; os romanos ofereciam sacrifícios nos vários santuários erguidos aos deuses gregos e romanos; Em todo o império, inúmeros sacrifícios foram realizados diante de inúmeras divindades. Um dos talvez mais grosseiros para nós, era o taurobolium, um batismo no sangue de touros, praticado pelos seguidores de Mitra.

Este era o seu mundo, um mundo onde os sacrifícios eram vistos e oferecidos diariamente. Não é o nosso mundo. Em muitas poucas sociedades da Terra podem ser encontrados sacrifícios que ainda são oferecidos. Portanto, quando Paulo fala de “sacrifício vivo e santo”, lutamos para captar o seu significado.

Ainda usamos o termo “sacrifício” em algumas ocasiões, mas com um significado totalmente diferente do antigo entendimento. Hoje pensamos em um “sacrifício” como uma oferta cara, que, como gostamos de dizer, “machuca”. Mas o “sacrifício” nos dias de Paulo não era apenas doloroso, era mortal. Significava morte: a morte do animal apresentado ao sacerdote e sacrificado. (Os antigos sacerdotes foram apropriadamente chamados de “santos açougueiros”.)

Portanto, quando Paulo em Romanos 12:1 diz que a maneira de adorar ao Senhor é apresentando nosso corpo como um “sacrifício vivo e santo”, a questão da morte é primordial. Ele está capturando uma ideia que encontramos várias vezes em Romanos 1-7, o tema da vida e da morte. Viver a vida cristã nesse sentido está no cerne de morrer e nascer para uma nova vida em Jesus.

À medida que Paulo continua a elaborar sobre o que significa ser um “sacrifício vivo e santo”, seu conselho é tão novo para nossos tempos quanto para os cristãos em Roma:

“Em primeiro lugar, o sacrifício vivo denota uma comunidade de pessoas renovadas por Deus, uma sociedade transformada. Em vez de seguir os costumes e o comportamento do mundo ao seu redor, essas pessoas são diferentes. Eles seguem a Deus, não ao mundo; andam tão perto dele que sabem o que agrada a Deus e o fazem.”

A tradução de Deus Fala Hoje de Romanos 12:2-3, embora longe de ser uma tradução literal, consegue de maneira admirável transmitir o significado de Paulo:

“Não viva segundo os critérios do tempo presente; pelo contrário, mude seu modo de pensar para que seu modo de viver mude e você venha a conhecer a vontade de Deus, ou seja, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito”

Segundo, um sacrifício vivo é uma comunidade onde as pessoas são autênticas, reais. Eles não se acham melhores do que os outros. Eles não pensam muito de si mesmos, eles não pensam muito baixo de si mesmos. Eles se medem “pela fé que Deus nos deu” (Romanos 12:3).

Terceiro, um sacrifício vivo é uma comunidade onde todos reconhecem que pertencem uns aos outros. Eles são um corpo: o corpo de Cristo. Assim como o corpo tem muitas partes e cada parte tem uma função especial, a igreja é composta de indivíduos com habilidades e funções diferentes (Romanos 12:4, 5).

Quarto, um sacrifício vivo é uma comunidade onde Deus dá diferentes habilidades às pessoas para que tudo seja bem feito. Paulo menciona várias dessas habilidades ou dons: profetizar, servir aos outros, ensinar, encorajar os outros, dar, orientar e mostrar bondade. Sua lista não pretende ser exaustiva; antes, representa o modo como a nova comunidade em Cristo funciona (Romanos 12:6-8). Quando ele menciona “capacidade de profetizar” (Romanos 12:6), ele não está se referindo a predizer eventos no futuro, mas a transmitir sabedoria espiritual, como na pregação.

Uma comunidade de homens e mulheres cujo pensamento foi transformado por Deus, uma comunidade onde as pessoas são autênticas e cuidam umas das outras, uma comunidade que funciona bem porque Deus graciosamente concede habilidades especiais, isso é realmente um sacrifício vivo e santo. Nessa comunidade o reino de Deus já começou na terra e o Senhor ressurreto se manifesta. Essa comunidade é o seu corpo.

Como é viver nesta nova comunidade em Cristo? Paulo agora segue com instruções específicas e detalhadas.

A vida na nova comunidade

As instruções de Paulo, que cobrem o restante de Romanos 12, se dividem em duas categorias gerais: relacionamentos entre os crentes  (Romanos 12:9-13) e relacionamentos com a sociedade em geral (Romanos 12:14-21).

Ao expor como os crentes em Jesus devem se relacionar uns com os outros, Paulo começa com a característica mais importante: “Seja genuíno o amor” (Romanos 12:9). Enfeitar as portas da nova comunidade em Cristo com a inscrição: amor genuíno.

A palavra original para “amor” usada aqui é o grego ágape (ἀγάπη). É uma palavra magnífica e vale a pena considerar um pouco.

Pense na maneira solta com que falamos sobre “amor” [(O autor está se referindo ao uso da palavra inglesa love. Em cada caso, a mesma palavra é usada: I love my work; I love Felix, my cat; I love Hawaii, etc.): eu amo meu trabalho.] Eu amo Felix, meu gato. Eu amo o Havaí.

Adoro sorvete de chocolate com menta. Eu amo minha irmã Ruth. Eu amo meu cônjuge.

Que espectro de significados! Como o “amor” pode abranger meus sentimentos por meu gato e minha afeição por minha irmã? Para sorvete e minha esposa?

Não é possível, em todo caso de uma maneira muito ruim. A língua inglesa, veículo de Shakespeare, autor de tão rico vocabulário, cai de cara no chão quando se trata da palavra “amor”.

Os gregos de 2000 anos atrás eram muito mais precisos. Eles não estavam tentando empacotar os diferentes significados que observamos anteriormente. Eles não tinham uma, mas várias palavras para “amor” em seu vocabulário. Os três mais comuns eram eros, philia e ágape.

Eros descrevia o amor apaixonado, o amor sexual. A palavra “erótico” vem dessa palavra.

Philia era usada para relacionamentos humanos, irmão para irmão, irmão para irmã e assim por diante. Esta palavra é a fonte da nossa palavra “filantropia”, literalmente o amor de outros seres humanos.

Ágape estava no topo da escada. Era o tipo mais elevado de amor, nada relacionado às conotações sensuais de eros. No Novo Testamento ela atinge alturas que vão além de seu uso na cultura greco-romana: os cristãos a tomam e a enchem de significado relacionado a Deus. Para eles, Deus se revelou em Jesus de Nazaré, mostrou-se extremamente bondoso, misericordioso, generoso e bom.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

É assim que os cristãos devem se relacionar uns com os outros: devemos amar uns aos outros da mesma maneira que Deus nos ama.

Amor: nenhuma palavra é mais usada em nossa sociedade. Amor: nenhuma palavra é mais abusada em nossa sociedade.

Paulo nos chama ao amor verdadeiro, amor autêntico, amor genuíno.

Para evitar dúvidas sobre como é o amor genuíno, Paulo prossegue com uma lista de desejos. O amor genuíno faz o seguinte:

1. Odeie o que está errado (sim, há tempo para odiar!) (Romanos 12:9).

2. Apegue-se ao que é bom (Romanos 12:10).

3. Demonstre afeição genuína (Romanos 12:10).

4. Deleita-se em honrar os outros (Romanos 12:10).

5. Ele não é preguiçoso, mas trabalha duro (Romanos 12:11).

6. É entusiástico (grego: “ferver”) (Romanos 12:11).

7. Sirva ao Senhor com entusiasmo (Romanos 12:11).

8. Alegra-se na esperança confiante (Romanos 12:12).

9. Seja paciente diante dos problemas (Romanos 12:12).

10. Persevere em oração (Romanos 12:12).

11. Contribuir para as necessidades dos santos (Romanos 12:13).

12. Estenda a hospitalidade a estranhos (Romanos 12:1313).

Esta descrição do amor genuíno convida inevitavelmente a uma comparação com I Coríntios 13, o “capítulo do amor” de Paulo.

Romanos 12 e 1 Coríntios 13

Não podemos tomar 1 Coríntios 13 em detalhes aqui; Quero apenas destacar alguns pontos.

Primeiro, a natureza da escrita é marcadamente diferente do resto da carta. Em 1 Coríntios 13, a linguagem é rapsódica, lírica, como um hino. O capítulo é um louvor ao amor. Em forte contraste, Romanos 12 é prosaico, competente.

Em segundo lugar, 1 Coríntios 13 é uma ode [composição poética] ao amor em três movimentos arredondados e belamente desenvolvidos: o valor transcendente do amor (1 Coríntios 13:1-3), a natureza do amor (1 Coríntios 13:4-7) e a qualidade duradoura de amor (1 Coríntios 13:8-13).

Muitas vezes me perguntei onde Paulo encontrou as magníficas palavras de 1 Coríntios 13. Sabemos que ele usou um escriba para escrever suas cartas (veja Romanos 16:22); Paulo ditava e o escriba escrevia. Esse cenário não funciona para o “capítulo do amor”. Não há como Paulo ter feito essa ode do nada. Era algo que já estava tomando forma ou era um poema gerado por outra pessoa? Certamente não por uma pessoa que não acreditava em Jesus, o poema é completamente cristão. Ou talvez as palavras já estivessem em sua cabeça porque ele muitas vezes refletiu sobre essas linhas e elas se encaixam perfeitamente em sua carta aos crentes em Corinto.

Romanos 12, por outro lado, é simplesmente uma lista das marcas do amor, acho que não pretende ser uma lista exaustiva. O amor, como a própria vida, é complexo demais para ser incluído em qualquer lista. Em vez disso, a descrição de Paulo é representativa de como é o amor, como ele se mostra no dar e receber da vida cotidiana.

Terceiro, Romanos 12 e 1 Coríntios 13 se complementam. Os capítulos correm paralelos, se sobrepõem em ideias, divergem em alguns pontos. Juntos, eles dão ao leitor atencioso uma visão penetrante sobre a natureza do ágape.

Viver no mundo

Em Romanos 12:14-21, Paulo aborda os relacionamentos com as pessoas da sociedade ao seu redor. Essa sociedade era muitas vezes hostil para com os seguidores de Jesus Cristo. Os cristãos eram uma pequena minoria, uma minoria muito pequena. Eles não foram reconhecidos pelo estado como uma religião “lícida”, isto é, legal. Eles não ofereciam sacrifícios nos inúmeros altares erguidos às divindades da Grécia e de Roma.

Era preciso coragem para ser um seguidor de Jesus. Zombados, incompreendidos, caluniados, os cristãos viram seus bens confiscados. Eles poderiam ser jogados na prisão porque se recusaram a reconhecer o chefe do império, César, como divino. Assim, ao estudarmos o conselho de Paulo aos crentes que vivem em Roma, a sede do império, detectamos uma nota de sofrimento permeando suas palavras:

1. Quando você for perseguido, abençoe aqueles que o maltratam. Abençoe-os, não os amaldiçoe (Romanos 12:14).

2. Entre nas experiências de vida das pessoas ao seu redor. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram (Romanos 12:15).

3. Viva em harmonia com os outros (Romanos 12:16).

4. Associar-se às pessoas comuns da sociedade; não seja orgulhoso (Romanos 12:16).

5. Não pense que sabe tudo (Romanos 12:16).

6. Não retribua o mal com mais mal (Romanos 12:17).

7. Pegue a estrada principal, que é honrosa aos olhos de todos (Romanos 12:18).

8. No que depender de você, viva em paz com todos (Romanos 12:18).

9. Nunca se vingue, isso é obra de Deus, não sua. (Romanos 12:18-19).

10. Se seus inimigos estiverem com fome, alimente-os. Se estiverem com sede, dê-lhes de beber (Romanos 12:20).

11. Não deixe o mal te conquistar. Em vez disso, ele vence o mal fazendo o bem (Romanos 12:23).

É uma lista tremenda! E de grande valor para nós, embora nossas circunstâncias sejam muito diferentes daquelas dos cristãos a quem Paulo escreveu.

Uma coisa me chama especialmente a atenção: fazer parte da sociedade! Não se retraia! Não tente desaparecer na floresta! Como Jesus disse: “Deixe a vossa luz brilhar diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e deem glória ao vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Você pode ver outros comentários do pastor William G. Johnsson sobre Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *