A Boa Jactância

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus.” Romanos 15:17.

O “pois’” no versículo de hoje nos remete a Romanos 15:15 e 16, em que Paulo falou de seu ministério bem-sucedido aos gentios, que se ofereceram a Deus por causa da pregação do evangelho pelo apóstolo.

A palavra “glória” que Paulo usou, poderíamos traduzi-la como “jactância”. Em todo o livro de Romanos, Paulo tem sido inflexível que não há razão para justificar a jactância. Afinal, o pecador está perdido, sem esperança. E ele não pode nem se gabar de sua salvação, porque é puramente um presente de Deus.

No entanto, ele já nos disse que se gaba de Deus. E agora ele diz que se gaba ou se gaba do que Deus fez por meio dele para a salvação de outros.

Devemos analisar cuidadosamente o uso que Paulo faz da jactância, porque existem dois tipos, jactância pecaminosa e jactância saudável. O pecador concentra nossas realizações. “Olhe para mim”, diz ele, “como sou importante.”

Antes de seu encontro com Jesus na estrada para Damasco, Paulo tinha uma ostentação pecaminosa. “Se alguém pensa que tem algo na carne em que confiar”, escreveu aos filipenses, “eu mais. Circuncidado no oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamin, hebreu de hebreus. Quanto à Lei, fariseu. Quanto ao zelo, perseguidor da igreja; Quanto à justiça da Lei, irrepreensível” (3:4-6).

Paulo era orgulhoso e jactancioso. Mas quando ele encontrou Jesus na estrada para Damasco, ele reconheceu que realmente não valia nada.

Claro, de certa forma ele estava errado. Mais tarde, ele compreendeu que cada um de nós se torna algo se permitirmos que Deus nos salve, nos transforme e nos use a seu serviço. Mas, nesse ponto, não somos nós que merecemos a vanglória ou a glória, mas o Deus que nos salva, transforma e nos fortalece. É em relação a este conceito que em Romanos 15:17 Paulo se gaba de dizer: “Por isso, glorio-me em Cristo Jesus no meu serviço a Deus”.

Paulo não está glorificando a si mesmo, mas no poder que Deus tem para trazer pecadores a Jesus por meio do serviço do apóstolo.

Que todos nós reconheçamos nossa incapacidade para que o Deus de Paulo possa nos usar para sua glória. E que também aprendamos a lição da “boa vanglória”, que consiste em exaltar o poder de Deus para a salvação. Aprendamos a glorificar-nos em Cristo Jesus, glorificando o Pai pela obra maravilhosa que Ele faz por cada um de nós.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *