Ano Bíblico 2020 – 34º Dia: Misericórdia é mais do que uma Atitude – Mateus 10:42

Leitura Bíblica: Mateus 10:42

“E quem der de beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade lhes digo que de modo nenhum perderá a sua recompensa.”

Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

Conta-se a história de Jacob Bright, que certo dia ao voltar da cidade para casa, encontrou no caminho um vizinho pobre em grande dificuldade. Seu cavalo sofrerá um acidente e era preciso matá-lo. As pessoas se aglomeravam em torno daquele homem, dizendo como lamentavam a situação. A alguém que ficava repetindo isso em voz alta, Jacob disse: “Eu lamento um valor de 50 dólares. Quanto o senhor lamenta?” Ele então passou o chapéu por todos os que ali estavam para conseguir comprar outro cavalo para aquele homem.

Ser misericordioso é mais do que uma atitude. É uma ação. Misericórdia é amor em ação.

Mas antes do amor se tornar ação, é necessário olhar para os outros. Nas palavras de William Barclay: “Misericórdia é o oposto de egocentrismo. … E a antítese de egoísmo.”

Certo teólogo sugeriu que “a igreja é companheirismo entre pessoas ‘mortas para si mesmas’ e vivas para Cristo”. A misericórdia entra em cena quando o amor ao eu é substituído pelo amor a Deus e aos semelhantes.

Misericórdia é uma atitude do coração que gera atitudes específicas para com pessoas específicas. Assim, Ellen White pode verdadeiramente dizer que “palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação, seriam para muitas almas lutadoras e solitárias como um copo de água fria a uma alma sedenta. Uma palavra compassiva, um ato de bondade, ergueriam fardos que pesam duramente sobre fatigados ombros. E toda palavra ou ato de abnegada bondade é uma expressão do amor de Cristo pela humanidade perdida”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 23.

Por que deixar para depois? Por que não fazer nesta manhã uma gentileza não esperada para seu esposo ou esposa? Que tal começar o dia de trabalho com um ato de bondade para com o seu colega? Que tal surpreender seu pai, ou seu filho ou filha? Hoje é o dia de demonstrar a outros a misericórdia de Deus. Não ao meio-dia ou depois do trabalho, mas agora — e depois também.

Leitura Complementar: Cristianismo Puro e Simples

Capítulo a ler hoje: As Virtudes Cardeais

Não poderei postar os capítulos deste livro aqui no Nossas Letras. Entretanto, se você não o tiver, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Livraria Família Cristã

Saraiva

Amazon

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *