Ano Bíblico 2020 – 41º Dia: Mateus 15: 10 – 19 O Centro de Controle

Leitura Bíblica: Mateus 15:  10 – 19

E, convocando a multidão, Jesus disse:

— Escutem e entendam: 11o que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca; isto, sim, contamina a pessoa.

Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram:

— Sabia que os fariseus, ouvindo o que o senhor disse, ficaram escandalizados?

Mas ele respondeu:

— Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada. Esqueçam os fariseus; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão num buraco.

Então Pedro disse a Jesus:

— Explique-nos esta parábola.

Jesus, porém, disse:

— Também vocês ainda não entenderam? 

Não compreendem que tudo o que entra pela boca desce para o estômago e depois é eliminado? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa. Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 

O  Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

O mundo da Palestina do primeiro século, pensava-se que o coração era muito mais do que um órgão do corpo humano que bombeava sangue. A palavra grega kardia, é traduzida para o inglês como “heart” e para o português como coração. E o que deu origem à palavra cardíaco e outros termos semelhantes.

Do começo ao fim da Bíblia, kardia é o centro dos motivos e atitudes das pessoas, bem como o centro da personalidade. Inclui ainda a mente e a vontade. Por isso, Jesus podia dizer: “Por que cogitais o mal no vosso coração?” (Mat. 9:4), e o sábio podia afirmar que “como imagina em sua alma [coração], assim ele é”. Prov. 23:7.

A Bíblia estabelece que o coração é o centro de controle da mente e da vontade, bem como das emoções. O coração é o manancial de onde fluem todas as demais coisas na vida de uma pessoa.

Como resultado, é de suma importância que o coração seja puro.

Um coração impuro pode levar a uma vida impura; um coração puro, porém, resulta em uma vida em harmonia com os princípios divinos. O centro de controle é extremamente importante. “Bem-aventurados os puros de coração.

Jesus transmitiu “Seus ensinos a respeito do coração num mundo em que a espiritualidade das pessoas era julgada pelo seu exterior. A maneira como lavavam as mãos, como se vestiam e com quem comiam, se tornaram pontos pelos quais eram julgados. A religião se tornara exterior no entendimento dos judeus.

Não é muito diferente hoje. Inúmeros cristãos professos ainda avaliam outras pessoas pelas ações exteriores. E a sua vara de medir é com frequência a vara da tradição e da perspectiva humana usada pelos antigos fariseus. E isso acontece até entre os adventistas do sétimo dia.

Os ensinos de Jesus colocam um fim a todas essas formas de avaliação. Sua preocupação é o centro de controle. Se as coisas estiverem certas no centro, elas também estarão certas na periferia da minha vida.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *