Ano Bíblico 2020 – 6º Dia: Cidadãos do Reino – Mateus 3: 1 – 2

Leitura Bíblica

Mateus 3: 1-2

O Livro de Mateus

Por George Knight

Caminhando com Jesus no sermão do Monte

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus.” Mateus 3:1 e 2.

Jesus começou Sua pregação exatamente com a mesma mensagem de João (ver Mateus 4:17). O reino chegou com o início do ministério de Jesus. E na primeira bem-aventurança, os pobres de espírito são chamados abençoados porque “deles é o reino dos Céus” (Mat. 5:3).

Note que na primeira bem-aventurança, a bênção é uma realidade presente. Essa mesma verdade é repetida no verso 10, enquanto muitas das bênçãos interpostas são declaradas no tempo futuro.

O que isso significa? O reino não virá na segunda vinda de Jesus? A resposta é tanto sim como não.

O Novo Testamento tem dois pontos de vista do reino dos Céus. O reino chegou com o ministério público de Jesus, mas não será estabelecido em sua plenitude até que Jesus volte nas nuvens do céu. O primeiro desses aspectos do reino pode ser considerado como o reino da graça, enquanto o segundo pode ser visto como o reino da glória.

Dessa forma, os crentes são cidadãos do reino de Deus, e têm a vida eterna (João 5:24; 6:47). A posse é algo atual.

Como isso aconteceu? Como nos tornamos cidadãos do reino? Ellen White apresenta a resposta de maneira precisa: “Todos os que têm a intuição de sua profunda pobreza de alma”, escreve ela, “e veem que em si mesmos nada possuem de bom, encontrarão justiça e força olhando para Jesus. … Ele vos ordena que troqueis a vossa pobreza pelas riquezas de Sua graça…. Qualquer que tenha sido vossa vida passada, por mais desanimadoras que sejam vossas circunstâncias presentes, se fordes a Jesus exatamente como sois, fracos, incapazes e em desespero, nosso compassivo Salvador irá grande distância ao vosso encontro, e em torno de vós lançará os braços de amor e as vestes de Sua justiça. Ele nos apresenta ao Pai, trajados nas vestes brancas de Seu próprio caráter.” – O Maior Discurso de Cristo, págs. 8 e 9.

Louve a Deus hoje, porque se você é humilde de espírito, já é um membro do reino dos Céus. Louve a Deus hoje por Suas bênçãos infinitas em Jesus.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Conheça o livro de Mateus

Leitura Complementar

Cristianismo Puro e Simples – Capítulo 1 página 05 à 12

Obviamente, infelizmente não poderei postar os capítulos deste livro aqui. Entretanto, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Saraiva

Amazon

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *