Ano Bíblico 2020 – 70º Dia: O Lado Social do Sal 1 Coríntios 15: 1 – 4

Leitura Bíblica: I Coríntios 15: 1 – 4

“Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei … que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”

O Livro de 1 Coríntios

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte

As boas novas do evangelho são que Jesus morreu por nossos pecados; além disso, Sua ressurreição é a garantia da nossa ressurreição futura. Alguns gostariam que crêssemos que as boas novas são o fato de que a igreja cristã efetuará uma reforma social na economia e nos governos humanos. Eles veem a função de sal da igreja como aquela na qual seu papel é fazer pronunciamentos acerca da situação geral do mundo no tocante a coisas como política, economia e relações exteriores.

O problema com essa abordagem da analogia do sal é que ela não é encontrada no Novo Testamento. Em lugar nenhum vamos encontrar Jesus ou Paulo trabalhando em prol da reforma do governo romano ou emitindo decisões à corte imperial para fazer isso ou aquilo.

Aqueles que têm considerado a função de sal do cristão como essencialmente social, basearam sua compreensão nos profetas do Antigo Testamento. Mas há um problema com essa maneira de ver, pois em Israel não havia distinção entre Igreja e Estado. Por isso, os profetas do Antigo Testamento tinham de considerar a vida inteira da nação.

No Novo Testamento é diferente. A igreja não é identificada com nação nenhuma, nem grupo de interesses específicos. Pelo contrário, a principal função é pregar o evangelho da salvação em Jesus a todas as nações. Mas uma vez que a igreja começa a interferir num ou noutro assunto econômico ou social, ela deixa de alcançar aqueles que estão do outro lado da questão.

Aqui, no entanto, precisamos ser cuidadosos para não ir de um extremo ao outro. Conquanto a igreja deva estar alerta para não tomar partido, os cristãos individualmente têm a responsabilidade de votar e fazer com que sua voz seja ouvida na comunidade, bem como testemunhar dos princípios bíblicos em sua vida diária.

Senhor, ajuda-nos hoje, como igreja e como indivíduos, a aprender melhor como ser o sal da Terra.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *