Ano Bíblico 2020 – 91º Dia: A Lei é Boa (Às Vezes) Romanos 7:12.

Leitura Bíblica Romanos 7: 12

“Assim, a lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom.”

O Livro de Romanos

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

A lei em si mesma é boa, mas não é boa para todas as pessoas, em todas as circunstâncias. Certamente tinha seu lado negativo para os judeus do tempo de Cristo. Como é isso?

Talvez a melhor maneira de considerar a questão, seja através de um exame da história de Israel. Deus deu a lei a Moisés, o qual a transmitiu aos israelitas. Os israelitas, porém, no início de sua história não prestaram muita atenção às ordens de Deus.

Eles ofereciam sacrifícios no estilo pagão, adotavam os costumes dos povos das culturas vizinhas, e com frequência simplesmente ignoravam o conselho divino.

Em consequência, Deus enviou profeta após profeta para adverti- los e conduzi-los de volta à fidelidade. Mas, na maioria das vezes, Israel não dava atenção aos profetas.

O resultado foi o cativeiro babilônico, com seus 70 anos de exílio.

Depois de voltarem do cativeiro, um núcleo significativo de líderes religiosos e políticos dos judeus decidiram que não repetiriam a experiência. Observariam a lei e não se misturariam com povos pagãos, nem adotariam seus costumes.

E o resultado? Israel conseguiu cometer o erro contrário. Sob a liderança de grupos como os fariseus, eles fizeram da lei o fim em si mesma e a utilizaram como meio de separar-se de outras pessoas. Tomaram-se fanáticos observadores da lei. A religião se tornou uma incessante rotina de ritos e cerimônias. A lei se tornou o centro da vida deles. Nesse processo, deixaram de compreender que a lei só era boa se sua natureza espiritual fosse o centro da observância da lei.

Uma vez mais precisavam ouvir os profetas. Deviam ouvir Miqueias, que escreveu que Deus não está satisfeito com a mera obediência exterior do sistema sacrifical. Se a lei é observada em espírito, nós praticaremos a justiça, “amaremos a misericórdia” e “andaremos humildemente com Deus” (Miqueias 6:8).

Precisamos de equilíbrio em nossa vida. Precisamos ouvir tanto a lei como os profetas. Precisamos observar a lei no espírito que Deus tencionou que a observássemos. Então ela se tornará sempre boa.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *