Ano Bíblico 2020 – 117º Dia: “Eu, Porém, Vos Digo” – Mateus 5: 21 – 22

Leitura Bíblica: Mateus 5:21 – 22 “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: “Não mate.”  E ainda: “Quem matar estará sujeito a julgamento.” Eu, porém, lhes digo que todo aquele que se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem insultar o seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem o chamar de tolo estará sujeito ao inferno de fogo.”

Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Em Mateus 5:21, chegamos à primeira das seis ilustrações sobre como nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus.

Em todas essas ilustrações encontramos as expressões “Ouvistes que foi dito” e “Eu, porém, vos digo”. Quem deu origem à expressão inicial foram líderes judeus como os escribas e fariseus, que tomaram a lei de Deus no Antigo Testamento e criaram uma tradição verbal para proteger essa lei e aplicá-la à vida do povo. Esses líderes judeus eram geralmente sinceros em seu esforço por tomar a lei significativa. Mas a sua sinceridade não os protegeu do erro.

Por isso é que Jesus Se apresenta com a expressão: “Eu, porém, vos digo.” Estas palavras são de importância crucial na compreensão de Mateus 5:21 a 48, e de todo o Sermão do Monte.

Observem que Jesus não hesita em apresentar-Se como uma autoridade. Ele não está agindo como um rabino comum que começaria dizendo: “Há um ensino que diz… “ ou “O rabino fulano de tal disse que…” Jesus não baseia Seu ensino na autoridade de outros. Não, Ele era a autoridade no que se referia à lei.

Jesus aborda a lei não como um mero instrutor, mas como o legislador, Aquele que conhece a extensão e a profundidade da lei, porque Ele é o Deus que deu a lei.

Jesus Cristo não era mero homem, mero expositor da lei, ou simplesmente um outro profeta. Ele era infinitamente mais do que isso, e não Se envergonha de reivindicar Sua autoridade como Senhor da lei. Afinal, Ele é Deus o Filho. Embora tenha vindo em semelhança da carne do pecado, ainda fala com autoridade divina. Por isso, cada uma de Suas palavras é de capital importância para nós.

Leitura Complementar

Fé que Cuida – Capítulo 11

Obviamente não postarei os capítulos deste livro aqui no site do Nossas Letras. Cada membro do Clube de Leitura recebeu seu exemplar. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir o exemplar do livro caso queira presenteia-lo.

Link para interagir com o autor. Esta Live aconteceu dia 12.01.2020. E este será o link provisórioAqui você poderá colocar suas perguntas e o autor as lerá e responderá. À medida que nossa leitura avançar poderemos ver a necessidade de outra forma de interação.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *