Ano Bíblico 2020 – 119° Dia: A Segunda Tábua – Gálatas 5: 14

Leitura Bíblica: Gálatas 5: 14

“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: “Ame o seu próximo como a você mesmo.”

O Livro de Gálatas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Uma coisa que se deve notar acerca das seis ilustrações de Jesus quanto ao verdadeiro significado da lei em Mateus 5:21-48, é que todas elas se originam na segunda tábua da lei. Isto é, todas elas têm a ver com o nosso amor para com outras pessoas. Nenhuma das seis se concentra principalmente em nosso amor a Deus, conforme é apresentado na primeira tábua da lei.

“Por que é assim?”, podemos nos perguntar. “Por que gastar tanto tempo ilustrando a segunda tábua da lei, sem expor a primeira?”

A resposta parece ser que Jesus considerava a lei como uma unidade no sentido de que é impossível amar a Deus sem amar ao próximo. Por favor, lembre-se de que em Gênesis 3, quando Adão e Eva se rebelaram contra Deus, eles também começaram a discutir um com o outro. Assim, a entrada do pecado significou ruptura no relacionamento tanto entre o ser humano e Deus, como entre as pessoas. Quando não estamos bem com Deus, estamos também em desigualdade uns com os outros. Isto é assim porque quando me coloco no centro da vida, vivo conforme os princípios do egoísmo.

A conversão, porém, muda tudo isso. Quando sou curado por Deus, o princípio básico de minha vida muda. Nasço de novo, com novo coração e novamente. Não mais vivo conforme os princípios do egoísmo, mas conforme os princípios do amor divino.

Esse novo princípio me leva a ter consideração por você como pessoa. Você não é mais como um objeto ou coisa para mim. Assim como eu, você é alguém por quem Cristo morreu.

É-me impossível estar bem com Deus, sem estar bem com as outras pessoas. Essa é uma das grandes verdades centrais do Sermão do Monte.

A maneira como eu o trato (e a maneira como você me trata) é o ponto decisivo. É no relacionamento humano que vivemos nosso cristianismo diário. As relações humanas são o teste rigoroso que determina se realmente nos tornamos cristãos. Esse é o ponto que Jesus está enfatizando em Mateus 5:21 – 48.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *