Ano Bíblico 2020 – 129º Dia: Considerando a Leitura da Bíblia – Lucas 16: 15

Leitura Bíblica: Lucas 16: 15

“Mas Jesus lhes disse:

— Vocês são os que se justificam diante dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.”

O Livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

O verdadeiro problema dos escribas e fariseus era que eles nunca leram os Dez Mandamentos da maneira adequada. Se o tivessem feito, teriam visto sua profundidade e compreendido que eles não podem ser lidos isoladamente um do outro. Notamos há poucos dias que, para Paulo, a lei assumiu novo significado quando ele finalmente compreendeu o décimo mandamento: “Não cobiçarás.”

Nesse ponto, a magnitude da lei o atingiu em cheio. De repente, ele compreendeu que os Dez Mandamentos abrangem muito mais do que as ações; eles falam dos pensamentos que cercam as ações. Só quando Paulo compreendeu a natureza mental de “Não cobiçarás” foi que entendeu o significado da lascívia.

O problema com a leitura legalística da Bíblia é que ela deixa de alcançar a intenção e a extensão das recomendações e advertências bíblicas. Como resultado, os fariseus dos dias de Cristo sentiam que estariam fora de perigo se evitassem o ato físico do adultério. Concluíram que enquanto não fossem na realidade culpados do ato em si, o sétimo mandamento não lhes dizia respeito e seriam perfeitamente inocentes nesse aspecto. Quanto ao sexto mandamento, eles tomaram a letra da lei e a reduziram a um aspecto em particular, desse modo invalidando-o.

Esse tipo de leitura das palavras de Jesus, em Mateus 5:28, deixava a mulher praticamente livre para desejar um homem. Afinal, não tinha Jesus falado só a respeito do homem desejando uma mulher?

No Sermão do Monte, Jesus coloca um ponto final a toda essa leitura legalística de meras palavras. De ponto em ponto, Ele leva à compreensão do significado mais profundo que as palavras encerram. Ele conduz a mente para além da letra até o significado espiritual que dá vida às palavras. Ele deseja que leiamos com maior entendimento.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *