Ano Bíblico 2020 – 136º Dia: Como Lidar com o Problema do Pecado – Filipenses 3: 4 – 8

Leitura Bíblica: Filipenses 3: 4 – 8

4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. 8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;”

O Livro Filipenses

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Algumas pessoas, como Paulo antes de sua conversão, acham que o esforço humano é o caminho para a salvação. O que se pode dizer dos fariseus do tempo de Paulo e de todas as outras gerações é que eles são tremendamente sinceros em procurar corrigir o seu problema com o pecado, a fim de estar bem com Deus.

Considere Martinho Lutero (1483-1546), por exemplo. Antes de aprender sobre a justificação pela fé, no livro de Romanos, como monge agostiniano ele passou noites inteiras afligindo o próprio corpo em penitência. Procurou limpar como que com uma draga todo pecado que algum dia fora tentado a cometer. Mas era um processo sem-fim. Mal acabara de pensar que completara a tarefa, e tinha que se arrepender da tentação de orgulhar-se de sua realização. Lutero buscou incessantemente obter paz de espírito, mas jamais conseguiu isso por meio do seu ascetismo.

Um caso semelhante é o de Anthony (aproximadamente 251-356 d.C.), que jejuava, não dormia e torturava seu corpo. Durante 20 anos viveu no deserto em “constante batalha contra o diabo”. No entanto, ao final de sua vigília, Anthony não estava mais perto da vitória do que no princípio.

Paulo nos advertiu contra a inutilidade de tal tentativa para alcançar santidade. Paulo, o rígido e austero fariseu, finalmente conseguiu vitória e paz por meio da aceitação do sacrifício de Jesus no Calvário. Não é de admirar que Paulo considerasse sem valor tudo o que anteriormente entesourava, uma vez que aceitou a Cristo como seu Salvador pessoal. Paulo finalmente encontrou o que Lutero, Anthony e todos nós estamos procurando. Jesus nos diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. … Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” Mat. 11:28-30.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *