Ano Bíblico 2020 – 189º Dia – Diferentes Maneiras de Orar – Lucas 18:13 e 14

Leitura Bíblica: Lucas 18:13 e 14

“O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.”

O Livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Talvez a melhor ilustração que Jesus apresentou para exemplificar a atitude correta e a incorreta na oração foi a parábola do fariseu e do publicano, encontrada em Lucas 18: 9 -14-

O fariseu, neste caso, era um crente superficial, aquele tipo com o qual Jesus foi bem firme em Mateus 6 e 23. Jesus nos dá um breve, mas notável perfil desse religioso afetado. Diz-nos que ele confiava em suas capacidades e realizações justas, e que desprezava os outros que não haviam alcançado sua “exaltada” condição espiritual. Ele orou, enfatizando o fato de não ser pecador como os demais, inclusive como um cobrador de impostos que, por acaso, estava também orando nas proximidades. O fariseu continuou a alistar suas devoções religiosas. Era dizimista fiel e jejuava duas vezes por semana. De modo geral, ele estava bastante satisfeito consigo.

Em contraste, Jesus descreve o cobrador de impostos como alguém que, humildemente, orava e suplicava a Deus que fosse misericordioso para com ele devido às suas muitas faltas.

E muito interessante o que Jesus tem a dizer sobre essas orações. O fariseu, disse Jesus, não orava a Deus, mas orava “consigo”. Estava apresentando uma carta de recomendação, e chamava isso de oração. Lembramo-nos do Rabi Simeão ben Jochai, que afirmava: “Se houver apenas dois homens justos no mundo, esses dois somos eu e meu filho; se houver apenas um, esse sou eu.”

O publicano, por outro lado, orava a Deus. Não apenas isso, mas era ouvido por Deus. Saiu dali justificado e perdoado, enquanto o fariseu permaneceu em seu pecaminoso orgulho, perdido, sem ao menos dar-se conta disso.

De que maneira eu oro? É a pergunta que devo fazer depois de ler essa parábola. Como devo orar? Como posso hoje melhorar minha vida de oração?

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *