Ano Bíblico 2020 – 200º Dia – O Lado Distante de Deus – Daniel 9:4

Leitura Bíblica: Daniel 9:4

“Orei ao Senhor, meu Deus, e fiz a seguinte confissão:

— Ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos,”

O Livro de Daniel

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Vimos ontem que o “lado próximo” de Deus, Seu “lado suave” é representado pela expressão “Pai nosso”. Mas Deus não tem apenas um lado próximo; Ele também tem um “lado distante”, que é representado na Oração do Senhor pelas palavras “que estás no Céu”.

Uma das grandes tensões da fé cristã é que Deus está tanto perto quanto longe; Ele é tanto imanente como transcendente; tanto “nosso Pai” como o governante do Universo.

È importante manter ambos os lados em equilíbrio quando lemos as Escrituras e buscamos aplicá-las em nossa vida diária. Os que enfatizam apenas o lado terno de Deus interpretam-nO como um Papai Noel poderoso ou uma meiga vovozinha. Contudo, os que enfatizam apenas Seu lado distante convertem-nO num juiz com mão de ferro, destituído de toda misericórdia e brandura.

O paradoxo de Deus é que Ele tem mais de um lado. Ele é próximo e amorável, mas, como qualquer bom pai, Ele deve ser firme. A bilateralidade de Deus se reflete na oração de Daniel em nosso texto de hoje. Ele é verdadeiramente “grande e temível” para aqueles que continuam a praticar esse pecado que é destruir vidas humanas, o meio ambiente, a paz mundial e mesmo o próprio ser. Se Deus verdadeiramente é amor, Ele terá que algum dia deter essa destruição. Para os que desconsideram Seus princípios, Deus pode ser e será “grande e temível”.

Mas, conforme Daniel observa, Deus também guarda Seu pacto de “misericórdia” com aqueles que aceitam os Seus princípios e se unem à Sua família. Deve-se notar que Ele deseja que todos os seres humanos entrem para Sua família e experimentem Seu amor. Mas Ele não os forçará. O amor não pode ser obtido à força, e ainda assim continuar sendo amor.

A verdade maravilhosa é que Deus tanto é nosso Pai como o grande Deus do Universo. Essa grandeza não representa nenhuma ameaça para os que O amam. Como cristãos, podemos regozijar-nos tanto na proximidade como na distância de Deus.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Você pode ler um pouco mais sobre o capítulo 9 de Daniel aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *