Ano Bíblico 2020 – 223° Dia – Ponto Enfatizado – Mateus 6: 14 – 15

Leitura Bíblica: Mateus 6: 14 – 15

“— Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

A grande oração acabou, mas não o comentário sobre a oração. E significativo que a única petição da oração sobre a qual Jesus faz comentário é a quinta. Ele sabia, sem dúvida, como é difícil para a maioria de nós perdoar de verdade os outros. E por isso que Ele volta a esse ponto para enfatizar de modo especial a sua importância.

Mateus 6:12, 14 e 15 não são os únicos lugares no primeiro Evangelho onde se enfatiza a lição de passarmos adiante a outros o perdão que recebemos de Deus. Uma abordagem ainda mais vivida e completa do assunto encontra-se em Mateus 18:21-35. Dediquemos alguns momentos à leitura cuidadosa desses versículos.

A passagem começa com Pedro fazendo uma interessante pergunta. Ele quer saber quantas vezes deve perdoar aos outros.

O curioso é que Pedro também fornece uma resposta para a pergunta. Ele sugere sete perdões.

Quando você pensa no assunto, perdoar sete vezes parece um bom número. E é mesmo, se isso tem que ver com você bater no meu carro por dias sucessivos. Pense nisto.

Pedro também achava que estava sendo generoso. Afinal de contas, os rabinos do seu tempo sugeriam que era errado perdoar mais de três vezes, pois haviam deduzido do livro de Amós que Deus só perdoa três vezes. E certamente ninguém deve ser mais misericordioso que Deus.

Mas Pedro duplicou a quantidade de perdão dos rabinos e acrescentou um como uma boa medida. Ele deve ter pensado que era uma pilha de perdão e admirou-se do homem generoso que ele era. Quem sabe Jesus não lhe diria que ele estava sendo terno e generoso demais. “Afinal de contas, Pedro, você não pode deixar as pessoas se aproveitarem de você.”

Pedro deve ter sentido seu corpo estremecer quando Jesus lhe disse que devemos perdoar setenta vezes sete.

Você consegue fazer isso? Deve fazê-lo?

Há algo importante aqui. Amanhã voltaremos ao ponto que Jesus enfatizou.

Leitura Complementar

Capítulo 5 — A Oração do Senhor

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *