Ano Bíblico 2020 – 226° Dia – O Grande Contraste – Lucas 7:47 e 48

Leitura Bíblica: Lucas 7:47 e 48

“Por isso, afirmo a você que os muitos pecados dela foram perdoados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.

Então Jesus disse à mulher:

— Os seus pecados estão perdoados.’

O Livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Nos dias anteriores estudamos o perdão no Sermão do Monte e na parábola de Mateus 18:21-35.

Uma das coisas mais importantes a salientar nessa parábola é o tremendo contraste entre as duas dívidas.

A dívida de 10.000 talentos (verso 24) era colossal. Um talento equivalia a 6.000 denários ou 6.000 dias de trabalho (ver Mat. 20:2). Tomando-se por base o salário mínimo atual de 151 reais por mês, dividido por vinte, e calculando-se o valor da diária como 7,55 reais, um talento valeria 45.300 reais. Dez mil talentos alcançariam a incrível soma de 453 milhões de reais. Em contrapartida, a dívida de 100 denários corresponderia a 100 diárias ou apenas 755 reais.

Dizendo as coisas de outra maneira, os 100 denários poderiam ser pagos com 100 dias de trabalho, ao passo que os 10.000 talentos exigiriam 164.384 anos (sete dias por semana).

Certo escritor sugeriu que, se cada denário fosse um centavo, os 100 denários poderiam ser levados em um bolso, ao passo que a dívida de 10.000 talentos precisaria de um exército de 8.600 pessoas para carregá-la. Cada carregador teria um saco de aproximadamente 30 quilos, cheio de moedas, e, se essas pessoas ficassem separadas uma da outra por uma distância de quase um metro, formariam uma fila de mais ou menos oito quilômetros. Jesus Se esforçou para nos apresentar um tremendo contraste. Por quê?

William Barclay sintetiza belamente o sentido do contraste quando escreve estas palavras:—O ponto que se quer destacar é o de que nada que o homem possa fazer contra nós pode, de modo algum, comparar-se com o que fizemos a Deus; e se Deus nos perdoou o que lhe devíamos, também devemos perdoar a nossos semelhantes as dívidas que contraíram para conosco.”

Jesus fez um grande esforço para enfatizar a lição da reciprocidade do perdão porque sabia que essa é uma das lições mais difíceis de praticarmos na vida diária.

Senhor, ajuda-me hoje a ser mais semelhante a Ti no perdão.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *