Ano Bíblico 2020 – 227° Dia – Jejum Equivocado – Mateus 6: 16

Leitura Bíblica: Mateus 6: 16

“— Quando vocês jejuarem, não fiquem com uma aparência triste, como os hipócritas; porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos outros que estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Mateus 6:16 apanha um fio solto no verso 6. Dos versículos 2 até o 4, Jesus adverte contra a esmola ostentosa, e nos versículos 5 e 6 faz o mesmo com relação à oração. Nos versículos 7 e 8, ministra instruções importantes, e do verso 9 até o 13 apresenta um exemplo de oração. Agora Ele está no versículo 16, para retornar a Seu tema principal da adequada piedade (ver verso 1). Dessa vez Sua instrução tem que ver com o jejum.

Os versículos 16-18 são a única instrução de Jesus a respeito desse assunto, e o propósito dEle é mais advertir contra os abusos do que nos dizer como e quando deve ser praticado.

Jejuar era algo importante para os santos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. O único jejum ordenado no Antigo Testamento ocorria no anual Dia da Expiação, embora no tempo de Jesus os fariseus jejuassem dois dias por semana: nas segundas e nas quintas-feiras. […]

Por coincidência, esses também eram os dias de feira. Assim sendo, chegava muita gente nas cidades e vilas nos dias semanais de jejum.

Isto acabava sendo uma tentação para alguns judeus que gostavam de auditórios maiores para suas exibições de santidade. Havia muitos que tomavam medidas deliberadas para que os outros não deixassem de perceber que eles estavam jejuando. Alguns caminhavam pelas ruas com o cabelo propositadamente despenteado e com roupas intencionalmente sujas e descompostas.

Embora essas exibições pudessem enganar o povo comum, certamente não iludiam os rabinos mais sábios nem Jesus. Jesus afirmou a esses exibicionistas que seu jejum era mais um ato propositado de orgulho espiritual do que um ato de humildade.

Bem, você deve estar pensando: Ninguém faria isso hoje.

Errado! Conheço várias pessoas que rotineiramente deixam que determinados amigos saibam, pela falsa piedade estampada no rosto, que estão jejuando.

A natureza humana não muda através do tempo. Mas hoje Deus quer que nossa natureza humana seja como a dEle. Você permitirá?

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Indicamos:
BC113 – Greve de fome ou jejum? Um olhar reflexivo sobre Isaías 58

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *