Ano Bíblico 2020 – 228° Dia – Jejum Apropriado – Mateus 6: 17 – 18

Leitura Bíblica: Mateus 6: 17 – 18

“Mas você, quando jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, a fim de não parecer aos outros que você está jejuando, e sim ao seu Pai, em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Talvez a coisa mais notável dessa passagem para a maioria dos cristãos evangélicos seja o fato de que Jesus não está recomendando o jejum. Afinal de contas, ele é uma das coisas mais fáceis de serem pervertidas. Repare na maneira mecânica como muitos judeus o praticavam. E esses problemas foram “reinventados” na igreja medieval.

Note que Jesus não diz para não jejuar, mas “quando jejuares”. Ele espera que Seus discípulos jejuem, assim como dão esmolas e oram. O jejum certamente era algo praticado pela igreja primitiva, muitas vezes em ligação com a oração ou com a tomada de decisões importantes. A maneira correta de lidar com uma prática que foi usada impropriamente na igreja não é aboli-la e ir para o outro extremo, mas modificar a prática e efetuá-la de maneira que conduza a resultados espirituais.

Considerando os tempos em que vivemos, talvez os adventistas devam reconsiderar a prática do jejum. Os que procuram reavivamento e despertamento talvez devessem reexaminar a questão do jejum.

Jejuar não deve ser um acontecimento rotineiro e mecânico a ser realizado periodicamente. Ao contrário, sua principal utilidade é durante situações excepcionais em que precisamos ter mente clara e coração limpo ao buscarmos a Deus com toda a nossa alma.

Jejuar não deve ser visto como um meio de colocar “moeda no cofre” das recompensas divinas. Também não é um fim em si mesmo. Antes, jejuar é um meio físico para atingir fins espirituais, enquanto a alma luta consigo mesma e com Deus. Jejuar, de um modo geral, tem que ver com a abstenção de alimento ou de certos tipos de alimento por um dia, mas o verdadeiro jejum também pode consistir na renúncia de outras coisas ou atividades, tendo em vista propósitos espirituais. Parte do propósito do jejum é limpar os condutos de nossa vida para que possamos encontrar a Deus mais eficientemente na oração e na meditação. Deus quer que partamos ao Seu encontro nos pontos decisivos e críticos de nossa, vida.

Leitura Complementar

Capítulo 5 — A Oração do Senhor

Indicamos:
BC113 – Greve de fome ou jejum? Um olhar reflexivo sobre Isaías 58

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *