Ano Bíblico 2020 – 286° Dia – O Sexto Passo – Mateus 7:1

Leitura Bíblica: Mateus 7:1

“— Não julguem, para que vocês não sejam julgados.”

O Livro de Mateus

Temos percorrido um longo caminho em nossa caminhada com Jesus no Monte das Bem-aventuranças no decorrer do ano. Primeiro, passamos pela descrição feita por Jesus do caráter do cristão nas bem-aventuranças de Mateus 5:3-12. Depois, examinamos a explicação por parte de Jesus da influência do cristão nos versos 13-16. Em Mateus 6, caminhamos com Jesus pela exposição que Ele fez da piedade cristã (versos 1-18) e os alvos e prioridades do cristão (versos 19-48).

O grande sermão de Cristo toca em quase todos os aspectos da vida cristã. Agora, na primeira metade de Mateus 7, estamos prontos para considerar os relacionamentos do cristão tanto com as outras pessoas (versos 1-6) como com Deus (versos 7-12). Passaremos depois à exposição feita por Jesus do comprometimento de um cristão nos versos 13-29.

A palavra-chave do nosso verso de hoje é “julgar”: “Não julgueis, para que não sejais julgados.” Esse verso estabelece o padrão para a inteireza de Mateus 7. O tema subjacente do capítulo é o julgamento: nosso julgamento acerca dos outros, o julgamento divino a nosso respeito e nosso julgamento acerca da melhor maneira de viver.

Esse é um capítulo que nos coloca face a face com as realidades eternas – realidades relacionadas com o juízo. Precisamos aqui lembrar que andamos sempre debaixo dos olhos de Deus. Felizmente, conforme vimos nos capítulos 5 e 6, nosso Deus nos olha com amor, mas até mesmo o amor (ou especialmente o amor) deve finalmente dar um basta ao problema do pecado. Daí o juízo final.

O que importa para muitas pessoas é o que os outros pensam delas; mas o que importa para os cristãos é o que Deus pensa deles. Do início ao fim do capítulo 7, somos postos face a face com o julgamento; face a face com a vida eterna.

O que Jesus pretende nessas passagens não é amedrontar-nos. Ao contrário, Ele quer que estejamos despertos para nossas escolhas; quer que a maneira como vivemos faça uma diferença importante. Em termos de eternidade, essas escolhas fazem toda a diferença.

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *