Ano Bíblico 2020 – 292° Dia – O Critério dos Fariseus – II Coríntios 10:12

Leitura Bíblica: II Coríntios 10:12

“Porque não ousamos nos classificar ou comparar com alguns que louvam a si mesmos. Mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam falta de entendimento.”

O Livro de 2 Coríntios

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

É extremamente fácil para as pessoas que levam a religião a sério, julgarem amigos, parentes e até mesmo membros de sua igreja que, do ponto de vista delas, parecem não ser bastante diligentes e zelosos em sua caminhada com Deus. Essa era a doença dos fariseus, embora o problema exista com certeza na igreja moderna.

Lamentavelmente, uma atitude como essa é fatal para a religião. Ellen White mostra que a satisfação das pessoas com suas próprias definições de ortodoxia e realizações religiosas cria uma “atmosfera de crítica egoísta e estreita [que] sufoca as nobres e generosas emoções, fazendo com que os homens se tornem egocêntricos juízes e mesquinhos espias”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 123.

Eis uma armadilha na qual é fácil de se cair, especialmente porque os que assim procedem geralmente são sinceros em suas crenças e zelosos em sua vida religiosa.

Parte do problema é que eles parecem estar mais preocupados com o que os outros estão fazendo, ou pensando, ou comendo, do que com o seu próprio desenvolvimento espiritual. Em consequência disso, quando leem a Bíblia ou os escritos de Ellen White, acham que essa passagem se aplica a seu esposo ou esposa, e que aquela passagem se aplica a seu pastor, que obviamente (do seu ponto de vista) não está agindo certo. Conforme Ellen White observa, as próprias realizações deles tomavam-se a norma pela qual julgavam os outros. “Revestindo- se das vestes da própria dignidade”, sentavam-se na “cadeira de juízes para criticar e condenar.” – Ibidem.

Mas esse “modo de pensar” ou esses “mesquinhos espias” não conseguem compreender a veracidade do argumento de Paulo em Romanos 1 a 3. No primeiro capítulo, o apóstolo observa que os gentios são pecadores. Todos os judeus metidos a santos rapidamente diriam amém a isso. Mas a seguir, no capítulo dois, Paulo mostra que os judeus estão na mesma condição perdida. No capítulo 3 ele adverte que todos pecaram e precisam do sangue justificador de Cristo.

Moral da história para todos os mesquinhos espias: Cuidem de sua própria vida.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *