Ano Bíblico 2020 – 336º Dia – A Prova do Fruto na Igreja Primitiva – I João 4:1

Leitura Bíblica: I João 4:1

“Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora.”

O Livro de 1 João

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

A igreja cristã primitiva recebia muitos pregadores itinerantes que reivindicavam o dom profético. Na melhor das hipóteses, essas pessoas inspiravam a igreja e ministravam instruções, assim como os verdadeiros profetas sempre comunicaram a Palavra de Deus a Seu povo. Mas a função era suscetível de abuso. Esse abuso e os modos de lidar com ele são tratados no mais antigo manual da igreja: o Didache.

Os ensinos do Didache provavelmente foram formulados logo depois que Mateus escreveu sua advertência contra os falsos profetas. Nos capítulos 11 e 12, o Didache recomenda que um profeta itinerante deve “ser recebido como o Senhor”. Mas faz a ressalva de que um profeta deve ser provado. Como? Aqui o manual torna-se bastante prático. “Nem todo que fala em espírito é profeta, a não ser que apresente o comportamento do Senhor. Pelo seu comportamento, portanto, o profeta falso e o profeta verdadeiro serão conhecidos.” Nesse ponto, o documento torna-se mais específico: “Profeta algum que, em espírito, peça comida deve comê-la; do contrário ele é um falso profeta. E todo profeta que ensina a verdade, se não pratica o que ensina, é falso profeta. […] Mas quem quer que diga em espírito: ‘Dá-me dinheiro’ ou qualquer outra coisa, não lhes deis ouvidos; mas se vos pedir para beneficiar a outros que sofrem necessidades, que ninguém o condene.”

Esse parece ser um bom conselho para as pessoas de nosso tempo. Muita gente está proclamando hoje a Palavra de Deus. Vemos alguns na TV e ouvimos outros no rádio. Algumas das mensagens que eles proclamam, porém, não passam nas provas do Didache. Esse é um conselho prático. Alguns anos atrás um dos programas de TV mais populares dos Estados Unidos era o PTL. O nome oficial era Praise the Lord (Louve ao Senhor), mas antes que o famoso profeta fosse preso, muitos já haviam começado a chamá-lo de Pass the Loot (Entregue os despojos).

Ainda precisamos ser cuidadosos. Há uma bênção em contribuir, mas Deus espera que sejamos cuidadosos em fazer doações.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *