Ano Bíblico 2020 – 339° Dia – Os Frutos da Falsidade – Mateus 7:20

Leitura Bíblica: Mateus 7:20

“Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

A repetição é uma lei da aprendizagem. Jesus não tinha aversão por essa lei. E por isso que Ele torna a martelar no verso 20 a lição do fruto, que acabara de apresentar no verso 16. Ele quer que captemos a mensagem.

William Barclay sugere que a falsidade possui cinco frutos. Em primeiro lugar, o ensino é falso quando produz uma religião que consiste somente ou principalmente na observância de exterioridades. Esse era o problema da religião dos escribas e fariseus. Esse foi o erro combatido por Jesus durante todo o Sermão do Monte. Religião não é apenas aquilo que você faz: não carregar mais que o peso de dois figos no sábado ou ser vegetariano. Religião é uma questão do coração, que emana para a vida diária.

Em segundo lugar, o ensino é falso quando produz uma religião que consiste essencialmente em proibições. Nunca será demais insistir no pensamento de que ninguém vai se perder pelo que não fez. A essência do cristianismo é positiva. Consiste em entrar em contato com Deus e com os outros em terna bondade.

Em terceiro lugar, o ensino é falso quando produz uma religião fácil. Nunca devemos esquecer que o caminho estreito não é um caminho fácil. No capítulo seis de Romanos, Paulo rejeita de maneira taxativa a fórmula de que devemos permanecer no pecado para que a graça de Deus seja abundante. A religião de Jesus nos ajuda a vencer nossas inclinações naturais para o mal.

Em quarto lugar, o ensino é falso quando divorcia a religião da vida. O caminho do mosteiro não é o caminho de Jesus, quer se trate de uma ordem católica na Idade Média, quer de um grupo de adventistas da atualidade. Como o sal e a luz, Jesus Se misturava com o povo.

Em quinto lugar, o ensino é falso quando nos torna arrogantes e orgulhosos de nossa “superioridade espiritual”. A religião de Jesus é sempre uma religião de humildade.

Pense nisto: O que sua religião está fazendo por você? Possui ela atributos de retidão ou requer ajustes?

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *