Ano Bíblico 2021 – 40º Dia – Segue-me – Mateus 19: 21

Leitura Bíblica: “Jesus respondeu:
— Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me.” Mateus 19: 21

O Livro de Mateus

 Livro 1: Encontro com Deus – CPB:

Pastor Amin Rodor

Um estudo relativamente recente da revista Psicologia Hoje analisou a influência do dinheiro na vida das pessoas. Uma das conclusões é que as pessoas mais preocupadas com o dinheiro têm menos probabilidade de se envolver em relacionamento afetivo satisfatório. Elas tendem a ser perturbadas por constantes ansiedades, preocupações e solidão. A história do jovem rico mencionado no texto de hoje reflete a tragédia de alguém que pensava possuir a riqueza, mas, ao contrário, era sua riqueza que o possuía. Era difícil para ele abrir mão de seu ídolo para receber o dom da vida eterna que lhe era oferecida por Cristo.

Seu ‘deus’ era um enorme obstáculo em linha direta de colisão com o Deus verdadeiro. Em uma sociedade na qual a riqueza e a prosperidade eram vistas como sinal de aprovação e aceitação por parte de Deus, a afirmação de Jesus espanta os discípulos: ‘E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.’ (v.24) A salvação é sempre um dom, inteiramente gratuito, baseado absolutamente na graça divina. A dificuldade está na aceitação do dom, uma vez que nos agarramos aos substitutos precários.

Qual é a tragédia do moço rico? Não é penas a questão de que ele ‘amou mais o dinheiro’.  Na realidade, ele não reconheceu um bom ‘investimento’ quando a oportunidade lhe bateu à porta. O que Jesus está dizendo  é que a recompensa será infinitamente desproporcional ao custo do discipulado. Se você está preocupado com o que custa servir a Jesus, isso não é nada em comparação ao que o espera se você fizer a escolha certa. Seja lá o que for que você ‘perca’ seguindo a Cristo, Ele pessoalmente Se encarrega de fazer compensação. O que lhe prometem os negócios, circunstâncias e benefícios? Ele cobre a oferta.

Do ponto de vista terreno, o jovem rico era o ‘primeiro’, havia ‘vencido na vida’, parecia um ‘sucesso’. Mas, no momento da decisão crucial acerca de Cristo, ele fez a escolha que o excluiu da verdadeira riqueza. A palavra utilizada para ‘perfeito’ (teleios) não significa perfeição moral, ética ou impecabilidade, mas maturidade. Jesus está dizendo a ele e a nós: ‘Você quer agir como adulto, com maturidade e lucidez? Vá, liberte-se de seus ‘brinquedinhos’; venha e siga-Me’.  

Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse 
Estudar o Capítulo 4, no período de 01 a 15.02, páginas 15-22: A Parábola do Plano da Salvação

Se lhe interessar Algo Mais sobre o tema, indicamos para estudo complementar: 

No Vídeo abaixo, se você quiser ir diretamente às exposições é só avançar segundo o tempo:

– Exposição 1:  Pastor Reinaldo Siqueira – O Dia da Expiação (Começa no tempo 37:25 e vai até 1: 48)

– Exposição 3: Pastor Robert Conrad – O Juízo Investigativo (Começa no tempo 2: 58 e vai até 3:44)

–  Exposição 4: Pastor Gilmar Batistoti – O Ministério Sacerdotal de Jesus (Começa no tempo 3: 54 e vai até 4: 32)

Comentários BibleCast: Vídeos do Hiperlinkado – Novo Tempo – com os pastores Diego Barreto e José Flores Júnior

Série Santuário  

BC  – 60a – Uma nova Esperança – Parte 1

BC – 60b – Uma nova esperança – Parte 2

BC – 61 – O Império contra ataca –  Parte 3

BC – 62 – O Retorno de Jedi – Parte 4

BC – 63 – Caravana da Coragem – parte 5

A Realidade da Cruz e do Santuário em nosso processo de Salvação – Pastor Wilson Paroschi

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021 aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *