Ano Bíblico 2021 – 42º Dia – Qual era a Função do Propiciatório Localizado Acima da Arca, no Santuário Celestial?

Leituras Bíblicas:

“Ponha o propiciatório em cima da arca; e dentro dela coloque o testemunho, que eu lhe darei. Ali eu me encontrarei com você e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei com você a respeito de tudo o que eu lhe ordenar para os filhos de Israel.Êxodo 25: 21-22

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hebreus 10:21

“Triste é o relato que os anjos levam para o Céu. Pessoas inteligentes, seguidores professos de Cristo, estão absortos na aquisição de posses mundanas ou na satisfação de prazeres terrenos. […] Poucos, porém, são os momentos dedicados à prece, ao exame das Escrituras, à humilhação da alma e confissão do pecado.

Satanás concebe inumeráveis planos para nos ocupar a mente, para que ela não se detenha no próprio trabalho com que deveremos estar mais bem familiarizados. O arquienganador odeia as grandes verdades que apresentam um sacrifício expiatório e um todo-poderoso Mediador. Sabe que, para ele, tudo depende de desviar a mente de Jesus e de Sua verdade.

Os que desejam participar dos benefícios da mediação do Salvador não devem permitir que coisa alguma interfira com seu dever de aperfeiçoar a santidade no temor de Deus. As preciosas horas, em vez de serem entregues ao prazer, à ostentação ou ambição de ganho, devem ser dedicadas ao estudo da Palavra da verdade, com fervor e oração. O assunto do santuário e do juízo de investigação deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus. Todos necessitam de conhecimento sobre a posição e obra de seu grande Sumo Sacerdote. Aliás, será impossível a eles exercer a fé que é essencial neste tempo, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar. Cada indivíduo tem uma alma a salvar ou perder. Cada qual tem um caso pendente no tribunal de Deus. Cada um há de defrontar face a face o grande Juiz. Como é importante, então, que todos contemplem muitas vezes a cena solene em que o juízo se assentará, e os livros se abrirão, e em que, assim como Daniel, cada pessoa deve manter-se em sua posição, até o fim dos dias!

Todos os que receberam luz sobre esses assuntos devem dar testemunho das grandes verdades que Deus lhes confiou. O santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em favor dos seres humanos. Diz respeito a cada pessoa que vive sobre a Terra. Patenteia-nos o plano da redenção, transportando-nos até ao final do tempo e revelando o desfecho triunfante da controvérsia entre a justiça e o pecado. É da máxima importância que todos investiguem acuradamente esses assuntos e possam dar resposta a qualquer um que lhes peça a razão da esperança que neles há. O Grande Conflito, págs. 487 a 489.

“Cristo não se cansa de agir em favor da nossa salvação. Essa é a ideia básica de seu sacerdócio no santuário celestial após sua ascensão. Infelizmente, muitos pensam que, na atividade divina para a salvação humana, em sua ascensão, Cristo tivesse sido substituído pelo Espírito Santo, que foi enviado à Terra. Segundo esse pensamento, Cristo já fez tudo o que deveria ter feito para nossa salvação ao morrer na cruz.

[…] Contudo, embora a Bíblia indique que o Espírito é o substituto de Cristo na Terra (João 14–16), as Escrituras ensinam que Jesus continua trabalhando para nossa salvação após sua ascensão, e esse trabalho se define por seu sacerdócio celestial. Cristo não é um mero espectador celestial que já cumpriu seu papel salvífico.” [Um Defensor no Céu – Adriani Milli]

Para os israelitas, o tabernáculo era a tenda de reunião ou encontro com o Senhor, ainda que esse acesso fosse mediado por sacrifícios e sacerdotes.

A arca da aliança era uma caixa em que ficavam guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos (Êxodo 25:21, 22). O propiciatório era uma placa de ouro puro, sobre a qual estavam dois querubins, formando uma peça apenas (Êxodo 26:34).

Os querubins estavam um de frente para o outro, olhando para baixo e com as extremidades das asas estendidas para cima (Êxodo 25:20). De certo modo, o propiciatório era a tampa da arca, embora tivesse função e propósito próprios.

1. Local de expiação. A palavra hebraica para propiciatório (kapporet) está etimologicamente relacionada ao verbo kipper (“expiar, fazer expiação”), sugerindo que provavelmente ela signifique “lugar de expiação”.

Durante o Dia da Expiação (Yom Kippur), o sangue do sacrifício era aspergido sobre o propiciatório e diante dele, a fim de remover os pecados do Lugar Santíssimo (Levítico 16:14-16). Isso era necessário porque por meio do sistema sacrifical Deus expiava os pecados do povo, transferindo-os para o bode Azazel (v. 10, 21, 22). O kapporet era o local em que, com base no sangue sacrifical, Deus garantia o perdão, aceitando a oferta em vez de exigir a vida dos pecadores.

2. Local de reunião e revelação. O kapporet também era símbolo supremo da presença de Deus entre Seu povo. A glória de Deus era visivelmente manifestada entre os querubins e, naquele local, Ele falava com Seus servos (Êxodo 25:22), a fim de revelar Sua vontade como o Senhor da aliança. Para os israelitas, o tabernáculo era a tenda de reunião ou encontro com o Senhor, ainda que esse acesso fosse mediado por sacrifícios e sacerdotes. Enquanto os sacerdotes entravam diante de Deus com as ofertas que representavam a alegria, gratidão e os pecados do povo, o Senhor, entronizado acima do kapporet, respondia oferecendo aceitação, certeza do perdão e bênçãos.

3. Quartel-general cósmico. O kapporet apontava ainda para um Deus que interage com os seres humanos neste mundo de pecado e impureza. No Lugar Santíssimo, local em que o Céu tocava a Terra de maneira singular, Deus Se fazia presente, encontrava-Se com o povo e com ele falava. Agora, no santuário celestial, Cristo intercede por nós diante do trono do Pai. É de lá que Deus administra o Universo e continua a realizar a expiação.

Livro: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse 
Estudar o Capítulo 4, no período de 01 a 15.02, páginas 15-22: A Parábola do Plano da Salvação

A Realidade da Cruz e do Santuário em nosso processo de Salvação – Pastor Wilson Paroschi

Para seu constante crescimento indicamos os vídeos abaixo:

Se você quiser uma leitura mais completa do pastor Reinaldo Siqueira sobre o tema expiação assista o vídeo abaixo. O Pastor Reinaldo Siqueira  começa sua fala no tempo 37:25 e vai até 1: 48)

https://youtu.be/_jEVqsSWrQw

A Expiação na Cruz

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021 aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *