Ano Bíblico 2021 – 69º Dia – Em Descompasso com a Multidão – Continuando o estudo de Daniel Capítulo 3

Faça a leitura Bíblica de Daniel 3

“O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha vinte e sete metros de altura e dois metros e setenta de largura, que ele levantou na planície de Dura, na província da Babilônia. […] Quem não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.” (versos 1 e 6)

Livro 1:  Encontro com Deus – CPB:

Pastor Amin Rodor

“A  estátua de ouro, no capítulo 3 de Daniel, segue a história do sonho do rei Nabucodonor, no capítulo anterior. Você se lembra do sonho  sobre a grande estátua e da interpretação divina de que Babilônia seria apenas a cabeça de ouro? O capítulo 2 termina com Nabucodonosr reconhecendo que o Deus de Daniel ‘é o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios’ (Daniel 2: 47). No terceiro capítulo, o ambiente é outro. Segundo alguns, dezoito anos haviam se passado.  Outros pensam que haviam transcorrido de cinco a seis anos. O que fica claro é que a impressão anterior de Deus havia se desvanecido da consciência do rei. Permanecera apenas a perturbadora memória da natureza temporária de seu reino.

A interpretação divina do sonho assegurava que Babilônia era apenas a cabeça de ouro, sucedida por outros reinos, simbolizado por outros metais inferiores. A imagem erguida na planície de Dura, contudo, era toda de ouro, da cabeça aos pés, indicando a rebelião de Nabucodonosor contra o decreto do Altíssimo. O rei estava determinado a fazer seu império durar para sempre. Que extraordinária representação da natureza humana, que facilmente se esquece das impressões feitas por Deus! A aceitação da verdade divina hoje não garante que amanhã não voltemos às antigas atitudes.

A ordem do rei era clara: todos deveriam se ajoelhar ao som da música. A fornalha ardente era visível à multidão reunida na planície como instrumento de intimidação. Apocalipse 13: 11 – 18 usa os elementos de Daniel 3 para ilustrar um teste universal sobre a questão da lealdade no clímax da história.

‘Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.  Ela exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença e faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal havia sido curada.  Também opera grandes sinais, de maneira que até faz descer fogo do céu sobre a terra, diante de todas as pessoas.  Seduz aqueles que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que foi ferida à espada e sobreviveu.  E lhe foi concedido poder para dar vida à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse morrer todos os que não adorassem a imagem da besta.  A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.’ [estudaremos mais na frente este conteúdo]

Novamente ‘Igreja e Estado’ se unirão para forçar o culto idólatra: a adoração da besta e de sua imagem. Na planície de Dura, todos se ajoelharam. Todos menos três hebreus, que permaneceram de pé. Vivemos na época do comportamento globalizado e da conformidade universal. Costuma-se fazer o que todos fazem e pensar como todos pensam. Esse é o poderoso instrumento de Babilônia, tanto antiga quanto moderna. Aproxima-se o tempo quando o Senhor espera que novamente Seus seguidores desafiem as forças do engano que estarão unidas em desafio a Deus. Três homens não se curvaram, não se dobraram nem se deixaram intimidar. Eles também não se queimaram!”

Neste link você encontrará vários comentários e vídeos sobre Daniel 3

Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse

Estudar o Capítulo 6 no período de 09 à 11.03, páginas 33 – 34:

. Deus rege por sobre o castigo dos homens

Se você decidir fazer os estudos do Ano Bíblico 2021 do Nossas Letras será de grande importância que você adquira o livro Entenda as Grandes profecias de Daniel e Apocalipse

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *