Comentários Dr. Ranko Stefanovic: O Anjo Forte – Apocalipse 10

O anjo com o livrinho (10:1-7)

Nesse momento, João vê um anjo de aparência magnífica descendo do Céu. Ele é chamado de “outro anjo forte”, para distingui-o dos sete anjos que tocaram as trombetas (Apocalipse 10:1). A descrição desse anjo se assemelha à de Cristo em Apocalipse 1:12 a 16.* Na mão, o Anjo segura um livrinho que contém a narrativa do tempo do fim e da experiência do povo de Deus no mundo durante os últimos dias (Apocalipse 12-22).

* Nota dos editores: Nesses versos, Jesus é descrito por meio de imagens simbólicas, as quais são utilizadas em outras passagens da Bíblia para se referir a Deus (Êxodo 3:2; 22:11). Segundo Ellen G. White, o Anjo é o próprio Cristo (Francis D. Nichol [ed.], Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia [Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014], v. 7, p.1084,1085).

|á não haverá demora (10:5-7)

Com voz solene, o Anjo jura pelo Eterno que criou os céus, a terra e tudo o que neles há, declarando que “já não haverá mais tempo!” (Apocalipse 10:6, Bíblia de Jerusalém). Além disso, durante o toque do sétimo anjo, o mistério de Deus se completará, assim como foi revelado a Seus servos, os profetas (v. 7).

Essa cena aponta para Daniel 12:4 a 10. Nessa passagem, Daniel recebe a ordem de selar as palavras do livro até o tempo do fim. Depois disso, um dos homens vistos por ele em visão pergunta quanto tempo demoraria até a perseguição dos santos terminar e os eventos profetizados acontecerem. Em resposta, o mensageiro celestial ergue as mãos ao céu e jura por Aquele que vive para sempre que a perseguição do povo de Deus durará “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” (Daniel 12:7), então virá o fim. Até que esse momento chegue, o povo do Senhor deve esperar com paciência (v. 12).

Apocalipse 10 ecoa Daniel 12 de forma clara, com exceção da expressão “já não haverá mais tempo”, que substitui a frase “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” de Daniel. “Um tempo, dois tempos e metade de um tempo” é a designação simbólica do período profético de 1.260 anos, quando o povo de Deus foi perseguido pelo poder do anticristo. o fim viria após esse período profético.

Em Apocalipse 6:10, encontramos a súplica contínua do povo oprimido de Deus: “Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Eles recebem a instrução de esperar um pouco mais (v.11). Já em Apocalipse 10:6, o povo de Deus recebe a certeza, por meio de um juramento divino, de que “não haverá mais tempo”. 0 Senhor ouviu o clamor de Seu povo, encontrado no quinto selo. Os eventos do tempo do fim logo deveriam ocorrer.

Embora o tempo do fim profetizado por Daniel já esteja em andamento, o anjo adverte João de que ainda não é o fim. É somente ao toque da sétima trombeta que o fim virá e o mistério de Deus será cumprido, conforme anunciado pelos profetas (v. 7) e por Daniel em particular.

O mistério mencionado pelo anjo abrange todo o propósito de Deus: estabelecer Seu reino eterno, simbolizado pelo livro selado de Apocalipse 5, que será aberto na vinda de Cristo. Nesse momento, conforme declarou Paulo, Deus “não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações” (1Coríntios 4:5). Na segunda vinda, a plenitude desse mistério será revelada a todo o Universo (Apocalipse 20:11-15).

Você pode ver mais sobre Apocalipse 10 aqui

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *