A Profecia Perdida – Malaquias 4: 5 – 6

Esta é uma transcrição do BibleCast 5 feita por Ruth Alencar e está adaptada para o formato de texto. Você pode também assistir sobre este tema através do programa Hiperlinkados no vídeo abaixo

Ou diretamente no site Confissões Pastorais

Você conhece a profecia mais desconhecida do Antigo Testamento? Você já sabe quem é o profeta que vai aparecer a qualquer momento por ai?

Precisamos explicar primeiramente a diferença entre Profecias Clássicas e Profecias Apocalípticas.

As Profecias Clássicas são para o povo local. É restrita, tendo a ver mais com o local e o tempo em que foi dada. É aquela que tem fonte primária, local e nacional.  No caso, eram as profecias para Israel. Exemplo de profecia clássica: Jeremias 25: 11  , aquela que fala que o povo ficaria no cativeiro babilônico por 70 anos.

As Profecias Apocalípticas têm uma extensão universal. Ela se estende por toda História e enfatiza o fim do tempo. Ela vai até o fim dos tempos. Exemplo de profecia apocalíptica no Novo Testamento Mateus 24 E no Antigo Testamento, por exemplo, Daniel 7 Daniel 8.

Profecia Clássica é para o povo da época e profecia apocalíptica é para o povo do tempo do fim.

Só que tem um detalhe. Segundo o professor Reinaldo Siqueira, em um dos artigos do livro O Futuro, defende que embora seja para o povo da época, a profecia clássica precisa da profecia apocalíptica.

Exemplo: Isaías 65: 17 – 20 .

Sempre que li esse texto achei que era uma referência à Nova Terra. Porém, o verso 20 traz um problema:

“Não haverá mais nela criança que viva somente alguns dias, nem velho que não complete os seus dias. Porque morrer aos cem anos será morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.”

Que história é essa de “morrer”, “pecar” na Nova terra?

Por alguma razão o profeta que está escrevendo uma profecia clássica, para Israel, pula do tempo dele, do tempo da profecia cujo enfoque primário é local e nacional, para o futuro escatológico do Novo Céu e da nova Terra. Houve aqui uma mistura das duas realidades: local e futura.

Compreendendo isto você agora tem a cabeça necessária para encontrar a profecia perdida.

Que profecia é esta? É a profecia de Malaquias 4: 5 – 6

“Eis que eu lhes enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.”

Quando é este ‘grande e terrível Dia do Senhor’? É o dia da volta de Jesus!  Jesus não voltou ainda, certo? Então, de hoje até a volta de Jesus, vai aparecer um tal de Elias. Mas, que história é essa?

Para entender precisamos voltar para o capítulo 3: 1   e vamos pegar todo o contexto dessa profecia. Lembrando sempre que a profecia clássica é dúbia: local e futura

Por que voltar para o capítulo 3 se o texto que estamos lendo é o 4? Voltar no tempo que o profeta escreveu é uma ação necessária para entendermos o contexto em que estamos agora.

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim.”

O texto diz que Deus enviará um mensageiro, não falou de Elias ainda!

“De repente, o Senhor, a quem vocês buscam, virá ao seu templo; e o mensageiro da aliança, a quem vocês desejam, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exército.”

Quem é que o povo desejava?

Quem o povo estava esperando?

Quem é o Senhor que vocês buscam?

Quem é o mensageiro da aliança? Quem é esse?

O texto diz apenas “o anjo da aliança”. Quem é o anjo da aliança? O Messias. Eles estão esperando o Messias. Deus falou assim: antes de vir o Messias, antes de Ele andar pelo Templo, Eu vos enviarei um mensageiro que preparará o caminho diante de Mim.

Então, o texto está dizendo que um mensageiro será enviado para reparar o caminho do Messias.

Verso 2: “Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.”

Você percebe como mudou? Pulou do local para o futuro! Parece a profecia de Apocalipse 6:17, “Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?”

O verso do texto de Malaquias diz: “Porque ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.” É como se fosse um alvejante, aquele que limpa, que lava!

Parece a profecia escrita no livro de Apocalipse:

Cap. 3: 18 “Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, […]” 

Cap. 24: 14  “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida…”

Nossa, isto é profundo!

Malaquias 3: 3 “Ele se assentará como derretedor e purificador de prata. Purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata. E eles trarão ao Senhor as ofertas justas.”

Então, o texto fala de alguém que vai vir antes de Jesus. E este será chamado de mensageiro. O mensageiro vai anunciar o Anjo da Aliança. Quem anunciou Jesus?

Temos, então, duas mensagens aqui: Alguém está anunciando Jesus, (o Messias) e temos alguém anunciando de novo no grande e terrível dia do Senhor.

Temos um que está anunciando e preparando o caminho para a primeira vinda de Jesus, certo? Quem é?

Você vai encontrar essa resposta no livro de Mateus 3, mas vamos ler no livro de Lucas 1: 13 – 17 : “O anjo, porém, lhe disse:

— Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João. Você ficará alegre e feliz, e muitos ficarão contentes com o nascimento dele. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre materno. Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”

Meu Deus, é para converter os desobedientes!

A gente vê o seguinte, na profecia de Malaquias capítulo 3 diz que um mensageiro seria enviado para preparar um caminho. Em Lucas 1 você encontra o mesmo termo de preparar um caminho para habilitar para o Senhor um povo preparado. E o anjo fala que ele virá no espírito e poder de Elias. Esse Elias é o Anjo Gabriel.

Aqui em Lucas está dizendo que ele vai converter os corações dos pais aos filhos. Em Malaquias 4: 6 também.

Isaias 40: 1 – 5 diz: “Consolem, consolem o meu povo”, diz o Deus de vocês. Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo da sua escravidão já acabou, que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados. Uma voz clama: No deserto preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus! Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplanados.”

Sabe, quando um rei transitava pelos caminhos, nos tempos bíblicos, ele tinha um servo que seguia à frente da comitiva. Ele seguia retirando as pedras, troncos de árvores caídas etc., dos caminhos por onde o rei passaria. Ele aplainava o caminho. Exatamente como está escrito: “Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplanados.”

Quem faz isso é a voz que clama no deserto! Ou seja, João Batista vem no espírito de Elias. João Batista é aquele que prepara o caminho do Senhor.  João Batista é aquele mensageiro. João Batista é Elias.

Mateus 11: 14 – 15 “E, se vocês o querem reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

E, isto é confirmado em Mateus 17:9 – 13   

“Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou:

— Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos.

Mas os discípulos perguntaram a Jesus:

— Por que, então, os escribas dizem ser necessário que Elias venha primeiro?

Jesus respondeu:

— De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e não o reconheceram; pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem irá sofrer nas mãos deles.

Então os discípulos entenderam que ele estava se referindo a João Batista.

Jesus diz no v 11: “Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e não o reconheceram”. O já, e o não!

Temos dois termos aqui! É a profecia clássica e a profecia apocalíptica.

E, então Ele falou assim: O Elias é João Batista. Os discípulos reconhecem que Elias é João Batista.

Em João 1: 19-21 e veja o que o evangelista João diz:

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem é você?” 20Ele confessou e não negou; confessou:

— Eu não sou o Cristo.

21Diante disso, lhe perguntaram:

— Quem é você, então? Você é Elias?

Ele disse:

— Não sou.

Então perguntaram:

— Você é o profeta?

Ele respondeu:

— Não, não sou.”

Mas, como assim? O Anjo Gabriel fala que João Batista era Elias, Jesus fala também, mas João Batista diz que não é Elias.

É simples de entender, como essa profecia dizia que viria um Elias os intérpretes do povo de Israel entendiam que Elias iria voltar. Por quê? Quem foi o primeiro Elias? Foi alguém que subiu no Monte Carmelo e lançou a grande questão: a quem vocês adorarão? Escolhei a quem vocês vão adorar: Baal ou Jeová [YHWH].

Conhecemos a história toda que aconteceu. Depois Elias foi levado ao Céu! Ele morreu? Não! Foi arrebatado, em vida, por Deus. Ele está vivo no Céu e pode estar agora ouvindo esta mensagem. Lembre-se que Elias apareceu no monte da transfiguração, juntamente com Moisés.

Então, eles sabendo que Elias estava vivo e agora leem uma profecia que diz que Elias vai aparecer, os faz acreditar que Elias virá para resolver o problema.

Quando perguntam para João Batista se ele é o Elias na verdade estão perguntando se ele era o Elias do Monte Carmelo. Aquele que foi para o Céu? Na mesma hora João Batista diz que não, que não é aquele Elias.

O Elias da profecia não é o Elias literal. O próprio Anjo Gabriel falou que ele viria no poder e espírito de Elias. Ou seja, a obra era parecida com a de Elias, o profeta. O poder era o mesmo e a obra semelhante. Já identificamos o primeiro Elias, que era o Elias literal. O segundo Elias que é João Batista, que veio sob o mesmo poder do Espírito Santo que agiu no Elias literal, o profeta arrebatado. O segundo Elias foi identificado por Jesus e pelo anjo Gabriel.

Na profecia de Malaquias 3 é falado em Elias, será esse Elias João Batista?

Vejam, tem Elias, o profeta do Monte Carmelo, tem o ‘Elias’ João Batista que preparou o caminho para o nascimento e obra de Jesus. O texto de Malaquias está dizendo que haverá um outro ‘Elias’ que agirá preparando a segunda volta de Jesus. Haver4á um terceiro ‘Elias’ antes do grande dia do Senhor. Haverá um alguém de novo, na virtude e espírito de Elias antes da volta de Jesus.

O que é esse ‘espírito e poder de Elias’?  Deixemos que a própria Bíblia nos explique. Leiamos Malaquias 4: 5: “— Eis que eu lhes enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. 6Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.”  No verso 1 – 3 o texto bíblico fala claramente do tempo do fim: “1— Pois eis que vem o dia, queimando como fornalha. Todos os soberbos e todos os que praticam o mal serão como a palha; o dia que vem os queimará, diz o Senhor dos Exércitos, de modo que não lhes deixará nem raiz nem ramo.”  Isto é o juizo final.

‘2Mas para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Vocês sairão e saltarão como bezerros soltos da estrebaria. 3Vocês pisarão os ímpios, pois eles se farão cinzas debaixo das plantas dos pés de vocês, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.’

Agora, observe o verso 4 -6: ‘4— Lembrem-se da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. 5— Eis que eu lhes enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. 6Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.’

Então, qual é o espírito e o poder de Elias? Ele vem para endireitar e preparar o caminho para o Messias como está escrito em Isaias e Malaquias 4, Isaias 40 e nas palavras do anjo Gabriel de que ele viria para restaurar a Lei de Moisés e converter os corações.

Olhemos o texto bíblico de Lucas 1: 13-17. Olhe o que o anjo Gabriel diz ao sacerdote Zacarias: ‘13— Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João. 14Você ficará alegre e feliz, e muitos ficarão contentes com o nascimento dele. 15Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre materno. 16Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”

O anjo está falando de reconciliação familiar, mas principalmente da paternidade celestial. Os filhos de Deus serem de novo filhos de Deus. Tanto as palavras do anjo Gabriel, como as de Jesus são citações de Malaquias.

O primeiro Elias veio na época do rei Acabe, marido de Jezabel, numa época em que o povo havia se afastado de Deus. Ele conclama o povo a ir ao Monte Carmelo para decidirem a quem serviriam: Baal ou o Jeová. Elias conclamava o povo a converterem os seus corações ao Deus verdadeiro. E ele faz um apelo para a nação de Israel: a quem vocês adorarão? O primeiro Elias endireitava o caminho do povo que havia saído do caminho. Elias endireita a adoração a Deus.

Depois do episódio do Monte Carmelo o povo desce a montanha gritando: Jeová é o Senhor. Elias também conclamou o povo a lembrar da Lei de Moisés: “Não terás outros deuses diante de Mim.” Pois, o povo estava adorando Baal.

Depois a Bíblia nos apresenta a obra de João Batista e diz que ele veio no mesmo espírito de Elias: endireitar o caminho da adoração, pois o Messias estava chegando entre eles.

A Bíblia nos avisa de que antes de Jesus nascer neste mundo, na primeira vinda de Cristo, alguém viria no poder e espírito de Elias. Lembrando ao povo a Lei de Deus e restaurando a adoração no coração do povo. Este segundo Elias seria João Batista.

Entendemos então que, no tempo do fim, virá o terceiro Elias. Será alguém que preparará o caminho para a volta de Jesus.

Para a gente descobrir onde está este terceiro Elias só existe um lugar no Novo Testamento que fala de alguém que virá no poder e espírito de Elias. E este lugar é Apocalipse 14:6 :

“6Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, 7dizendo com voz forte:

— Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar.” 

Olhem o aviso acerca da Lei de Moisés: “ E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.

8Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo:

— Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição.

9Seguiu-se a este outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte:

— Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, 10também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. 11A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia nem de noite. 12Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

São textos que eu e muitos adventistas sabem de cor porque são textos base da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A Igreja Adventista nasceu como igreja a partir destes  textos.

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo,”

Anjo = no grego mensageiro e ele voa pelo meio do Céu.  É um movimento, não uma pessoa. Este terceiro Elias não é uma pessoa, não é um pastor da igreja. É um movimento com uma mensagem mundial.

12Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Este movimento do último tempo é um povo, são os santos.  Qual a características deles: “12Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Chamam a humanidade para adorar o Criador. Esta é a ênfase do sábado da Lei de Deus e também advertem a humanidade para a volta de Jesus. Para que também não caiam onde trodos estão caindo, nos enganos da Besta do capítulo 13.

Que movimento é esse? Quem você conhece que ensina a guarda dos mandamentos conforme está escrito? Que movimento chama para adorar ao Deus Criador, o verdadeiro Deus?

É um movimento que está anunciando que o juízo está chegando. É o movimento Adventista do Sétimo Dia. Este é o terceiro Elias.

Nós somos o terceiro Elias, pois estamos anunciando a vigência da Lei de Deus e avisando ao mundo sobre a volta de Jesus.

Muitos dentro da igreja adventista desconhecem esta missão. Nós paramos de pregar os aspectos proféticos da igreja adventista numa tentativa talvez de corrigir alguns erros do passado.

No passado tínhamos um foco muito forte em cima da Lei de Deus e da profecia e esquecíamos de estudar, de pregar a salvação em Cristo Jesus. Sobre a graça, sobre a misericórdia. Sobre a vida cristã. E, então, a partir da década de 80 percebemos a necessidade de pregações que atendessem as necessidades do coração , do dia a dia da vida cristã e acabamos indo de um extremo ao outro. Antes, só pregávamos Lei e Profecia.  Não falávamos nada sobre a vida cristã, a graça, a misericórdia. Passamos a falar sobre tudo isto e paramos de pregar sobre Lei e Profecia.

Hoje temos uma comunidade de pessoas que não sabem que há uma identidade do movimento adventista em Apocalipse 10, lá na experiência de João com o livro amargo.  O movimento adventista faz parte da profecia.

No mundo evangélico há igrejas que interpretam o terceiro Elias como toda a cristandade. A questão é que Elias é um profeta de Deus, ele não é o povo de Deus todo. Não pode, portanto, ser o povo de Deus todo. O movimento adventista crê que é esse mensageiro. Acreditamos que no mundo há muitos que são filhos e filhas de Deus. A nossa relevância como movimento cristão está na mensagem que anunciamos. E que mensagem é essa?

Saiam da confusão, dos enganos de interpretação errada da Palavra de Deus.

As vezes cometemos os mesmos erros de orgulho religioso e afirmamos que só nós somos o povo de Deus. E, isto não é verdade. A igreja de Deus é ampla. Deus tem muitos filhos e filhas fora da igreja. Na verdade, há mais filhos de Deus fora do que dentro da igreja.

Assim como é verdade que há características em Elias que não pertencem a comunidade cristã como um todo. Elias, chama de volta para a Lei de Deus. Anuncia a vinda do Senhor. E anuncia a unidade da família espiritual. Isto nos fala de uma missão para com os judeus, para com os cristãos e todas as nações. Porque todos são filhos de Deus e devem se preparar para se encontrar com o Senhor Deus na Sua volta.

O terceiro Elias tem a missão de restaurar as verdades que estão esquecidas.

Muitos acreditam que a vinda deste terceiro Elias representa a vinda literal de Elias. Mas, as Escrituras são claras. Não é uma vinda literal é um poder que dará ênfase á Lei de Deus, a Vinda do Senhor, a família, isto é a reunião de todo o povo de Deus, ênfase na maneira de se vestir adequadamente, e na alimentação.

As Escrituras nos ensinam que quando houver a ênfase nestas questões suscitará reação dos poderes contrários a Deus.

No final de tudo isto essa é a verdade de Apocalipse 14:14: “14Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.”  É a volta do Senhor.

Como nós podemos ver movimento adventista tem um papel nas profecias.

Alguns dentro desse movimento podem até ser arrogantes, mas a ideia de Elias, de João Batista, e da igreja adventista é restaurar a adoração ao verdadeiro Deus.

A ideia de adoração passa por toda a Bíblia veja Deuteronômio 6:4: “4 — Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.”  Aqui Deus está fazendo um apelo e dizendo Eu sou o único que deve ser adorado. E mais ninguém!

E Deus diz: “ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. 6Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração.”  Jesus cita isto no Novo Testamento para dar ênfase aos 4 primeiros mandamentos da Lei de Deus.

E a Bíblia continua: “6Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração.” Que palavras? Que o nosso Deus é o único Senhor.

“7Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. 8Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. 9E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas.” Qual é a mensagem? O Senhor Nosso Deus é o Único Senhor.

O que Elias está fazendo?  Elias está chamando o povo de volta para adorar o único Senhor. O povo estava longe de Deus.

Lá no Monte Carmelo Elias antes de subir havia feito parar de chover 3 dias e meio. Eles acreditavam que era Baal que dava o sustento. 

Adoração é entrega. Quem você adora? A quem você se entrega completamente? Elias queria restaurar a adoração ao verdadeiro Deus. Da mesma forma João Batista conclama as pessoas ao arrependimento. A volta e restauração da amizade e adoração ao verdadeiro Deus, que no caso é Jesus Cristo.

E agora, no tempo do fim, em apocalipse 13 João revela para nóps o engano, o erro. E qual é o erro?

O erro é adorar a Satanás no lugar de Deus. Satanás vai criar um engano. É dito em Apocalipse 13: “E toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; 4e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta. Também adoraram a besta, dizendo:

— Quem é semelhante à besta? Quem pode lutar contra ela? […]

8E ela será adorada por todos os que habitam sobre a terra, aqueles que, desde a fundação do mundo, não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto. […] 15E lhe foi concedido poder para dar vida à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse morrer todos os que não adorassem a imagem da besta.”

A palavra adoração estás presente em toda parte aqui. A besta aparece tanto como Cristo que ela quer ser adorada e ela, como em Deuteronômio, coloca o seu sinal na fronte e na mão.

Satanás contradiz a ordem de Deus. Hoje, muitos não têm a Deus como seu único Senhor. Para muitos o dinheiro é o senhor delas. Fazem tudo por dinheiro. O dinheiro é o Baal de hoje. Quando você diz que se tivesse dinheiro tudo estava resolvido, você está colocando o dinheiro no lugar de Deus. E, isto tem tudo a ver com a marca da besta. Satanás atrai as pessoas com a ideia de compra e venda. Apocalipse 13 é o engano. Verso 18: “Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.” Aqui está o erro!

Apocalipse 14, por sua vez, diz aqui está a verdade. E esta verdade não é a verdade filosófica… ‘nós temos a verdade’. É a verdade que não te faz cair no engano de Apocalipse 13.

Se você está sendo enganado alguém precisa falar a verdade que você está sendo enganado.  

Não se trata de dizer que a igreja adventista tem a verdade. Não é isso! A igreja adventista tem a verdade que não te faz cair nos enganos de Apocalipse 13. O próprio Jesus alertou que seria um engano muito grande e que se possível fosse, enganaria até mesmo os eleitos.

Em Apocalipse 14:6-7 volta o mesmo tema da adoração: “6Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, 7dizendo com voz forte:

— Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.”

Notem que João não diz adorem a Deus, pois se o fizesse o povo que já estava adorando a besta diria que já estava adorando. Pois somente João a chama de besta. Se não fosse João a gente iria achar que era Deus. Hoje tem um monte de gente que está adorando a Deus nas igrejas. Mas, isto não é o suficiente no tempo do fim por causa do engano de Satanás. Então, o certo é você adorar Aquele que fez os Céus e a Terra. Em Apocalipse João está dizendo quem é esse que criou os Céus e a Terra. É Aquele que te dá o sustento. Note que isto é uma referência ao 4° mandamento da Lei de Deus.

Aqui Deus está chamando você para guardar o sábado. Isto vai lhe tirar do engano.

Deus deu o sábado para restaurar em nós, os guardadores do sábado, a verdadeira adoração. Você precisa crer que é Deus que lhe sustenta. Que a profecia não esteja perdida em seu coração.

Mais temas do BibleCast

Indicamos: O Alto Clamor é Importante?

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *